Notícias

Illinois lança iniciativa Illinois blockchain

O estado de Illinois, lanca iniciativa mista blockchain. O governo esta de olho na tecnologia como forma de melhorar serviços publicos e geração de empregos

Anunciado hoje na Blockchain Conference Chicago, a Iniciativa Illinois Blockchain, um consórcio pioneiro composto não apenas por empresas, contando também com cinco agências governamentais, é uma medida de grande alcance, visando não apenas facilitar a inovação das startups, mas removendo barreiras para o governo construir com o auxílio da blockchain.

Em conversa, o secretário do Departamento de Regulação Financeira e Profissional de Illinois, Bryan Schneider, expandiu suas observações feitas durante o anúncio formal hoje.

Schneider afirmou:

“O fato de que temos todas essas agências dispostas a se reunir e falar sobre as melhores práticas, compartilhar ideias, e em algum ponto mencionar o que eles estão ouvindo, creio que seja um motor incrivelmente poderoso e mostra o grau em que o governo de Illinois está fazendo de melhor para quebrar essas barreiras”.

Além do departamento de Schneider, os membros fundadores da Iniciativa Illinois Blockchain são o Departamento de Comércio e Oportunidade Econômica do Estado (DCEO), o Departamento de Seguros (DOI), os Recorders of Deeds do Condado de Cook e o recém-formado Departamento de Inovação e Tecnologia (DoIT).

O movimento feito pelo governo de Illinois para criar um ambiente mais acolhedor para as empresas blockchain segue outros esforços do estado. Enquanto a Bitlicense de Nova York (revelada no ano passado) eliminou a incerteza, também é amplamente culpada por mandar para fora de NY as startups que não dispunham dos recursos necessários para permanecer em conformidade.

Em resposta, Nova Jersey e Delaware anunciaram suas próprias iniciativas para atrair negócios da indústria, embora somente este último tenha crescido em alcance desde que foi revelado.

Áreas de foco   

Durante as observações completas de Schneider, ele dividiu a iniciativa em três áreas mais específicas de foco.

O primeiro objetivo do consórcio de interagências, disse ele, é criar um ambiente regulador acolhedor para as empresas de moeda digital e blockchains que procuram fazer negócios; O segundo é convidar as empresas blockchain para abrir escritórios no estado; E o terceiro é desenvolver protótipos de blockchains específicos para uso do governo de Illinois.

Como parte de um esforço coordenado para acelerar o processo de integração da tecnologia blockchain, o Departamento de Inovação e Tecnologia também lançou hoje um pedido de informação (RFI) solicitando a entrada e opinião da comunidade blockchain.

Embora o estado esteja esperando para alavancar a influência de incumbentes como o CME Group (com sede em Chicago), seu diretor de tecnologia, Mike Wons disse que espera que a iniciativa inicie um fluxo de startups e empregos para a região.

Wons disse:

“Quando você entende que isso vai precisar de um monte de empresas iniciantes para entrar no ambiente e ajudar a resolver os problemas (percebe que) os maiores fornecedores são os fornecedores de plataforma, mas eles não são necessariamente os facilitadores”.

Resolvendo diferenças

Embora ainda em suas primeiras fases, as várias agências envolvidas no consórcio já relataram avanços na identificação de uma ampla gama de casos de uso nos quais um ledger distribuído compartilhado e imutável (blockchain) poderia simultaneamente economizar recursos dos contribuintes ao mesmo tempo que aumentaria o acesso dos contribuintes aos serviços .

No mês passado, o diretor do Departamento de Seguros de Illinois, Melissa Dowling, revelou a formação de um grupo de trabalho encarregado de desenvolver uma estratégia de blockchain.

Na época, Dowling citou preocupações de que a falta de unidade poderia retardar o progresso, mesmo enquanto seu próprio departamento estava explorando como a blockchain poderia acelerar o processo pelo qual os atuários determinam as consequências financeiras de um evento.

Schneider reiterou sua preocupação, acrescentando que a iniciativa interprofissional foi projetada para garantir que isso não acontecesse.

Seu próprio Departamento de Regulamentação Financeira e Profissional está atualmente estudando a criação de aplicações blockchains que poderiam simplificar a transação de hipotecas, dando às contrapartes acesso ao mesmo livro de conta.

Schneider disse:

“Nós não temos que promulgar uma intimação em uma empresa e dizer ‘me dê todos os seus registros’, porque nós criamos um livro aberto onde todos concordam que é o que aconteceu.”

Gerando empregos enquanto aprende

Enquanto as empresas de criptomoedas e blockchains se instalaram em grande parte na Califórnia ou Nova Iorque, as notícias de hoje são parte de um empurrão concertado pelo mais alto nível do governo do estado para impulsionar esse ímpeto das costas para o coração dos EUA.

Com base na história de Chicago como um centro financeiro, o governador de espírito empresarial do estado e fundador da empresa de ações privadas GTCR, Bruce Rauner, no início deste ano lançou o Departamento de Inovação e Tecnologia (DoIT).

Conduzido pelo CIO Hardik Bhatt, o departamento foi criado em parte para ajudar a consolidar os 420 sistemas de relatórios financeiros separados do estado, de acordo com um relatório do State Journal Register.

Mas, como membro fundador da iniciativa blockchains de Illinois, o DoIT também faz parte do maior empenho do consórcio blockchain de trazer empregos de tecnologia financeira para o estado.

“O governador Rauner está empenhado em tornar Illinois a capital de empregos do Centro-Oeste e um componente importante disso é a inovação tecnológica”, disse Schneider.

“Acho que até certo ponto, isto é sobre comunicar ao mundo que este é um estado e um governo estadual que leva a inovação tecnológica a sério”.

Eliminando incertezas.

Também anunciado hoje, o diretor em exercício do Departamento de Comércio e Oportunidade Econômica, Sean McCarthy, nomeou o vice-diretor assistente de empreendedorismo, inovação e tecnologia, Jennifer O’Rourke como a primeira ligação de negócios blockchain.

O’Rourke descreve seu papel como um “facilitador de recursos” para os empresários blockchain, que atualmente incluem subvenções ou incentivos fiscais.

O’Rourke diz que o programa poderia evoluir para incluir outro apoio.

Como parte do impulso da IBI para tornar Illinois mais hospitaleira para startups de blockchain, aguarda-se que Schneider revele em pouco tempo o plano estadual “Digital Currency Regulatory Guidance”, destinado a deixar claro como o IDFPR irá tratar moedas digitais em relação à lei Transmiters of Money de Illinois.

Contudo, esta orientação ainda não foi tornada pública, embora se espere que o público seja convidado a comentar as orientações antes da sua formalização.

Schneider concluiu:

“O regulamento é uma coisa perigosa se não for feito com cuidado, pode sufocar a inovação, sufocar a criação de empregos, por isso queremos garantir que não façamos isso, mas também não queremos deixar a comunidade regulamentada em estado de constante incerteza “.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *