Notícias

Vulcan, a concorrente de peso da R3

A Vulcan chegou pra ficar, será? Com um pacote de serviços feito sob medida para empresas ela planeja abocanhar uma parcela de mercado pouco explorada.

A Vulcan Digital Asset Services, um serviço recém-lançado da Pricewaterhouse Coopers (PwC), promete uma nova era para serviços financeiros e comerciais com tecnologia de moeda digital. Uma única plataforma conecta identidade, dinheiro e ativos, permitindo aos usuários gastar, compartilhar, comercializar ou rastrear qualquer recurso físico ou digital de forma barata e rápida.

A plataforma Vulcan permite que as start-ups fintech e as empresas de tecnologia existentes tenham acesso à base de clientes global da PwC e desenvolvam ou co-desenvolvam novas ofertas de produtos. Os serviços incluem carteiras de ativos digitais, processamento global de pagamentos e serviços de investimento e negociação. A Vulcan também oferecerá pontos de venda e serviços de comerciante, bem como a capacidade de criar e suportar moedas digitais nativas e sistemas baseados em recompensas.

Um Compromisso Contínuo

A oferta da Vulcan marca o compromisso contínuo da PwC de trazer a tecnologia blockchain para serviços financeiros e outras indústrias. No início deste ano, em um relatório, “As linhas desfocadas: Como a FinTech está configurando nos serviços financeiros”, a PwC comparou a blockchain com o software de planejamento de recursos empresariais (ERP), que permite as entidades e funções dentro de uma empresa que otimizem os processos compartilhando dados e lógica dentro da empresa.

A PwC criou a Vulcan porque acredita que os avanços na computação em rede e na criptografia transformarão as indústrias financeiras, governamentais e de consumo.

Os serviços de moeda digital da Vulcan incluem pagamentos baseados em blockchains, uma troca de ativos digitais e programas de recompensas e fidelidade.

Serviços de Governança e Garantia

Além disso, a plataforma fornece serviços de governança e garantia, incluindo anti-lavagem de dinheiro, conheça seu cliente e ferramentas de relatórios para garantir conformidade regulamentar. Esses serviços fornecem recursos de inteligência de negócios que permitem aos usuários realizar “mergulhos profundos” no comportamento do usuário.

“A Vulcan é uma plataforma baseada em nuvem que permite que bancos e empresas ofereçam um conjunto de novos produtos e serviços relacionados à moeda digital para clientes individuais, de varejo e institucionais dentro de um ecossistema confiável, transparente e compatível”, disse Robert Allen, diretor da PwC e líder da Vulcan. “É o primeiro de seu tipo a nível mundial e foi criado para trazer ativos digitais e moedas para o público em geral.”

“As tradicionais empresas de serviços financeiros adotaram uma abordagem cautelosa em relação às moedas digitais devido aos problemas percebidos com confiança e transparência”, disse John Shipman, líder da Pte Ltd da PwC na Fintech. “A Vulcan veio à vida, pois estávamos olhando estes problemas no BTC, o menino propaganda do dinheiro digital, e pensando como poderíamos resolver os desafios relacionados ao anonimato, regulamentos existentes, e devido à sua natureza que ignora fronteiras, sua função como ativo e a falta de controle central.”

Testes piloto em andamento

A PwC já está conduzindo vários testes pilotos em diferentes indústrias que capturam ativos digitalizados e emitem pontos de recompensa de clientes como dinheiro digital. Um grupo bancário global e um banco central estão pilotando o sistema, enquanto uma companhia aérea e três bancos multinacionais também estão explorando ele.

“Estamos também trabalhando com os governos para ver como estes serviços podem aumentar a transparência em torno dos programas de ajuda humanitária através do uso de dinheiro inteligente (programável)”, disse Shipman.

Uma equipe ‘A’

A PwC teve algumas assistências no projeto, entre as empresas envolvidas estão a Bloq, um provedor de soluções de blockchain, Libra, um provedor de blockchain, conformidade, relatórios e análise e Netki, uma startup de identidade digital.

“Ao nos associarmos com a Vulcan, estamos oferecendo um caminho para que até a maior das empresas seja ágil durante a próxima onda de inovação”, disse Jeff Garzik, CEO e co-fundador da Bloq. “A Blockchain-habilitada para negócios será multi-rede, multi-cadeia e multi-token. As empresas que exploram a tecnologia blockchain precisam de sistemas flexíveis e adaptados”.

“Todas as grandes empresas que adotam a tecnologia blockchain exigirão uma camada de integração, soluções de relatórios e conformidade, contando com uma experiência de usuário excepcional para a adoção de ativos digitais”, disse Jake Benson, CEO da Libra. “Ao associar-se à Libra, a Vulcan aborda essas necessidades, permitindo oferecer verdadeiras ofertas corporativas de ponta a ponta.”

“A plataforma da Vulcan oferece às instituições a capacidade de usar o padrão de identidade da Netki para cumprir imediatamente os requisitos regulatórios existentes”, disse Justin Newton, CEO da Netki. “Ao reunir as melhores soluções em torno de identidade, relatórios e serviços de segurança, a Vulcan permite a implantação efetiva de aplicativos e serviços completos baseados em blockchain.”

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *