Notícias

IBM possui verdadeira manada de Blockchain

O presidente e CEO da IBM, Ginni Rometty, acredita que a tecnologia Blockchain é muito mais importante que a Inteligência Artificial (IA) e a Deep Learning.

O presidente e CEO da IBM, Ginni Rometty, acredita que a tecnologia Blockchain é muito mais importante que a Inteligência Artificial (IA) e a Deep Learning.

Na NASSCOM India Leadership Forum (NILF) realizada no início deste mês, um evento anual em que empresas e líderes da indústria se reúnem para discutir o potencial de tecnologias transformadoras e disruptivas, Rometty afirmou que a tecnologia Blockchain vai transformar a indústria financeira como a Internet transformou o mundo da informação.

Rometty ainda enfatizou que a cognição é muito mais importante e maior do que a AI, como tecnologias cognitivas como o Blockchain permitindo que os indivíduos aumentem e avaliem os dados dentro de um ecossistema mais eficiente e prático.

Essencialmente, Rometty acredita que a IA permite que os indivíduos tomem melhores decisões e que a aprendizagem da máquina ajuda a decifrar padrões. No entanto, a Blockchain e a tecnologia IBM Blockchain oferece mais do que dá pra ver.

Rometty declarou:

“A cognição é muito mais do que IA. Se olharmos um cardiograma e vermos os vasos sanguíneos se movendo enquanto buscamos por algum bloqueio, eu preferiria o auxílio de uma IA. Mas se fossemos reunir todos os testes médicos eletrônicos que você já fez, imagens e todos os outros dados, isso sim se torna algo cognitivo pois estou analisando de fato os dados e lidando com uma “área cinza” do conhecimento, ou seja, estou realizando julgamentos e decisões.”

Modelo de negócios ambíguo

Baseado na conversa Rometty fornecida no NILF, fica mais difícil analisar a eficiência e a praticidade do projeto IBM Blockchain, especialmente se a visão de Rometty for considerada.

Ao longo de sua apresentação, Rometty continuou a estabelecer uma ênfase na utilização da tecnologia Blockchain para gerenciar milhões de registros e interromper indústrias centradas em dados, como a de cuidados de saúde. No entanto, a tecnologia Blockchain não é projetada e estruturada para facilitar tais sequências de dados.

De fato, tecnologicamente, a Blockchain é uma plataforma de processamento de dados ineficiente. É cara e desafiadora de manter, especificamente porque funciona em sofisticados sistemas criptográficos. Os mineiros têm de contribuir com o poder de computação para executar uma rede Blockchain descentralizada e imutável.

A tecnologia cognitiva Rometty descrita na NILF é definitivamente necessária e existem muitas indústrias de vários trilhões de dólares que precisam urgentemente de plataformas de processamento de dados, aplicativos e redes baseadas em nuvem.

No entanto, a tecnologia Blockchain não deve ser a tecnologia de base e o protocolo de base dessas redes de processamento de dados baseadas em nuvem. O maior consórcio Blockchain do mundo, R3CEV, já deixou a tecnologia de lado depois de admitir que a Blockchain não é necessária para o que eles estão tentando alcançar.

A natureza imutável e descentralizada da Blockchain do Bitcoin pode ser utilizada em benefício de muitos casos de uso e modelos de negócios. Um desses modelos é a verificação de identidades dentro de uma rede Blockchain imutável e transparente. No entanto, essas plataformas não podem ser implantadas na Blockchain do Bitcoin atualmente. É necessário haver soluções alternativas, como sidechains ou outros métodos para conectar a Blockchain do Bitcoin às redes off-chain.

Olhando para tentativas fracassadas da R3CEV e de outros consórcios, parece que a tecnologia de Blockchain não deve ser a tecnologia de base que a IBM deve focar e considerar a visão que a empresa tem de processar milhões de conjuntos de dados. A IBM deve tentar descobrir casos de uso mais realistas da tecnologia Blockchain se eles pretendem levá-la a um novo nível de sucesso comercial.

E… vamos e viemos, pra que carambas eles arrumaram 400 blockchains!? Tenho certeza que em algum lugar existe uma para manejar papéis higiênicos e uma outra uma para manejar a quantidade absurda de gás emitido pelas vacas que, supostamente, prejudica a camada de ozônio.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *