Notícias

Banco Central da Africa Do Sul circula primeiro contrato em blockchain

Na África, o Banco de Reserva da África do Sul (SARB), juntamente com a Associação de Pagamentos da África do Sul, a Financial Services Board, a Strate e alguns dos principais bancos do país

Na África, o Banco de Reserva da África do Sul (SARB), juntamente com a Associação de Pagamentos da África do Sul, a Financial Services Board, a Strate e alguns dos principais bancos do país, nomeadamente o Investec Bank, a ABSA, o Rand Merchant Bank e o Standard Bank, conseguiram fazer circular um contrato inteligente entre eles na blockchain Ethereum.

Isto vem depois das negociações dos bancos no início de julho de 2016 para conectar algumas partes do sistema bancário sul-africano a uma versão privada da blockchain Ethereum. Essas discussões vieram logo após a ABSA, uma subsidiária da Barclays África, anunciar que tinha aderido ao consórcio internacional R3 Blockchain.

Os relatórios indicam que as organizações de serviços financeiros envolvidas no projeto desenvolveram e testaram a solução para a emissão de empréstimos sindicalizados através da blockchain.

A solução de blockchain proposta para empréstimos sindicalizados será baseada na criptografia, mas vinculada ao curso legal. Os bancos serão capazes de formar sindicatos e comércio em uma troca eletrônica com contratos inteligentes.

Espera-se ainda que esta nova solução de blockchain traga transparência para os mercados financeiros, além de encurtar os tempos de liquidação e reduzir os custos de transação. Atualmente, o processo é principalmente manual e envolve a devida diligência extensiva fazendo com que as transações sejam lentas demorando, em alguns casos, semanas ate serem concluídas.

Embora a Ethereum seja uma rede privada, definitivamente sinaliza um passo na direção certa para as instituições financeiras tradicionais, como eles abraçam as possibilidades de uma rede de blockchain e do Bitcoin estarem presentes. Esperemos que, como estes desenvolvimentos traduzem a facilidade de fazer negócios entre as instituições financeiras, os benefícios possam ser estendidos tanto para negócios quanto para os clientes bancários.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *