Notícias

Banco central alemão promove evento sobre blockchains

O diretor do banco central alemão, Joachim Wurmeling, afirmou que moedas digitais como o Bitcoin devem ser reguladas por um conjunto de regras internacionais e não a nível de nações individuais.

Em mais um dos muitos eventos sobre blockchains, o banco central alemão Deutsche Bundesbank em parceria com a Escola de Gestão e Finanças de Frankfurt, está organizando o evento apelidado de “Tecnologia Blockchain – Oportunidades e Desafios”. O evento que se iniciou ontem terá a duração de quatro dias, nos quais seus organizares esperam uma grande troca de informações sobre a tecnologia.

O evento está atraindo participantes de órgãos reguladores como o Bundesbank, o Banco Central Europeu e o Prudential Regulation Authority, bem como as startups Monax, Digital Asset Holdings, Ripple e R3.

O Bundesbank disse em um comunicado:

“Este workshop aborda realizações tecnológicas de Blockchain e seus possíveis usos em negócios, especialmente no setor financeiro. Ele tenta responder à questão de saber se o Bitcoin tem um futuro em pagamentos e ilustra exemplos para uma possível utilização da tecnologia Blockchain.”

O Bundesbank pediu a  regulação do bitcoin no passado, o membro do conselho do Deutsche Bundesbank,  Carl-Ludwig Thiele descreveu a moeda digital como veiculo para especulação durante uma entrevista em 2014. Recentemente um membro do conselho Andreas Dombret opinou sobre a tecnologia, ele disse acreditar que ela pode proporcionar ganhos de eficiência significativos, mas que dificilmente irá substituir as instituições atuais, que um dia poderão vir a adota-la. 

Com essa introdução foi aberto o evento:

“Gostaria de recebê-lo calorosamente ao 6º Workshop do Banco Central. Congratulo-me com o fato de termos sido capazes de atrair oradores e participantes de alto nível para este evento, que, dada a sua experiência e conhecimentos, são capazes de fornecer valiosas contribuições sobre o que é um tema de grande atualidade. Este ano, o workshop é sobre a tecnologia blockchain, que gerou uma grande onda de interesse público, ou mesmo hype, poder-se-ia dizer.

Com o nosso workshop, intitulado “Tecnologia Blockchain – oportunidades e desafios” queremos permitir um intercâmbio animado entre pesquisadores, profissionais e reguladores. Cada um destes grupos, por si só, tem um grande interesse neste tópico. Mas, como Ernst Ulrich von Weizsäcker disse uma vez: “Uma troca de pontos de vista exige que as pessoas falem umas com as outras, e não uns sobre os outros”. Neste espírito, espero que tenhamos uma troca de pontos de vista estimulante nos próximos dias.

A tecnologia Blockchain está gerando atualmente um entusiasmo quase exuberante entre bancos, empresas e órgãos públicos. Novas iniciativas e acordos de cooperação sobre aplicações de cadeias de blocos estão sendo anunciados na imprensa financeira em uma base quase diária. Isto não se limita unicamente a bancos e empresas privadas, mas abrange também projetos de governos e bancos centrais.

Exemplos de tais acordos de cooperação podem ser encontrados em todos os continentes do mundo. Ao lado de Fintechs e outras startups, os participantes incluem o Banco da Inglaterra, bolsas de valores nos Estados Unidos, Austrália e Japão, bem como numerosos bancos comerciais, para citar apenas alguns. Mesmo um fabricante de aeronaves, a Airbus, está explorando blockchain com a finalidade de aperfeiçoar seus processos.”

As inovações são a força vital de uma economia em constante desenvolvimento. Além disso, os processos de evolução nunca são lineares. A primeira grande onda de euforia, que também foi observada na mídia, está sendo seguida por uma fase de verificação, ponderação e consolidação, antes que novas ofertas e tecnologias sejam desenvolvidas em larga escala.

Senhoras e senhores, Goethe disse uma vez: “Nós sabemos com precisão apenas quando sabemos pouco; com o conhecimento a dúvida aumenta.”.

Minha impressão é que, com os esforços cada vez maiores dedicados à tecnologia blockchain, as dúvidas também aumentarão se esta tecnologia pode satisfazer as expectativas colocadas sobre ela, que em alguns casos são extremamente altas. A questão que desejamos examinar mais detalhadamente neste workshop é que dúvidas específicas temos e se a tecnologia pode superá-las.

Gostaria de concluir desejando a todos um workshop interessante e sobretudo informativo.

Muito obrigado pela sua atenção.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *