Notícias

Como as Altcoins complementam o Bitcoin   

Existem hoje no mercado algo em torno de 700 altcoins, todas elas com uma função própria que podem ate complementar o Bitcoin.

O Bitcoin é a única criptomoeda provada e comprovada, com uma enorme infra-estrutura, capitalização de mercado e efeitos de rede estabelecidos. No entanto, as 700 altcoins que existem hoje também têm um propósito, podendo até complementar bitcoin.

O Bitcoin evoluiu de uma “piada” para mudar a trajetória dos sistemas no mundo das finanças. Os debates do Bitcoin também mudaram de “Será que o bitcoin tornar-se-á uma nova moeda?” Para “Como mais pode o bitcoin fazer a diferença no sistema financeiro de hoje?”. Com isso dito, a grande maioria das altcoins foram inspiradas no sucesso do Bitcoin.

Bitcoin: revolucionando os sistemas.

Os sistemas financeiros do mundo estão quebrados e, como sempre, as baixas acabam por não ser outras que as populações das moedas nacionais afetadas. Como resultado, milhões de pessoas se voltaram para bitcoin como um refúgio seguro, na tentativa de escapar do caos financeiro.

As alts não são o recurso preferencial de fuga durante o caos financeiro que está sendo perpetrado atualmente em Venezuela, India, e China. Entretanto, algumas altcoins têm um papel a executar em outras áreas do ecossistema das moedas digitais.

A necessidade de Altcoins

Com a luta acirrada entre as maiores moedas do mundo, a última coisa que a comunidade das criptomoedas precisa é de um ‘cripto-guerra’ entre as alts. Mas, como acontece com qualquer mercado aberto e livre, a concorrência saudável é certamente bem-vinda e fornece um grande mecanismo para selecionar as melhores e mais eficazes recursos, os quais podem ser adequados para inclusão em outras criptomoedas, como o Bitcoin.

Diferentes criptomoedas têm razões igualmente diferentes para sua existência. No entanto, as altcoins, no seu conjunto, estão trabalhando para objetivos bastante semelhantes: trazer a liberdade de volta para as pessoas e contribuir para o remake do mundo antiquado dos sistemas financeiros.

Altcoins e Bitcoin: ecossistemas correlacionados           

A primeira maneira que as Alts têm complementado o Bitcoin é com liquidez.

Altcoins com grandes volumes de transação tornam a arbitragem viável nos mercados de criptomoedas. Os investidores podem negociar entre Bitcoin e outras Alts, altamente negociadas, para lucrar com as diferenças de preços.

A segunda é adicionando o anonimato e a privacidade. As transações em Bitcoin são pseudônimas e não anônimas. Quando uma identidade está vinculada a um endereço de Bitcoin, então todas as transações associadas podem ser vinculadas a ele.

No mercado de criptomoedas, algumas Alts (como o Monero) tentam oferecer mais transações anônimas (mas ainda não se sabe se moedas como o Monero são “mais privadas” do que outras). No entanto, alguns fãs hardcore do Bitcoin não iriam manter outras Alts por longos períodos, apesar destes recursos adicionais, vendo Bitcoin como o padrão-ouro das criptomoedas ou moeda de reserva.

Então, como as Altcoins podem ajudar o Bitcoin a anonimizar as transações? É simples! Os usuários do Bitcoin podem ir para as exchanges, como a Shapeshift.io para trocar seu Bitcoin para Altcoins e depois pega-las de volta, mas para um endereço Bitcoin diferente. Ao fazer isso, as camadas de endereços de moedas diferentes torna o rastreamento de transações muito mais difícil. A existência das Altcoins também faz qualquer tentativa do governo de “banir” o Bitcoin menos significativa (existem muitas alternativas que poderiam substitui-lo).

Experimentando as Altcoins

Alguns desenvolvedores criam Altcoins para experimentar novos recursos. E não há melhor maneira de testar a viabilidade de qualquer recurso do que a liberação das Altcoins em teste para o mercado aberto.

Como o valor da rede do Bitcoin é tão alto, não seria sábio para os desenvolvedores experimentarem novos recursos no Bitcoin diretamente. Portanto, algumas Altcoins são, de fato, laboratório para recursos que podem, algum dia, acabar sendo incorporados em Bitcoin.

Infraestrutura para as Altcoins

O Bitcoin é o grande destaque na cripto-multidão por causa de sua vasta rede e infraestrutura, incluindo carteiras móveis, trocas e processadores de pagamento. A verdade inconveniente é que a maioria das Altcoins são trocadas de volta em Bitcoin porque por agora esta é a única criptomoeda  que pode ser usada para comprar diretamente bens ou serviços.

Assim, as Alts inevitavelmente complementam o Bitcoin e fazem dele um pouco como o USD no mercado das criptomoedas. O número de Altcoins provavelmente continuará a crescer. Mas é bastante improvável que todas essas Alts sobrevivam em um mercado de criptos competitivo.

Nota – Há muitos golpes lá fora, com o objetivo de separar as pessoas de seus Bitcoins em esquemas de “pump and dump”, também conhecido como sobe e desce, de Altcoins. Pesquise antes de investir em qualquer Alt, isso é muito importante!

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *