Notícias

Por que o Bitcoin está crescendo exponencialmente?

O Preço Bitcoin está crescendo exponencialmente, e isso vai continuar ate 1 BTC custar de 20 a mais de 100 mil dólares. Aqui está o porquê ...

O Preço Bitcoin está crescendo exponencialmente, e isso vai continuar ate 1 BTC  custar de 20 a mais de 100 mil dólares. Aqui está o porquê …

Hoje, muitos são céticos sobre a valorização do Bitcoin, pensando que esta é uma bolha típica de investimentos, mas não devemos considerar a moeda digital como outros tipos de ativos. Pelo contrário, ela pode ser comparada com e-mail, websites, MP3, ou e-books. Esta é uma inovação tecnológica que, em breve, será capaz de substituir a tecnologia anterior, ou seja, o dinheiro físico. Para cada tecnologia inovadora podemos distinguir 5 fases do seu desenvolvimento:

  1. Fermentação: Esta é a fase em que a nova tecnologia é conhecida apenas por um pequeno círculo de especialistas. Nesta fase, a tecnologia está sendo testada e, se sobreviver, pode alcançar a próxima fase. Estes foram os primeiros 2 anos de vida do Bitcoin, começando com a publicação em 2008 do artigo do criador da moeda, Satoshi Nakamoto.
  2. O crescimento exponencial: Quanto mais as pessoas começam a usar a nova tecnologia, mais benefícios ela traz para todos os participantes. Este é o chamado “efeito de rede”, e esse efeito acelera o desenvolvimento e reconhecimento da mesma na sociedade. Com as criptomoedas, estamos agora no início desta fase. Os benefícios das criptomoedas tornam-se cada vez mais aparentes, mais pessoas estão criando suas carteiras e mais fornecedores começam a tomar o Bitcoin como forma de pagamento.
  3. Fase de transição: Esta é a fase em que a nova tecnologia alcança a massa crítica, ela chega a um nível de divulgação bem grande e o numero de pessoas que não “querem” ser deixadas para trás influencia também na sua adoção.
  4. Plateau: Isso ocorre quando a nova tecnologia já absorveu a maioria da população e a taxa de propagação está estabilizada. O número de pessoas pode ser de 1% a 99% da população, dependendo de como esta tecnologia inovadora é bem sucedida. Provavelmente, o conceito de criptomoeda, ao longo do tempo irá coexistir com as moedas fiduciárias. No entanto, é até provável que em breve o número de pessoas usando o Bitcoin seja bastante elevado, comparável ao nível da utilização de e-mail e e-books.
  5. Declínio : Toda a tecnologia, eventualmente, torna-se obsoleta. É estranho dizer isso, mas em algum momento no futuro, as criptomoedas também podem ser substituídas por algo novo, algo que será capaz de oferecer mais conforto e segurança do que o nível atual de ofertas de criptografia.

Hoje, podemos observar o quão rápido as mudanças ocorrem em todas as áreas da vida pública, graças à tecnologia da informação. As Criptomoedas são o próximo passo para o desenvolvimento de dinheiro, e elas são distribuídas em uma progressão geométrica, assim como aconteceu com o e-mail algumas décadas atrás e com os e-books mais recentemente.

Cartas E-mail 
Imprimir jornais e revistas Notícias sites e blogs 
discos de vinil e CD- AAC e MP3 
Livros eBooks 
Dinheiro estatal criptomoeda

Nenhuma destas tecnologias substituiu completamente a anterior. Continuamos a receber correspondência em papel, mas a maioria de comunicação é agora feita através de e-mail. Em média a pessoa recebe pelo menos 100 vezes mais e-mails do que cartas enviadas. Continuamos a imprimir jornais, mas a maioria das pessoas lê pelo menos 20 vezes mais artigos de notícias na Internet. Nós ainda podemos comprar um CD, mas, atualmente, mais de 90% da música é vendida na Internet. Continuamos a imprimir livros, mas a Amazon está vendendo mais e-books do que livros impressos.

A mesma coisa vai acontecer com a criptomoeda. Muitas pessoas vão continuar a ter uma conta bancária em moeda fiduciária, mas a maioria vai começar a usar suas próprias bolsas de criptos, porque elas não querem pagar encargos e despesas bancárias, e querem aproveitar a segurança e velocidade da inovação.

O crescimento no ritmo de adoção e dos valores da criptomoeda não ocorre exatamente por especulação, mas pelo número limitado de moedas, como no BTC onde serão emitidas, no máximo, 21 milhões de moedas. Se as pessoas transferirem uma grande parte das suas poupanças para criptomoedas, existem duas formas de evolução:

  1. O preço Bitcoin vai crescer, seguindo uma quantidade exponencialmente crescente dos investimentos retidos nele. O que está acontecendo agora.
  2. Outra criptomoeda, existente ou ainda por ser criada, pode vir a concorrer com o BTC, o que, além de ampliar o investimento em criptomoedas, pode retardar o crescimento do Bitcoin em certa medida. 

Nesse segmento está o Litecoin (LTC), apesar de seu volume de produção ser quatro vezes maior do que a do Bitcoin ( 84 milhões de moedas.), eles aceleraram a confirmação da transação (embora não torne-os mais seguros). O Litecoin já foi negociado em cerca de US$ 10 por moeda. Muitas outras criptomoedas foram criadas recentemente e talvez, pelo menos, uma delas seja bem sucedida, realizando o que foi descrito no parágrafo acima.

A rede do BTC já tem cerca de 10 milhões bolsas ativas, com aproximadamente 7 milhões de usuários. Pode-se estimar que, pelo menos, 15% da população mundial usará criptomoeda no futuro, o que é razoável visto que  22% das pessoas já possuem smartphones. Isto significa que pelo quase um bilhão de pessoas eventualmente usará criptomoedas.

Se imaginarmos que existirão, digamos, 5 criptomoedas confiáveis(e, no momento, temos apenas o Bitcoin, e até certo ponto o Litecoin), competindo pela mesma quantidade de dinheiro disponível, podemos esperar ganhos de 20 vezes com o Bitcoin antes da taxa se estabilizar e as acentuadas flutuações cessarem. Mas se a introdução de novas moedas concorrentes não afetarem significativamente o crescimento do Bitcoin, seu preço pode subir em mais de 100 vezes ao longo dos próximos dois anos.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *