Notícias

Peso despenca e México vive corrida por BTC

O ex-presidente mexicano, Vicente Fox, participou no Blockchain Economic Forum em Singapura. Em seu discurso, ele observou que a tecnologia de Blockchain pode ser útil ao desenvolvimento do país, inclusive nas áreas de combate à corrupção e restrição do narcotráfico

Os volumes negociados continuam a quebrar recordes no México com cidadãos procurando maneiras de escapar da inflação do Peso, a falta de serviços financeiros e o recente aumento de 20% no preço da gasolina.

México quer Bitcoin

Apenas no mês passado, a exchange mexicana Bitso relatou um volume de negociação recorde no mercado BTC/MXN. Alimentada pela recente escalada do preço do BTC e pela incerteza econômica que governa o país, os cidadãos estão se voltando para o Bitcoin como um meio para proteger suas economias do declínio constante do peso, que vem caindo no decorrer dos últimos três anos.

O CEO Pablo Gonzalez observou o volume de afluência em um tweet,

Outro recorde mensal para a @Bitso! Mais volume de transações neste mês dezembro do que 2014 e 2015 combinados. Que venha 2017

– Pablo Gonzalez (@pablo_gonzalez) 29 de dezembro de 2016

A falta de acesso a serviços financeiros é também uma força motriz na crescente popularidade do Bitcoin no México. Como mais de 65% da população não tem acesso a serviços financeiros básicos, o Bitcoin continua a ser uma alternativa eficiente e um caminho viável para interagir com plataformas de e-commerce. Esta tendência promete continuar forte em 2017 com o crescimento do volume de negociações

As tendências do Google também revelam um recente aumento do interesse no sentido do Bitcoin. Embora o México tenha uma elevada taxa de poupança, atualmente em torno de 19%, opções de investimento em poupança em são extremamente limitados. Como a popularidade do Bitcoin continua crescendo, uma parte maior da comunidade mexicana pode se voltar para ele como uma reserva de valor, impulsionado pela desvalorização do Peso mexicano. Quanto mais as pessoas aprendem sobre o Bitcoin, suas vantagens, e como usá-lo, mais o Bitcoin poderia se tornar uma alternativa como um ativo porto-seguro e para pagamentos online.

Trump derruba ainda mais o Peso

No coração do Peso está a inflação, que é algo comum à maioria dos países. O sistema baseado em dívida sobre a qual a maioria das moedas fiduciárias esta firmada é uma importante força motriz na adoção do Bitcoin. Neste sentido, o México é apenas o exemplo mais recente.

Impulsionada por possíveis mudanças na política comercial dos Estados Unidos e do plano de Donald Trump de conduzir as indústrias americanas de volta aos EUA, a moeda nacional teve um declínio acentuado nos últimos seis meses. Embora a tendência de baixa já se arraste por vários anos, a situação se agrava com a perspectiva de investimento estrangeiro saindo do México.

O país já está sentindo os efeitos da iminente presidência de Donald Trump como essa incerteza econômica tomou o Peso de assalto, particularmente nos últimos tempos.

Além disso, a Ford Motor Company anunciou sua decisão na terça-feira de cancelar a construção de uma fábrica de automóveis no México, o que causou uma nova queda no valor do Peso.  

Obrigado a Ford por desistir de uma nova fábrica no México e em reverter a criação de 700 novos postos de trabalho nos EUA. Este é apenas o começo, muito mais está por vir.   

– Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 04 de janeiro de 2017

Para piorar a situação, os preços da gasolina e do diesel foram aumentados recentemente em 20%, como parte de desregulamentação do governo do setor de energia, o aumento foi anunciado durante o fim de semana. Os preços da gasolina passarão a ser determinado pelos preços internacionais. Este movimento encontrou resistência feroz na população mexicana com protestos em massa em todo o país.

Se o peso mexicano continuar caindo em valor, em seguida, poderemos ver também no México uma repetição da situação vivida pela Índia e Venezuela, a desmonetização. Isso faria ainda mais pessoas descobrirem o Bitcoin como uma saída viável das politicas econômicas que cada vez mais aprisionam a população na miséria.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *