Notícias

Um investimento que promete muito retorno? Fuja!

Infelizmente, o mundo das criptomoedas têm visto um bando de pessoas criando investimentos onde prometem mundos e fundos por um pequeno investimento.

Infelizmente, o mundo das criptomoedas têm visto um bando de pessoas criando investimentos onde prometem mundos e fundos por um pequeno investimento, mas isso em geral é golpe.

Ao longo dos últimos dois anos vimos empresas como a One Coin, MMM Global e outros que trouxeram um monte de personagens sinistros operando em esquemas fraudulentos de “fique rico rápido” de marketing multinível. É bom saber como detectar esses esquemas e tomar distancia deles.

Investimento do tipo fique milionário em 1 ano

Existem vários relatórios e acusações sobre o OneCoin. Só pra começar, seu criador e principal investidor passou 2 anos preso na Rússia por criar esquemas de pirâmide. Depois desse tempo “de férias”, Sergei Mavrodi, esse mesmo, o criador do MMM, criou o OneCoin.

Assim você já pode ter uma ideia de que isso não é boa coisa. Além da OneCoin existe uma grande variedade de esquemas que as pessoas devem se manter afastadas. 

Nos meios sociais e de comunicação tem uma ampla gama de grupos que prestam especial atenção às criptomoedas. Entretanto se você seguir esses grupos em qualquer mídia social, verá que também existem toneladas de golpistas que caem sobre os visitantes com ofertas das mais variadas.

Eles oferecem retornos inéditos sobre os investimentos para aqueles que querem se juntar ao seu “clube”, bem como promessas que nunca irão materializar. Aqui estão algumas promessas de pessoas que oferecem “oportunidades de investimento” dentro de criptogrupos em mídias sociais:

“31 dias on-line, 30 dias pagando. 0,3% por hora para sempre, 7,5% diariamente para sempre, 60% semanalmente para sempre. Mínimo 0,001 BTC, e retiradas automáticas.”

“Meu Deus! Basta inscrever-se… Bônus $ 4… Com renda potencial de US$ 100 por semana ou menos. Completando tarefas simples, nenhum investimento, totalmente gratuito… Basta se inscrever.”

“Novo Site Investimento Duplicador! 0 dias corridos, 200% por hora por 50 horas, 240% após um dia, 355% após dois dias, 470% após três dias, 585% após quatro dias, 600% após cinco dias, depósito mínimo: $ 1, aceitamos Bitcoin.”

Esquemas de MMN associados ao Bitcoin em geral são fria

Muitos destes tipos de golpes de investimento pedem que as pessoas enviem um mínimo em Bitcoin, e afirmam que elas podem esperar um grande pagamento no futuro. Além disso, muitas destas organizações obscuras funcionam sob um modelo de negócio de marketing multinível (MMN).

Os MMNs consistem em pessoas que estão vendendo em uma pirâmide ou tipo de referência do sistema de marketing. O modelo de negócio requer o recrutamento de mais pessoas para financiar toda a rede e sempre foi um plano de negócios controverso.

Muitas vezes, as empresas podem ser vistas operando desta maneira usando Bitcoin dentro de suas faturas e acumulando receita de vendas diretas e distribuição em sua linha de associados. E sim, existem estruturas legais de MMN em muitos mercados que executam operações comerciais legítimas e não devem ser considerados esquemas ponzi.

No entanto, uma grande parte dos MMNs associados ao Bitcoin (se não todos) são operações escusas e fraudulentas, por isso os compradores e potenciais investidores devem tomar cuidado.

Esses golpes sinalizam que a comunidade de criptomoedas deve estar sempre atenta, e assim que perceberam algum desses esquemas ou suspeitarem de algo, exporem tais operações. O economista austríaco Jeffrey Tucker acredita que esses golpes são uma forma de lisonjear e um sinal de alta para a moeda digital. Tucker explicou este raciocínio em 2015 afirmando:

“Vamos fazer uma pergunta mais profunda: por que os fraudadores são tão atraídos pelo Bitcoin? A resposta é realmente lisonjeira. Esses golpistas são os primos do mal dos verdadeiros empresários. Estão alertas para novas oportunidades. Eles são atraídos para empreendimentos que são populares, profundamente conscientes do que as pessoas imaginam ser a próxima grande coisa. Seu interesse em Bitcoin, então, é realmente um sinal de alta. Eu estaria mais preocupado com este mercado se os golpistas não estivessem interessados nele.”

É bom demais pra ser verdade

Muitos recursos online e relatórios de consumidores podem ajudar a distinguir se uma “operação de investimento” é ou não uma farsa. É seguro assumir que a maioria dos MMNs e oportunidades de retorno de “alto rendimento” associadas ao Bitcoin não são operações legítimas.

A maioria desses golpistas e investimentos falsos são bastante fáceis de detectar, e as pessoas devem ser muito cautelosas quando abordadas por pessoas que solicitam dinheiro na internet.

Se o investimento soa muito bom para ser verdade, com promessas selvagens de pagamentos diários, ou que você precise recrutar centenas de pessoas para ganhar renda, então provavelmente não é algo que esteja no seu melhor interesse.

Mais uma vez voltamos a afirmar que dinheiro não dá em arvore, não existe lucro fácil! Então, sempre que ver uma proposta muito boa, pense de onde virá o dinheiro para te pagar. Se você conseguir achar uma resposta lógica e razoável, esse poderá ser um bom investimento, do contrario fuja para as colinas!

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *