Notícias

Bosch usará blockchain na indústria automotiva

A empresa alemã, Robert Bosch GmbH utilizará a tecnologia de blockchain para combater a fraude associada a uma diminuição no odómetro do automóvel.

A empresa alemã, Robert Bosch GmbH utilizará a tecnologia de blockchain para combater a fraude associada a uma diminuição no odómetro do automóvel. Isso foi relatado por uma publicação da PCWeek.

Na conferência internacional Bosch Connected World 2017, o presidente da Robert Bosch GmbH, Volkmar Denner falou sobre tecnologias inovadoras que a gigante industrial alemã usará em suas novas direções comerciais. Além de inteligência artificial e soluções em nuvem, a tecnologia de blockchain também foi nomeada.

O desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain será realizado em parceria com a autoridade de certificação alemã TÜV Rheinland.

De acordo com Denner, o destacamento deve terminar para sempre a prática de fraude que ocorre no odómetro – um equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo, muito utilizado em fretes e veículos destinados para carga. Somente na Alemanha, os danos causados pela manipulação desse equipamento gera um prejuízo anual na casa de 6 bilhões de euros.

No centro da solução está um registro distribuído, para o qual os dados referentes à quilometragem serão enviados. Usando o aplicativo no smartphone, o proprietário pode a qualquer momento verificar sua quilometragem real, comparando-a, por exemplo, com as leituras na tela do carro.

Se uma pessoa quer vender seu carro, ele recebe um certificado confirmando a precisão da quilometragem. Este documento pode ser colocado na Internet, por exemplo, no site online para a venda de carros.

Além disso, Denner falou sobre como a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e a tecnologia de blockchain podem interagir entre si.

“Imagine que uma pedra voa no ar e quebra a janela lateral do carro. Sua oficina, ou mesmo a autorizada a que você sempre leva seu carro, receberá um aviso em tempo real, podendo fazer o pedido da peça, preparar o orçamento e tudo o mais que será necessário para o reparo. Quando você chegar à oficina com seu automóvel tudo já estará pronto lhe poupando tempo”.

As vantagens para o mecânico é que ele já estará ciente de seu problema, fazendo que deixe tudo pronto para te atender sem precisar verificar cada peça de que precisará, e para o cliente entra a rapidez com que o serviço poderá ficar pronto, uma vez que o mecânico já está ciente do problema.

Desta forma, ele com certeza já terá encomendado qualquer coisa que falte para seu reparo, assim seu serviço ficará pronto mais rápido, evitando que você tenha o transtorno de só ter seu automóvel disponível depois de um ou dois dias de espera.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *