Notícias

Segregated Witness foi ativado na rede bitcoin

Trabalhando na implementação do protocolo Lightning Network de Bitcoin, a startup de Blockchain ACINQ lançou um navegador para a nova rede.

Agora, podemos falar isso oficialmente: depois de uma jornada longa e difícil, ocorreu a ativação do protocolo de Segregated Witness (SegWit) na rede Bitcoin. O momento histórico ocorreu em 24 de agosto de 2017 às 01:57 UTC sobre o bloco 481.824, encontrado pelo grupo BTCC.

Segregated Witness foi ativado na rede bitcoin. BTCsoul.com

Em alguns momentos após a ativação, o autor do protocolo Pieter Wuille anunciou no Twitter que ele se tornou o remetente da terceira transação SegWit:

Com a ativação do SegWit, uma série de problemas que estavam no caminho do Bitcoin são eliminados, bem como oportunidades para uma grande escala de rede e a implementação de vários projetos inovadores.

Entre as principais melhorias que podemos observar na rede Bitcoin, em primeiro lugar, está a reorganização da forma como os dados são armazenados nos blocos, aumentando assim a largura de banda da rede, além de eliminar a maleabilidade das transações – um problema que foi literalmente um obstáculo para desenvolvedores de projetos com base em Bitcoin.

Para usuários comuns, as principais vantagens do protocolo podem ser ao longo do tempo, as transações devem cair no preço e o tempo de espera para a confirmação diminuirá. Isso será possível devido a um aumento de aproximadamente 75% da largura de banda da rede.

Também agora, na rede Bitcoin, é seguro lançar o protocolo Lightning Network, uma solução destinada a realizar microtransações que simplesmente não se justificavam devido a altas comissões.

Além disso, vale a pena notar outro fato importante: já que o SegWit já existia na rede Litecoin, possibilitando as transações Lightning, no futuro, é possível esperar a implementação de transações atômicas através da Lightning Network: dois usuários serão capazes de trocar de forma instantânea e segura entre BTC e LTC. Isso, por sua vez, possibilita o surgimento de corretoras descentralizadas eficientes, e também permite pagar LTC mesmo nos terminais onde os comerciantes aceitam apenas BTC. Na verdade, este é um análogo descentralizado da ShapeShift.

Seja lá o que for nesta fase – tudo isso é uma questão de futuro. Entretanto, pode-se dizer com certeza que pelo menos uma parte do drama em torno da escala de Bitcoin está concluída. O próprio drama está completo? Não, o panorama completo ainda não foi concluído, ainda é necessário esperar o fork de novembro para então, talvez, ver o fim dessa novela que foi longa.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *