Como dobrar seus Bitcoins com a novela do fork: Instrução prática

Publicado em 27 de março de 2017 por

No artigo anterior, destacamos a atual situação de crise no mundo do Bitcoin, suas origens, desenvolvimento e atores-chave. Agora, vamos pensar sobre como podemos aplicar a sabedoria chinesa nesta situação e transformar os riscos que a ameaça de fork trouxe em oportunidades de mercado.

Em que consistem essas oportunidades? Claro, na diferença das opiniões das pessoas sobre as perspectivas de longo prazo de várias versões do Bitcoin. Alguém tem certeza de que a versão Bitcoin Unlimited, que transfere a maior parte do controle sobre o sistema para os mineiros e recria a organização política tradicional com Presidentes e Secretários, terá a vantagem sobre o cauteloso e apolítico Bitcoin Core.

Publicidade

Publicidade

Alguém, pelo contrário, acredita que o potencial de centralização no BU rapidamente transformará este sistema em um interessante Paypal 2.0 e o futuro por trás de um verdadeiro Bitcoin Core. Porque as pessoas têm opiniões diferentes sobre as perspectivas de mercado dos dois forks, você pode tentar fazer lucro com essa diferença.

O que acontece na hora do fork?

Suponha que o fork tenha ocorrido, o que isso quer dizer na pratica? Quer dizer que o mesmo valor que você tinha em BTC, você agora tem nas duas blockchains resultantes do fork. Isso mesmo, você terá nas duas a mesma quantia, seja em carteira ou em corretora.

Então, assumindo que você tenha 1 BTC no momento do fork, você terá um token de cada blockchain, 1 (BTU) de Bitcoin Unlimited e 1 de (BCC) Bitcoin Core. Pouco depois do fork, as bolsas abrirão a negociação dessas novas moedas e você poderá comprar e/ou vender conforme o que acredita ser melhor.

Se você comprar tão logo a negociação se inicie, antes que os preços se estabeleçam, você tem grandes chances de comprar esse tokens a um bom preço. Afinal de contas, no inicio, muitas pessoas vão comprar/vender suas moedas puramente por razões ideológicas e não por perspectivas de mercado.

Agora o principal interessado do Bitcoin Unlimited Roger Ver já disse que venderá todos os seus tokens do Core, não importando o preço deles e vai comprar Unlimited. Para mim, por exemplo, Unlimited não se firmará como “O Bitcoin”, e não será uma moeda muito útil.

Porque penso e considero que todos já sinalizaram o apoio ao Bitcoin do Bitcoin Core como moeda primeira, não importa como seus adversários tenham criado intrigas e manipulado informações e mídias em busca de uma nova aprovação baseada na capacidade de mineração.

Se estivermos corretos ate aqui, o numero de apoiantes do BU são significativamente menores que o do Core, então, depois que Roger e seus amigos milionários forem comprando os BU, seu preço vai subir bastante, e deve ser levado a serio contra o verdadeiro Bitcoin.

Assim, vender a Ver seus tokens favoritos será uma maneira simples de juntar bastante dinheiro para a compra do verdadeiro Bitcoin e ver seus lucros aumentarem. Afinal, acreditamos que quando a poeira baixar, e o SegWit for ativado, alguns mineiros que foram embora da blockchain do Bitcoin Core para o BU voltarão, assim todo o potencia do Bitcoin será revelado e os nossos recursos investidos aumentarão substancialmente, certo?

chalkboard-motivation

Plano de ação

Parece que o plano de ação está gradualmente começando a surgir. Mãos tensas começam a coçar para se livrar desse buggy centralizado das moedas do Unlimited e reabastecer seu estoque de Bitcoin real (my precious…).

Mesmo de alguma forma, torna-se um pouco lamentável que o fork ainda não tenha ocorrido (e não está claro se isso vai acontecer, em todo caso), assim os planos para aumentar a nosso capital em Bitcoin, infelizmente, são adiados. Ou será que não?

O fato é que, as moedas decorrentes do futuro fork já podem ser compradas e vendidas. Sim, na maior Exchange de Bitcoin do mundo, a Bitfinex vem negociando ativamente os tokens BCC e BCU, representando as moedas dos futuros forks Core e Unlimited, respectivamente.

Ambos os tokens podem ser comprados e vendidos por USD ou BTC. Além disso, qualquer um pode negociar seus Bitcoins agora mesmo na corretora e trocar na proporção de 1 BTC = 1 BCC + 1 BCU, e depois você pode vender seu token do fork, e, se for o caso, ficar com o token que você acredita, mas isso já seria uma aposta.

Se você simplesmente vender os tokens que você comprou já conseguirá algum lucro, isso quer dizer que se você ficar negociando entre eles você vai aumentar seu valor em BTCs. E se o fork não acontecer? Ai é onde a coisa fica interessante, pois se o fork não ocorrer ate o fim do ano, significa que a iniciativa BU falhou.

Ou seja, na ausência do fork ate o fim do ano, no dia 01 de janeiro de 2018 todos os BCCs que você tiver se tornarão BTCs, e o BCU vai deixar de ser listado na exchange. Assim, a única forma de nosso sistema de investimentos dar errado é se Roger Ver e sua gangue conseguirem aniquilar completamente a rede do Bitcoin Core, e transformar o Bitcoin Unlimited no único sobrevivente, uma cadeia de monopólio.

Pessoalmente acho que a probabilidade de isso ocorrer é insignificante, além disso, se implementada, e demagogos tiverem capturado e monopolizado a rede do Bitcoin ele deixará de ser interessante. Mas aqui cada um fala por si mesmo, e decide se pretende continuar a utilizar uma estratégia de negociação, que será discutida agora.

Bem, diante da oportunidade que nos apresenta, é um pecado não aproveitar, certo?

Da teoria para a prática

Antes de proceder à descrição das estratégias de negociação contra o fork, um pouco de informação de fundo. Qualquer ação que um comerciante toma no mercado é com base em sua visão da situação do mercado (vista do mercado).

Esta visão não é tomada a partir de cima. Você precisa conhecer a área em que esta negociando, e as características dos instrumentos de negociação (derivados para os cenários possíveis de sua conversão para o ativo subjacente).

É aconselhável entender a liquidez da plataforma de negociação, bem como o equilíbrio entre a oferta e a procura no ativo subjacente e do derivado. Se você tem uma estratégia de negociação, que traz lucro, você definitivamente deve se perguntar: De onde é que esses fundos vêm? Quem paga por suas ações no mercado, e por que razão?

Eu não vou nem me debruçar sobre a necessidade de disciplina para um negociante, a presença obrigatória de um plano de negociação e da aderência estrita ao plano – existem, literalmente, toneladas de livros e artigos sobre esse assunto – resumindo, faça um plano e fique nele!

Assim, consideremos o site Bitfinex.com. Esta é a maior corretora de Bitcoin do mundo, com o volume de negócios máximo de trading de Bitcoins para dólares, bem como a presença de mercado marginal (braquial) e mercados líquidos de todos as principais Altcoins.

printbitfinex

token-manager

A bolsa tem uma interface simples de usar e pode ser usada nos idiomas inglês, chinês e Russo. Para se inscrever na exchange, você precisa apenas de um endereço de e-mail, e se você esta entrando com algumas criptos (e não transferências bancárias), então nenhuma identificação pessoal é necessária.

Em geral, você pode criar uma conta de bolsa e começar a operar em 10 minutos, o que é agradavelmente surpreendente em comparação com outras corretoras mais regulamentadas.

Agora que você já se registou no site, vejamos nossas ferramentas: Bitcoin (BTC), o token do Bitcoin Core (BCC) e o token do Bitcoin Unlimited (BCU). Você pode converter livremente seus BTCs na proporção de 1BTC = 1 BCC+1 BCU e também trocar 1BCC + 1BCU = 1 BTC.

Depois de ter introduzido os Bitcoins na bolsa de valores, a conversão para os tokens do fork e o contrário, é feito através do Token Manager, disponível no formulário de encomenda (veja as imagens abaixo).

Os volumes de comércio do BCC e BCU são bastante substanciais, até vários milhares de tokens por dia – por isso não deve haver quaisquer problemas com a liquidez. Nos termos da circulação e do comércio, no caso de fork do Bitcoin, o token BCC será trocado por moedas Bitcoin Core, e o token BCU para moedas Bitcoin Unlimited.

Caso o fork não aconteça até dia 01 de janeiro de 2018, os BCCs se transformarão em BTCs enquanto o BCU deixará de ser cotado. Como nossa análise anterior, e lógica nos dizem, o BCU precisa ser vendido, e BCC, pelo contrário, deve ser guardado.

Começamos a lidar com o mercado desses instrumentos – aqui está abaixo o gráfico de comércio de BCU/BTC (um token Unlimited negociado para Bitcoins) nos últimos dias.

bcubtc

GRAFICO

Imediatamente vemos que o token é negociado com uma ampla gama de preços – de 0,12 a 0,5 BTC – o que cria uma oportunidade para o comércio nesse intervalo de preço. Você percebe algo interessante?

Observe, aquele respingo no meio do mapa. Um token está sendo negociado, você sabe, ele está negociando-se em uma escala, e de repente – BAM! Alguém de repente comprou alguns milhares de fichas no mercado, jogando seu preço para quase metade de um Bitcoin.

E então este misterioso alguém desaparece novamente do mercado, e o preço novamente paira no intervalo. Hmm, quem seria esse comprador, hein?

Quem está comprando BCU?

Vamos pensar logicamente, quem está pronto para comprar o token BCU, dadas as poucas chances que ele tem de assumir o mercado? Vamos fazer a pergunta de outra forma, quem tem um monte de dinheiro e ele está pronto para lançá-los periodicamente em apoio do token BU para simular “o apoio quente do mercado ao Unlimited”?

Não há hipóteses? Ok, vou deixar esta pergunta para você como uma lição de casa e, em seguida, os partidários da BU vão começar a se ressentir aqui em voz alta, e reclamar que denunciamos de forma insustentável pessoas honestas e nobres, que só se preocupam com tolos como nós. A fim de não provocá-los não iremos nomear qualquer player, vamos chama-lo de nosso “comprador misterioso”.

Assim, nós estabelecemos que podemos dividir nossos 1 BTC em BCC e BCU. E graças à atração da generosidade sem precedentes do comprador misterioso, então vendemos esse token BCU questionável, que se transforma em uma abóbora, ou mesmo se evapora sob o sol, a um preço de até meio Bitcoin.

Mas isso não é tudo! O que obtivemos como resultado deste acordo? Percebe que você pegou um BTC, comprou esse mesmo BTC e ainda ficou com algo entre 0.12 a 0.5 BTC de lucro? E o que podemos fazer com ele?

Se você pensou em dividi-lo novamente, acertou! Podemos dividi-lo em BCC e BCU quantas vezes quisermos, e aumentar a quantidade de valiosos BCCs em nossa carteira, e quanto o questionável BCU, o vendemos novamente. Para Bitcoin. O qual poderemos dividir novamente, e assim melhorar nosso lucro.

O que podemos dividir novamente e novamente e novamente e… “um elefante incomoda muita gente…” e, assim como a musiquinha chata que o Patrick Swayze canta para Whoopi Goldberg no Ghost, temos resultante uma cadeia de operações semelhantes.

Quero minha Lamborguini, onde está o dinheiro?

Agora, quando o segredo do Santo Graal está aberto e está diante de você, tudo tão acessível, completamente pronto para uso, vou responder à pergunta: E com que razão decidi gentilmente compartilhá-lo com as massas? Um súbito ataque de caridade? A busca da popularidade barata? Quero vender algo em algum lugar?

Vários tentaram entender, mas não adivinharam as intenções. Aqui, a coisa toda é para os propósitos do negociante misterioso e a oportunidade de preveni-lo em conjunto de alcançar esses objetivos. Siga a lógica.

Sem o apoio de alguns investidores do Bitcoin, o BU não é viável, e seu token deve custar apenas uma fração insignificante do Bitcoin real. No entanto, os mineiros têm um custo relativamente alto de produzir moedas, e se o preço do token que eles produzem é insignificante, eles vão à falência.

Para garantir o apoio da divisão da rede pelos mineiros, os partidários do BU enfiam os dedos nos ouvidos feito crianças birrentas, argumentando o oposto – que o mercado está esperando que as moedas do BU surjam e estarão prontos para comprá-las.

Mas palavras são palavras, e se os mineiros conseguirem visualizar com seus próprios olhos a verdadeira apreciação das moedas do Unlimited, neste mercado de tokens BCC e BCU, é bem improvável que decidam ir para o fork de fato.

É por isso que o negociante misterioso continua persistentemente a nos dar seu dinheiro no esquema descrito acima. Afinal, sem o seu apoio, o preço do token BU vai cair – talvez, quase a zero. E o apoio ao fork do BU tornar-se-á instável e os mineiros, que agora estão em massa apoiando o BU, se sumirão feito fumaça.

É por isso que nosso misterioso patrocinador está sofrendo perdas, mas continua a comprar – enquanto volumes relativamente pequenos do mercado permitem. Mas, se muitas pessoas chegarem de repente no mercado da Bitfinex para comprarem Bitcoins a preços mais baixos à custa de suas recompensas, mesmo para alguém com muito dinheiro, tais perdas podem tornar-se muito, muito onerosas.

E quanto mais pessoas se juntarem a este jogo, mais difícil e caro será para o manipulador. Se o negociante misterioso deixar de suportar o preço do BCU, ele entrará em colapso, e os mineiros irão refletir começar a questionar o fork.

Assim, agindo unicamente em seus próprios e interesses egoístas e aumentando que seu Bitcoin é o melhor à custa daqueles que tentam jogar contra o mercado, é possível que nós possamos, ao mesmo tempo em que lucramos, evitar o fork do Bitcoin. Aqui, em si, para mim, reside o Santo Graal.

Olha isso é só uma opinião, nós não nos responsabilizamos por qualquer negociação feita, use  as dicas dadas aqui por sua conta e risco.

 

 

 

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

6 comentários sobre: “Como dobrar seus Bitcoins com a novela do fork: Instrução prática

  1. Thiago de Vasconcelos Passos

    Parabéns! Ficou ótimo o artigo.

    1. Obrigada! Saber a opinião de nossos leitores é sempre bom, e quando é positiva melhor ainda.

  2. Alex

    Excelente artigo! Mas procuro saber se posso manter os meus Bitcoins e os Bitcoins Cash que me foram atribuídos na minha wallet?

    1. De modo geral, você pode SIM manter seus BTC e BCC na wallet sem problema algum.

  3. Alex

    O quero dizer é que, neste momento, tenho Bitcoins BTC e Bitcoins Cash BCH na minha wallet! Posso trocar algum por outra coin sem perder o outro?

    1. Oi Alex,
      sim, você pode fazer isso sem problemas. Veja da seguinte maneira: a Blockchain foi duplicada, ficando agora com a versão tradicional do Bitcoin e a do Bitcoin Cash. Assim sendo, como você tinha BTC em seu endereço no momento do fork, os mesmos foram copiados junto com a Blockchain para o livro de registros do Bitcoin Cash.
      Então, para movimentar o BTC você pode fazer transações normalmente. Contudo, para usar os BCH você precisa importar sua carteira para uma wallet que suporte a rede BCH.
      Caso tenha qualquer outra dúvida é só falar.

Leave a Comment