A subida vertiginosa e queda do Zcash

A corretora de criptomoedas CEX.io incluiu a moeda Cripto Zcash (ZEC) à seu portfolio. Isso foi relatado no blog Zcash.

Publicado em 30 de outubro de 2016 por

No dia 28 de outubro uma nova moeda, muito esperada, ficou online. A Zcash (ZEC) entrou no mercado abalando todas as estruturas, tendo seu preço inicial cotado em valores acima de 3000 BTC a unidade. Exatamente isso, você não leu errado, a moeda foi vendida por mais de 2 milhões de dólares a unidade, pelo menos foi assim por mais ou menos uma hora.

Hype do Zcash e razões por seu preço absurdo

A moeda foi praticamente a primeira criptomoeda anônima que teve uma ampla cobertura de imprensa online e endosso por vários grandes sites como o Genesis Mining que ofereceu contratos de mineração da mesma de forma bem antecipada, adicionando ainda mais confiabilidade.

Contudo, o motivo para seu preço, além da atenção que a moeda estava tendo, foi sua emissão extremamente limitada no primeiro mês. No dia 28 os blocos de mineração que fornecem Zcash para a comunidade começou em zero e em 34 dias do início da mineração estes blocos estarão fornecendo 12,5 Zcash cada um.

Além do mais, 10% de toda a mineração efetuada nos primeiros 4 anos da moeda vão diretamente para um fundo dos fundadores da mesma, onde estes tokens serão repartidos entre investidores iniciais, fundadores e conselheiros.

Resumindo, quando você junta uma grande propaganda, muitos nomes pesados dando aval para sua moeda e adiciona uma emissão baixíssima da mesma, o resultado é que todo mundo vai querer a mesma. Aplicando-se a teoria do mercado de procura e demanda, você tem a resposta do por que daquele preço absurdo.

A queda do preço do Zcash

Uma vez que o preço ressoou as alturas, muitas, mas muitas pessoas mesmo foram atrás de um meio de minerar o ZEC à todo custo, tentando conseguiu um lucro fácil, pois uma pequena parcela daria uma recompensa extremamente valiosa na troca com BTC. E como em tudo, quando a oferta começa a se equilibrar com a demanda, o preço baixa. Simples assim.

Contudo, a questão aqui é um pouco mais complexa do que isto. Os preços das criptomoedas são incertos no momento de sua criação. O mesmo ocorreu com o Ethereum, Ethereum Classic, NAVcoin (que não foi criada, mas sim atualizada), isto para citar apenas algumas moedas mais recentes. Este padrão ocorreu, ocorre hoje e continuará ocorrendo no futuro, afinal estamos falando de um mercado especulativo.

Vamos supor o seguinte: João tinha 0,001 ZEC no momento do lançamento e queria vender. Carlos, Fábio, Angela, Julia e Bianca queriam comprar a moeda, mas apenas João tinha ZEC pra vender. Então João disse que venderia um pedacinho de seu ZEC por 100 BTC. Mas como todos queriam, começaram a fazer ofertas maiores e maiores por sua moedinha. No final das contas, João  sai tendo vendido seu ZEC pelo valor equivalente de 3000 BTC por cada unidade de ZEC.

Então, os outros viram que João fez um lucro tremendo vendendo sua pequena parcela de ZEC e vão atrás de minerar também, ao passo que as outras pessoas começam a fazer as contas e percebem o tanto que está inflacionado o preço e quanto podem economizar se esperarem apenas um pouco para comprar a moeda, resultando em uma oferta maior e uma demanda mais controlada. Terminando com a queda do valor absurdo que a moeda pegou inicialmente.

Publicidade

Publicidade

O Futuro do Zcash

Agora a ZEC está no radar de todos por causa de sua valorização muito acima das outras moedas semelhantes. Provavelmente veremos ainda o valor do Zcash flutuar muito antes do final deste primeiro mês de mineração lenta, talvez até mesmo voltando a paridade com bitcoin ou acima do valor do mesmo.

Enquanto isto, ainda restam questões técnicas que normalmente apenas são respondidas conforme as moedas têm seu uso testado e aprovado pela comunidade. O anonimato das transações do Zcash é uma delas, pois a moeda apenas apareceu agora e seus jovens protocolos, apesar de “ter tido seu código sujeito à audição”, seus desenvolvedores “não podem garantir que a Zcash está 100% livre de bugs e vulnerabilidades”.

Assim sendo, a sabedoria que você utiliza com qualquer outra cripto também deve ser aplicada ao ZEC, esperando o preço reduzir, comprar na baixa e vender na alta (caso seja trader) ou então esperar um valor melhor para comprar (se for investidor).

Mas no quesito de valor real da moeda, apenas teremos a resposta para esta pergunta conforme o mercado defina de uma vez por todas quanto está disposto à pagar pela criptomoeda. Existem várias opiniões online, mas caso me pergunte, não creio que será o Zcash a tirar a coroa do bitcoin e se tal moeda mítica existe, ainda não se ouviu falar dela.

Publicidade

Publicidade

Thiago
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.

3 comentários sobre: “A subida vertiginosa e queda do Zcash

  1. Denilson

    1 ZEC = 3000 BTC no lançamento? Não seria 1 ZEC = 3 BTC ? Ou vc queria dizer que a capitalização do Zcash iniciou com 3 milhões de dólares? Eu li errado sim. De qualquer forma parabéns pela matéria..

    1. Olá amigo, tudo bom?
      Parece loucura, o valor de 3000 BTC não se manteve de modo algum. Se olhar o gráfico da poloniex, logo assim que a moeda foi lançada vai ver que houveram micro volumes sendo vendidos/comprados em 3000 BTC e até em valores mais altos. Mas não durou muito, tombando pra 18 BTC e depois variando entre 15 e 18 antes de cair para o valor que estamos hoje.

      Porém, vale ressaltar que este valor foi executado apenas quando o mercado mal tinha pouquíssimas unidades da moeda circulando, o que mudou bem rápido um pouco depois. Enfim, espero que tenha respondido sua pergunta, fico feliz que tenha gostado do artigo, sempre faço eles de coração. Qualquer coisa a mais, pergunte! Abraço.

  2. Janete Reis

    mutio bom o artigo

Leave a Comment