Valor intrínseco do bitcoin: 22 provas de que ele existe

valor intrínseco é obtido através da relação do preço da ação com o prêmio de exercício. Nesse artigo mostraremos onde observar esses valores no Bitcoin.

Publicado em 31 de dezembro de 2016 por

Determinação do valor intrínseco

É necessário especificar imediatamente o que está por trás do termo “valor intrínseco”. Neste artigo nos concentraremos na definição tradicional.

A teoria do valor intrínseco (ou a teoria do valor objetivo), é qualquer teoria do valor na economia, segundo a qual o preço da propriedade, bens ou serviços é interno, em outras palavras, está contido no objeto. No contexto do investimento em ações e opções, a expressão valor intrínseco significa o valor real de alguma coisa. Neste caso, o  No caso de uma moeda, o valor intrínseco corresponde ao seu valor do peso do metal em relação à sua cotação no mercado. Quais são as propriedades intrínsecas características do Bitcoin? Que propriedades torná-lo-ão valioso?

Publicidade

Publicidade

Alguns especialistas, entre outros, Warren Buffett, ainda estão na crença equivocada de que apenas o que pode ser tocado, provado ou visto, pode ter valor intrínseco. Deve-se perguntar como esses especialistas explicam o fenômeno da hereditariedade. Genes que obedecem ao invisível, o espectro de frequência de rádio; e se, em sua opinião, bactérias, vírus se são invisíveis, e os avanços tecnológicos, o software e uma conexão de Internet de banda larga?

Há uma outra opinião: a de que o ouro e a prata são o principal parâmetro de valor intrínseco, em grande parte devido à avaliação tradicional de seu valor. No entanto, para uma pessoa que está com fome, um pedaço de pão contém mais valor intrínseco, uma vez que é capaz de mantê-lo vivo. Para o homem faminto realmente não importa que o ouro venha sendo usado pela humanidade durante 6.000 anos, e um pedaço de pão não pode ser armazenado por mais de um mês.

Há duas vantagens indiscutíveis de metais preciosos, seus valores tradicionais e utilidade real. Com base nesta premissa, só se pode concluir que ouro, e prata são valiosos.

Publicidade

Publicidade

O valor do ouro hoje é promovido por aqueles a quem ele pertence, e, portanto, vitalmente interessados no fato de que o resto do mundo ainda acredite firmemente no valor do lingote de ouro. No entanto, o valor do ouro vem diminuindo aos olhos da sociedade, uma vez que é gradualmente forçado a sair da consciência de todo o mundo. Para os jovens moeda de ouro é uma coisa que eles só vêm em jogos virtuais, como WOW por exemplo.

Então, vamos passar para uma discussão sobre as propriedades que fazem do Bitcoin único e inovador. 

Pessoas dedicadas podem notar que algumas dessas propriedades podem ser reproduzidas e ou duplicadas. Esse não é, no entanto, um fator muito importante, não é uma tecnologia exclusiva que faz dele o que é. O que o diferencia das outras criptomoedas, é seu sistema de

contenção, a cobertura em torno da rede, não permite que sua cadeia seja quebrada. 

Por favor, guarde na memória esse fato, nós falaremos sobre outras propriedades do Bitcoin.

btc3

Características do valor intrínseco da Bitcoin

  1. O Bitcoin está além da política, nações, religiões ou estruturas locais.

Essas condições muitas vezes variam de país para país tanto que pode parecer inaceitável para os residentes. Mesmo se você tem certeza de que o governo é sempre guiado apenas por boas intenções, é preciso lembrar que qualquer decisão política, é uma “faca de dois gumes”. 

Alguns medicamentos são permitidos em alguns países, mas proibidos em outros, em alguns países se proibiu a venda da Bíblia. Grupos de pessoas definem as restrições condicionais sobre certos atos de consumo, quer seja molho ou religião, tradições, dogmas, superstições que serão impostas pela maioria, e mais tarde também pode mudar rapidamente. 

Como regra geral, os projetos, tais proibições são baseados nos círculos estreitos das partes interessadas. Muitas vezes, juntando-se às fileiras do partido político ou religioso “correto”, encontrar o “direito” da cidadania, automaticamente atualiza a parte dos direitos que não estarão mais disponíveis para os outros. Todos estes jogos são na realidade uma manipulação da percepção das massas.

Por exemplo, nosso governo proibiu legalmente jogos de azar, sejam eles virtuais ou não. Ditou esta regra baseado nos princípios da moral? Ao mesmo tempo, muitos membros do governo consideram as loterias federais uma conduta aceitável. As chances de ganhar na loteria são significativamente menores, e o público-alvo dessas loterias, são os menos instruídos e os pobres que são muitas vezes estão expostos ao álcool e a outros vícios, e não têm uma visão holística da probabilidade matemática. Assim sendo, “a loteria” entra como um imposto especial para aqueles que não sabem calcular as chances. Esta política indica a presença de padrões duplos, que não é muito consistente com o conceito de elevados princípios morais.

  1. O Bitcoin não exige garantias adicionais.

Ele não pode ser falsificado. No ledger, há um registro de quem possui o Bitcoin (ID da conta), sua blockchain registra todas as informações referentes àquele Bitcoin, assim todos os dados referentes ao Bitcoin são realmente de domínio publico. 

O Bitcoin não requer uma autoridade central. Quando se utiliza qualquer outra moeda fiduciária, você terá que contar com o governo; com a quantidade que ele emite, e esperar que, no futuro, pretenda manter o valor que você possui, e ainda rezar para que ele não imprima dinheiro adicional para cobrir buracos no orçamento.

Você pode enviar seus Bitcoins ao redor do mundo sem ter que confiar a alguém suas informações de faturamento, é impossível para qualquer um, estado, banco, empresa de cartão de crédito ou em qualquer outro serviço financeiro acessar essas informações a partir da blockchain do Bitcoin.

O sistema ainda sofre de volatilidade e credibilidade de longo prazo em seus estágios de formação, mas quando alguém tem operações em Bitcoin, entre a remetente e o destinatário não há intermediários, exceto curadores quando previamente acordado pelos participantes.

btc9

  1. Bitcoin pode ser transparente.

Se você sabe quem é o titular de uma carteira particular, você terá a oportunidade de monitorar seus fluxos de caixa, isso não é possível com qualquer outra moeda. Tal função pode ser usada, em particular, para monitorar as despesas de seus filhos.

Esta propriedade dá ao Bitcoin, transparência, essa transparência poderá evitar fraudes, pode evitar que sua empresa sofra desfalques e mesmo que seu marido te passe a perna em um processo de divorcio. De posse da numeração de sua carteira você pode rastrear todos os Bitcoins que estiveram lá, e para onde eles foram. Com as moedas fiduciárias isso é impossível, de quantos casos temos noticias de que o marido liquidou tudo e a esposa ficou sem nada no divorcio? Quantas vezes vemos empresas quebrarem, pois sofreram um desfalque e o dinheiro sumiu como fumaça no ar.

Carteiras de Bitcoin são opacas, mas outros usuários na rede podem usar essa propriedade do sistema como uma ferramenta de pressão para insistir na transparência dos cálculos quando necessário. O usuário pode insistir na questão da transparência como uma medida de cumprimento. (E isso não é uma lista completa de recursos fornecidos por esta propriedade interna do Bitcoin).

  1. Bitcoin pode ser programado.

No topo do Bitcoin é possível construir uma série de serviços, oferecendo, por exemplo, um número limitado de opções ao fazer os gastos dos consumidores. Você também pode ajustar a carteira sobre a ativação somente quanto à compra de um conjunto específico de itens. 

Imagine que o seu filho está estudando na faculdade, pode comprar uma loja de livros, mas não pode comprar cerveja. Ou, usando o GPS em seu celular, você pode abrir o seu acesso “filhos” para a carteira, mas deve programar para comprar apenas em determinadas lojas.

  1. Bitcoin pode ser configurado para multipod pis (aparentemente isso é uma carteira que você pode montar como se monta lego).

Carteiras contendo moedas podem ser programadas para desbloquear a configuração de mais de uma assinatura digital. Este recurso irá trazer decepção para hackers e ladrões. Se você configurar direito esse recurso pode ser usado ate por seus avós. Multipod pis Bitcoin é uma parte integral da tecnologia.

btc2

  1. Você não precisa de nenhuma permissão.

Com Bitcoins se pode facilmente pagar on-line sem uma conta bancária, histórico de crédito, identidade ou autorização prévia. Alguns bancos podem ter algumas destes requerimentos com cartões de crédito pré-pagos, mas apenas em locais e países que aceitam tais cartões. Tecnicamente, a única restrição para o Bitcoin é uma falta de conhecimento entre os vendedores de bens e serviços. 

No entanto, dada a lei natural de menor resistência, essas barreiras cairão gradualmente, à medida que mais e mais fornecedores e fabricantes estejam cientes da magnitude do potencial de poupança ao usar o Bitcoin. O efeito de rede continuará a fazer o seu trabalho.

  1. Bitcoin pode armazenar registro irrevogável e datado de transações.

Através da Blockchain estão disponíveis para você, numa sequência direta e com absoluta clareza, os registros de suas transações. Este mesmo mecanismo faz com que a identidade do proprietário e a compra possam ser confirmadas sem o envolvimento de terceiros, trazendo mais sigilo e segurança aos usuários. 

Tudo isso culmina em um livro razão, fiável, que não pode ser alterado. Essas medidas foram impostas deliberadamente, visando promover proteção contra os ataques que tanto ocorrem na internet.

  1. Sistema do Bitcoin impede o roubo de informações pessoais.

O Bitcoin, não é um IOU, ou seja, uma nota promissória, como ocorre com os cartões de crédito ou débito. Os cálculos não necessitam de um crédito, pagamentos em Bitcoin são realizados integralmente, ao invés de emitir-se uma “promessa de pagamento”. 

Além disso, o sistema pode calcular indiretamente e ajudar a reduzir o número de esquemas fraudulentos relacionados ao roubo de dados pessoais. O vendedor que usa o sistema Bitcoin não precisa de seus dados bancários e informações pessoais, os quais posteriormente poderiam ser roubados.

btc6

  1. Bitcoin atravessa facilmente as fronteiras.

A maioria dos governos fortes tenta controlar os fluxos de capitais. Tais instituições estão tentando manter seus próprios cidadãos em uma espécie de cativeiro financeiro, proibindo a circulação de capitais além de suas fronteiras. Pergunte a qualquer cidadão de qualquer país devastado pela hiperinflação e/ou pelo controle de capitais se isso é algo importante. É possível que um dia esse tipo de medida seja empregada nos Estados Unidos, Brasil ou Europa? 

Se você imaginar por um instante que tal dia possa ocorrer, também deve que nesse dia milhões de pessoas se livrarão de seus dólares, euros ou reais o mais rápido possível, e então para que moeda ou maneira de pensar, todos eles voltarão seu olhar? Pergunte aos venezuelanos e você saberá a resposta!

  1. A mesma moeda pode ser utilizada em qualquer parte do mundo.

Todos os Bitcoins estão armazenados no registo global e, tudo que você precisa para acessar os seus fundos são a chave e acesso à Internet. Quanto à internet, esse recurso dificilmente será retirado, e da sua chave pessoal, bem, essa você pode se lembrar, escrever numa folha de papel ou ainda guardar uma imagem e sempre tê-la em segurança.

Ainda assim existem aqueles adeptos do antigo sistema de barras de ouro e moedas fiduciárias argumentando que não dá pra pagar ninguém na correria. Porém, em pouquíssimo tempo todos terão telefones com acesso à internet, então, se levarmos isso em conta, o BTC é bem vindo.

  1. Transações com Bitcoin não dependem de regulamentação bancária, leis e restrições locais.

Os cidadãos norte-americanos, muitas vezes olham para o mundo através de prisma “mágico” e não consideram este aspecto importante, mas o que pensam os proprietários de 150 outros tipos de moedas de países com pobres realizações na economia? Qual outra moeda é livre como o Bitcoin? Você acredita que o resto do mundo tem essa liberdade? Talvez seja difícil para você imaginar que essa propriedade do Bitcoin tenha algum valor intrínseco, mas para as pessoas dos países em má situação econômica, será que ocorre o mesmo? Só na Índia, um bilhão de pessoas vivem em condições de total corrupção, sonhando com um mecanismo que lhes permita escapar do controle governamental. Em sua atual situação, creio que eles não se importam com o que acredita algum especialista americano que vê o mundo sob “lentes cor de rosa” e acredita em “pôneis saltitantes”, para eles esse, também, é um valor intrínseco do Bitcoin.

btc10

  1. Bitcoin pode ser usado para a luta contra a corrupção.

O que acontece se os habitantes de um país se unem exigindo que os regimes de financiamento governamentais sejam transparentes? Uma opção para conseguir isso seria usar Bitcoins para controlar o fluxo de caixa, pois já que o estado utiliza os mecanismos ao seu dispor para exercer controle sobre a população, nada mais justo do que a população utilize um mecanismo descentralizado para conseguir controlar os gastos do governo. No mundo de hoje, o dinheiro corrompe, talvez no futuro tudo as coisas sejam diferentes. Imagine se a maioria da população mundial, finalmente, concorde entre si que a corrupção é algo ruim, então para combatê-la, qualquer ferramenta é valiosa.

  1. Bitcoin pode ser programado para a liquidação de contratos sem o envolvimento de terceiros.

Você pode programar sua carteira Bitcoin para operações específicas associadas com a uma data específica, a morte (no caso de testamento), e muitos outros fatores, confirmando o direito de propriedade, eles serão executados automaticamente, sem a participação de terceiros em conformidade com as condições do contrato.

O sistema Bitcoin pode ser usado para manutenção de registos para contabilidade de ativos e confirmação dos direitos de propriedade.

O proprietário de uma chave individual de Bitcoin, por padrão, é seu proprietário. Além disso, o Bitcoin pode ser usado como uma fonte de informação sobre os detentores de direitos, meios de comunicação, direitos autorais e de propriedade intelectual, que permanecerá inalterado, fora dos limites de regulamentações alheias e leis locais. Na realidade, os dados vão tornando-se a única fonte confiável de informações de propriedade. No mundo, muitas vezes apenas a titularidade direta de moeda não é prova suficiente da propriedade da mesma. Nenhuma moeda física possui essas propriedades de validação.

  1. No sistema Bitcoin não tem restrições de idade.

Para fazer um pagamento, no mundo moderno precisa-se de uma conta bancária. A conta bancária pode ser atribuída a um indivíduo somente depois de atingir a maioridade (na maioria dos países 18 anos). No sistema Bitcoin não existe limitação de idade. Imagine quantas pessoas com menos de 18 anos têm um telefone celular e a necessidade de fazer compras sem possuir um cartão de crédito ou conta bancária. Empresários inovadores têm reconhecido o potencial de compra deste grupo alvo. 

btc4

  1. Se você estiver usando o Bitcoin, o seu dinheiro é muito mais difícil de controlar.

Um dos principais atributos do dinheiro é que ele está sempre sendo auditado, mas essa também é uma propriedade muito raramente mencionada. O Dinheiro sempre é objeto de observação. Aos poucos, as pessoas estão tentando aprender mais sobre a Agência de Segurança Nacional e outras agências governamentais que visam estabelecer supervisão em todas as áreas da vida dos cidadãos, e, por vezes as soluções empregadas são muito poderosas e embebidas por um estadismo imenso, as quais arruínam a raiz todas as boas intenções.

Lembro-me de certa vez em que certo governo exigiu que todos os judeus fizessem um registo obrigatório. Hoje em dia, religião, partido político, idade, local de trabalho, endereço, e muito mais pode ser encontrado na base de dados de pagamento. Para aqueles que acreditam que não há nada a temer, porque você não está fazendo nada ilegal, eu aconselho você a repensar sobre como se sentiram os judeus na Alemanha, acreditando que os dados que foram inseridos no registro do estado eram inofensivos. Lembre-se que eles também não cometeram nenhum ato ilegal. E este é apenas um exemplo dentre muitos na história. Aumenta-se assim o valor intrínseco do Bitcoin, com a oportunidade de manter seus dados e preferências de consumo em segredo.

  1. Bitcoin como uma rede monetária.

Se você já teve que lidar com remessas entre grandes empresas em diferentes países, você logo vai perceber como o Bitcoin é mais adequado que os outros meios para essa tarefa. Se imaginarmos que um Bitcoin é como um envelope cheio de dólares ou outras moedas, apenas o tamanho do envelope já é um obstáculo significativo para o transporte. 

O BTC tem a capacidade de ser enviado de uma ponta a outra do mundo apenas em um ou dois cliques de computador, isso facilita, em muito, o envio de grandes valores. Mesmo os banqueiros da Reserva Federal, e o ex-vice-presidente americano Al Gore, têm estudado e usado Bitcoins. Nessa conta também entram os capitalistas de risco que costumavam estar um passo à frente do resto.

  1. O sistema Bitcoin pode ser a base para um novo ecossistema.

Agora, novos ecossistemas estão se desenvolvendo com base na utilização de um novo tipo de moeda (se não no nível de política de Estado, ao menos na prática).

Era uma vez, uma cidade que surgiu ao redor de uma mina de ouro, formando um novo ecossistema, mas, em seguida, o ouro acabou e a cidade virou pó. Agora se lembre, não importa o quão profundo seja a mina, ela sempre acaba. O Bitcoin também é minerado, porém sua mina é bastante profunda, sempre sendo possível encontrá-lo, e em torno dele também existe um ecossistema que se torna mais forte conforme sua rede cresce. 

btc11

  1. Bitcoin é capaz de colocar um fim à história milenar dos monopólios do dinheiro.

Os mecanismos de alavancagem da gestão da política monetária, durante vários séculos, têm estado nas mãos de algumas famílias muito ricas. O Bitcoin é capaz de mudar radicalmente esta situação. Os grandes bancos são susceptíveis e serão capazes de se manter à tona e preservar as reservas, por outro lado, nada impede que eles também migrem para a e-moeda corrente. 

Que outra moeda tem o potencial de mudar este velho paradigma? Muitas pessoas estão dispostas a investir em Bitcoin, tendo também em mente a mudança desta situação. Você conhece outros casos em que a nova unidade monetária faz suas próprias regras e ameaça reescrever a história financeira a partir do zero?

  1. A democratização do dinheiro.

Um recente vazamento, o Panama Papers (ou Papéis do Panamá), contendo dados de um informante do Banco Mundial, fornece evidências de que toda a infraestrutura da rede bancária do mundo é controlada por 12 indivíduos separados que governam tudo, como o Banco da Reserva Central.

O contrato social, publicidade e democratização do dinheiro só é possível graças ao Bitcoin e sua capacidade de alterar as regras do jogo. 

  1. O Bitcoin permite que as pessoas que não têm contas bancárias, realizem operações bancárias que são indisponíveis para elas.

Como mostra a experiência com as moedas locais eletrônicas M-Pesa, os habitantes de aldeias pobres foram capazes de melhorar significativamente o seu nível de vida, obtendo acesso a operações bancárias normais, tendo a oportunidade de pagar fornecedores e abrir seu próprio negócio. 

Dada a elevada prevalência e universalidade do Bitcoin, tente multiplicar este resultado por 1000. Há pelo menos uma moeda nacional que possa alcançar o mesmo desempenho?

btc8

  1. Bitcoin é muito difícil de roubar.

Para os batedores de carteira o futuro será muito confuso quanto ao que fazer com o Bitcoin, que não pode ser acessado a partir de uma carteira física ou uma bolsa. Estes fundos não têm valor sem a chave individual.

Provavelmente, o crédito bancário também vai desaparecer, dando lugar a empréstimos p2p. É possível que o roubo vá desaparecer de fato? Os hackers também logo verão tempos difíceis com as carteiras de Bitcoin que exigem múltiplas assinaturas.

  1. Bitcoin representa liberdade financeira.

Na soma de todas as razões acima expostas o Bitcoin também pode ser chamado de uma moeda libertária. Ditadores devem odiá-lo. Governos totalitários vão odiá-lo ainda mais, pois ele impede a corrupção, permitindo que um governo honesto possa florescer. Em países onde a liberdade das pessoas é limitada, a população crê que o dinheiro está lá para servir o país e o direito de propriedade, isso não é nada além de uma ilusão, pois todas as economias são passíveis de serem confiscadas. 

Quando o dinheiro é colocado na conta, os bancos estão tecnicamente de posse deles, e eles trabalham para o governo e para outras pessoas, mas não você! Decisões judiciais, impostos, inflação e etc.; sempre haverá uma maneira de tomar posse de seu dinheiro. O sistema Bitcoin oferece proteção. Você se torna seu próprio banco, e o fruto de seu trabalho passa a te pertencer de fato, como já é de direito.

Conclusão

Presumo que muitos vão querer desafiar esta lista. Outros podem não concordar com o fato de que, se pelo menos um dos aspectos mencionados pareçam difíceis de tanger no momento, ainda assim, reitero que o artigo sobre o valor intrínseco da Wikipedia também é aplicável ao Bitcoin.

Acredito que, em um ano, será possível fazer uma nova lista das propriedades intrínsecas do Bitcoin, doo mesmo comprimento que esta, mas mencionando perspectivas que agora são difíceis de imaginar.

btc5

 

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment