Notícias

10 anos atrás, o bloco gênese foi minerado na rede do Bitcoin

satoshi 10 years times

No dia 3 de janeiro de 2009, exatamente dez anos atrás, uma pessoa ou um grupo de pessoas sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto lançou a principal rede da primeira criptomoeda, o Bitcoin, obtendo o bloco de gênese com 50 BTC.

Vale notar que o lançamento da rede foi precedido pela publicação do white-paper do projeto no dia 31 de outubro de 2008.

A personalidade de Satoshi Nakamoto e os motivos para criar o Bitcoin ainda permanecem um mistério, que até pessoas fora da comunidade criptomonetária estão tentando desvendar. No entanto, o fato de que o hash do bloco de gênese da primeira criptomoeda contém o título do artigo “Chancellor on brink of second bailout for banks” da edição britânica do The Times pode indicar que a crise financeira global de 2008 e a política de resgatar as dívidas dos grandes bancos pelos estados foram um dos incentivos para Nakamoto.

Neste dia significativo para a comunidade, a corretora BitMEX decidiu agradecer ao criador do Bitcoin na primeira página do próprio The Times, tendo comprado o espaço publicitário.

“Estamos em dívida com você.” 

A primeira transação do Bitcoin ocorreu no dia 12 de janeiro de 2009, quando Satoshi Nakamoto enviou 10 BTC para Hal Finney. Três dias antes disso, a versão Bitcoin 0.1 foi lançada.

Vale notar que em 2018, a solução da segunda camada da Lightning Network estava se desenvolvendo ativamente na rede do Bitcoin. Além disso, devido à ativação do protocolo Segregated Witness e ao batching, blocos de mais de 2 MB começaram a ser extraídos no ano passado.

Vale ressaltar que o Bitcoin e outras criptomoedas pela primeira vez forma incluídas na declaração final do G20. Ao mesmo tempo, gigantes do mundo das finanças, como o Intercontinental Exchange e a Fidelity Investments, apesar da forte queda do mercado, começaram a desenvolver infraestruturas relevantes para investidores institucionais, fortalecendo assim o status do Bitcoin.

No momento, a taxa média ponderada da primeira criptomoeda é de US$ 3.900, e a sua capitalização de mercado é de cerca de US$ 68 bilhões.

Além disso, a campanha Proof Of Keys está agendada para hoje, dentro da qual os usuários tentarão retirar todos os seus Bitcoins das plataformas de negociação para as carteiras controladas por eles.

Feliz dia do bloco de gênese!

Vale acrescentar que no verão de 2018, apareceu mais um candidato para a posição de Satoshi Nakamoto. Uma pessoa desconhecida que publicou o texto “Duality” no site nakamotofamilyfoundation.org prometeu responder a todas as perguntas de interesse para a comunidade criptomonetária em seu livro. Ao mesmo tempo, a análise estilométrica confirmou que esse autor anônimo pode de fato ser o criador do Bitcoin.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *