Notícias

A blockchain do Bitcoin

A rede do Bitcoin

A blockchain do Bitcoin tem sido apontada como uma alternativa aos sistemas financeiros atuais. Entre uma série de realizações tecnológicas, o sistema peer to peer de dinheiro eletrônico oferece taxas baixas e transações quase instantâneas. No entanto, o número de transações processadas pela rede tem sido uma fonte contínua de preocupação.

 A rede do Bitcoin pode processar em torno de três a sete transações por segundo. Este número tem sido muitas vezes comparado com a capacidade de redes como a Visa que processa centenas de milhares de transações por segundo.

 Uma maneira de proporcionar mais espaço para as transações e um maior número máximo de transações por segundo aumentando o tamanho dos blocos. A desvantagem é uma possível diminuição na segurança de rede, com menores taxas ganhas pelos mineiros iriam. O que fazer, e como fazê-lo tem sido um tópico de discussão na indústria desde que os blocos começaram a aproximar-se de sua capacidade máxima.

Se o bitcoin almeja tornar-se a principal moeda de negociação no mundo, a rede tem que suportar um número bem maior de negociações por segundo, com isso um grande debate vem ocorrendo, e muitas soluções têm sido apresentadas. Algumas alternativas são controversas e outras amplamente aceitas. Segregated Witness, mais conhecido como segwit, parece ser uma das poucas propostas com o apoio de ambos os lados. 

O que é Segwit

Segregated Witness é uma proposta de um desenvolvedor de Bitcoin, Pieter Wuille. Ele usa um novo tipo de dado para diminuir a quantidade de dados armazenados para cada transacção de Bitcoin. Como resultado, mais transações se encaixam em cada bloco, sem a necessidade de um hardfork.

Além das melhorias de escalabilidade, Segregated Witness ajuda com a maleabilidade da transação e diminui o custo para executar um nó completo uma vez que menos dados precisam ser armazenados.

Infelizmente, a forma como o txid é calculado permite a qualquer pessoa fazer pequenas modificações na transação, que não mudaria o seu significado, mas mudaria a txid. Isso é chamado de maleabilidade terciária.

Benefício possível: Rede relâmpago

Com problemas como o scriptSig e maleabilidade terciária consertados, a Rede relâmpago é menos complicada de implementar e significativamente mais eficiente em seu uso de espaço na blockchain.

 Com scriptSig de maleabilidade removida, ela também torna possível executar clientes relâmpago leves que terceirizem o monitoramento da blockchain.

Que a rede bitcoin precisa de uma atualização, todos entendem. Porém, como essa atualização será feita é o que anda tirando o sono de muita gente. Até o momento, Segwit oferece a melhor opção custo beneficio para a blockchain bitcoin, ao que tudo indica a rede sofrerá somente um soft fork, o que já deixa muitos investidores um pouco mais calmos, depois do susto do ETC e ETH.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *