Administrador do Alphabay comete suicídio em prisão

Alexander Kazes, gerente de um dos maiores mercados da DarkNet, o Alphabay,  foi levado sob o custodia para uma prisão na Tailândia, e com isso o site ficou offline.

Publicado em 14 de julho de 2017 por

De acordo com o WSJ, Alexander Kazes, gerente de um dos maiores mercados da DarkNet, o Alphabay,  foi levado sob o custodia para uma prisão na Tailândia, e com isso o site ficou offline. O administrador do mercado foi encontrado enforcado em 12 de julho.

Em 5 de julho, o administrador do site da Darkweb, Alphabay, Alexander Kazes, foi preso e colocado sob custódia em uma prisão Tailandesa. Porem, o administrador do site não esperou a extradição para os EUA, tendo cometido suicídio no dia 12 de Julho. Isso foi reportado pelo WallStreetJournal.

Publicidade

Publicidade

Algumas semanas atrás, o site começou a ter problemas com a disponibilidade e, mais tarde, o mercado ficou offline. Durante muito tempo, a administração do mercado tentou tranquilizar seus usuários, dizendo que tudo estava sob controle e o site estaria enfrentando pequenos problemas técnicos.

O Alphabay foi incluído na lista dos 10 principais comerciantes da darknet pelo número de usuários e o volume de transações. O Alphabay vendeu, principalmente, substâncias narcóticas, cartões bancários roubados, várias bases de dados, bem como vários manuais e instruções para o início de cibercriminosos. As transações no site foram realizadas por Bitcoins, Ethereum, Monero, Dash e Zcash, sendo essa a ultima moeda a ser aceita pelo site.

Lembrando que em 2015, o fundador do primeiro mercado da DarkNet, o Silk Road, Ross Ulbricht foi condenado à prisão perpétua. Em março de 2015, a administração de outro importante no mercado negro fechou seu site, citando receios de compartilhar o mesmo destino de Ross Ulbricht.

Publicidade

Publicidade

Alphabay, NSA e Zcash

Há algum tempo surgiu na web um boato de que o Zcash estaria intimamente ligado à NSA, que usaria suas transferências para descobrir seus usuários e monitorar suas transações.

Não se sabe ao certo se é uma coincidência ou não, mas o fato é que: pouco tempo depois que a Alphabay passou a aceitar a criptomoeda, todo o funcionamento do site foi exposto e seus administradores presos, o que leva a pensar se foi só um boato ou se o Zcash tem mesmo um pezinho nos porões da NSA.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment