DestaqueNotícias

Akropolis uso da Blockchain em sistema de pensões

Manter o sistema de pensões e aposentadoria está se tornando cada vez mais difícil, ao redor do mundo os programas de aposentadoria são amplamente subcaptalizados e avanças rapidamente em direção ao ponto em que deixarão de ser insustentáveis. Na Rússia, por exemplo, projeta-se que o déficit da previdência dobre em 2018. No Brasil e diversos outros países da OCDE, segundo o Citibank, a situação não é muito diferente.

Manter o sistema de pensões e aposentadoria está se tornando cada vez mais difícil, ao redor do mundo os programas de aposentadoria são amplamente subcaptalizados e avanças rapidamente em direção ao ponto em que deixarão de ser insustentáveis. Na Rússia, por exemplo, projeta-se que o déficit da previdência dobre em 2018. No Brasil e diversos outros países da OCDE, segundo o Citibank, a situação não é muito diferente.  O déficit combinado no financiamento de obrigações de pensão pública em 20 países da OCDE totaliza US$ 78 trilhões.

O Rápido envelhecimento da população tem colocado os programas de aposentadoria em xeque. A população em idade de aposentaria que era de 600 milhões em todo mundo, deve chegar a 2,1 bilhões em 2050, segundo estimativas. Nos países desenvolvidos o aumento da população será ainda mais rápido e passará de 400 milhões para 1,7 bilhões em 2050. O Brasil também exibirá uma taxa alta de crescimento população idosa, em 2050, de acordo com especialistas, serão 60 milhões de aposentados, contra 21 milhões em 2000.

Nesse cenário, no ano 2050 haverá apenas quatro trabalhadores por pessoa aposentada frente a oito pessoas por aposentado que é a proporção atual. Além disso, de acordo com projeção do Fórum Econômico Mundial, o déficit global de poupança para aposentadoria aumentara de US $ 70 trilhões em 2015 para US $ 400 trilhões. Todo esse cenário ameaça tirar de milhões de pessoas benefícios cruciais para garantir o mínimo de tranquilidade durante a velhice.

Diante do exposto surge a necessidade da criação e desenvolvimento de novas tecnologias e medidas paralelas que possam trazer alternativas para solucionar o problema. É isso que a Akropolis pretende fazer. A Startup entra no mercado com o intuito de resolver o problema da aposentadoria criando um ecossistema descentralizado de pensões no mundo todo. O modelo proposto pela Akropolis é completamente transparente e imutável, projetado para monitorar e gerenciar a poupança para a aposentadoria, a fim de garantir um modelo financeiro sustentável, equilibrado e mais seguro para todos.

A solução baseada em blockchain com contratos inteligente visa mudar consideravelmente a forma como são feitos os investimentos de longo prazo e poupanças para o fututo.O projeto Akropolis intenciona-se ser a maior infraestrutura alternativa de pensões do mundo.

Uma abordagem baseada em blockchain traz à economia uma forma de gerenciar fundos de pensões de maneira mais eficiente. Isso pode ajudar a encorajar mais pessoas, sobretudo pessoas mais jovens, a se tornarem contribuintes ativos dos fundos de pensão. Esse aumento de participação é crucial para tornar as aposentadorias solventes e sustentáveis.

Por que usar a tecnologia blockchain?

A tecnologia blockchain ganhou uma grande visibilidade pois permitiu a criação de sistemas descentralizados, transparentes e seguros. Nesse sentido, a solução da Akropolis baseada em blockchain com contratos inteligentes visa mudar consideravelmente a forma como são feitos os investimentos de longo prazo e poupanças para o fututo. O projeto Akropolis intenciona-se ser a maior infraestrutura alternativa de pensões do mundo.

Através do blockchain, as pensões podem ter um sistema mais confiável para que as pessoas não tenham mais que se apoiar totalmente em mecanismos tradicionais. A Akropolis pretende oferecer aos usuários a capacidade de gerenciar as aposentadorias sem a interferências que terceiros e oferece meios para que usuários, fundos e gerentes de fundos possam interagir.

Dinâmica de funcionamento da plataforma da Akropolis

Na plataforma os usuários podem criar suas contas e escolher entre uma gama variada de produtos de pensão e fundos adequados à sua situação. Por meio de um sistema totalmente transparente dos registros do blockchain, os usuários poderão acompanhar o desempenho de seus portfólios. Fundos e gestores de fundos também são responsabilizados por meio de um sistema de classificação e reputação. Dessa maneira, haverá incentivos para estes se mantenham focados apenas em garantir a sustentabilidade de seus recursos.

Assim, o sistema traz eficiência e dá mais autonomia aos usuários, que terão uma visão panorâmica de como seu dinheiro é gerenciado, além disso, as pessoas podem se envolver e assumir maiores responsabilidade por suas próprias finanças ao contrário do que ocorre nas instituições tradicionais.

Venda dos tokens AKT

A Akropolis limitou a emissão de seus tokens AKT em 900 milhões dois quais 40% serão disponibilizados durante a venda pública. Atualmente está em transição a pré-venda privada.

Detalhes técnicos

  • Emissão total de tokens: 900.000.000
  • Hard Cap: $ 25.000.000
  • Quantidade máxima para venda: 360.000.000 (40%)
  • Preço do token: US $ 0,069 (a taxa de câmbio USD/ETH será fixada 48 horas antes do evento de geração de token – TGE)

Alocação dos tokens

  • 40% serão destinados à venda
  • 10% serão destinados aos conselheiros e primeiros parceiros
  • 10% serão investidos em Marketing e desenvolvimento do ecossistema
  • 20% serão destinados à equipe
  • 20% serão alocados para fundo reserva e parcerias

Alocação dos recursos:

  • 50% serão destinados à talento e tecnologia
  • 15% serão destinados às parcerias
  • 10% serão investidos em atividades de marketing
  • 12,5% serão destinados ao setor jurídico e regulatório
  • 10% às operações
  • 2,5% contingência

Conclusão

Não é de hoje que o tema aposentadoria e previdência são temas importantes e muitos debatidos. O envelhecimento rápido da população e diminuição da proporção de trabalhadores por aposentado têm gerado um problema grave que coloca em risco a sustentação do sistema previdenciário. Paralelamente cresce a preocupação com novas e mais eficientes formas de resolver esse problema.

Os fundos de pensão não oferecem autonomia e credibilidade suficientes para atrair novos investidores. As modelos tradicionais não são devidamente transparentes e os investidores não conseguem acompanhar de perto o que está sendo feito com o dinheiro investido, tampouco tem autonomia para tomar decisões o que gera um desincentivo ainda maior.  Seguindo nesse ritmo a tendência é de que algum tempo a previdência se torne algo insustentável ameaçando privar milhões de pessoas de suas aposentadorias.

Nesse contexto, a Akropolis surge como uma alternativa para o problema. A Plataforma, que tem como base a tecnologia blockchain, visa trazer um modelo inovador e transparente para esse mercado. Sobre essas bases, o sistema será mais eficaz garantindo que gestores tenham mais incentivos a sempre buscarem as melhores opções para todos os usuários. Além disso, os usuários têm maior liberdade no que tange às informações e direcionamento de seus próprios recursos, o que acaba por encorajá-los ao investimento. Dessa maneira, espera-se que a plataforma possa atrair maior número de investidores, principalmente os mais jovens.

Visite o site do projeto: https://akropolis.io/

Ou acesse as redes sociais:

Facebook 

Twitter 

Telegram

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *