Análise técnica: Principais estratégias de compra

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Publicado em 22 de setembro de 2018 por

Análise técnica: Principais estratégias de compra – especificidades, estratégias, investimento, padrões e tendências para entrada em momentos oportunos

Análise técnica

Principais estratégias de compra

O mercado está sempre proporcionando bons momentos para entrada dos investidores. Mas, alguns desses momentos podem ser mais interessantes e positivos. Além disso, o melhor momento de entrada varia de acordo com a estratégia de cada investidor.

Antes de comprar determinado ativo é importante que o investidor conheça as especificidades dos ativos nos quais pretende investir e também os padrões e tendências gráficas que uma cada um deles exibe.

Ademais, a análise técnica, nesse contexto, é uma ferramenta fundamental. Através desse recurso é possível traçar estratégias que permitem entrada e saída em momentos oportunos. Neste artigo, vamos falar sobre as principais estratégias de entrada, usando como base esse modelo de análise:

  • Rompimento
  • Correção
  • Contra Tendência

Essas três estratégias estão intimamente relacionadas à tendência dos preços, característica muito importante na análise técnica. A estratégia de rompimento e correção são mais utilizadas quando o preço do ativo segue tendência de valorização. Na contramão, a estratégia de ir contra a tendência é mais usada quando o ativo está em tendência de queda.

Rompimento

A estratégia de rompimento se baseia em comprar um ativo assim que seu preço rompe o topo anterior. Basicamente, a ação de compra é realizada quando acontece quando o gráfico exibe um pivô de alta.

Análise técnica: Principais estratégias de compra . BTCSoul.com

Como é possível visualizar no gráfico, um requisito básico para efetivação dessa estratégia é de que haja no gráfico a formação de fundos ascendentes indicando que o ativo está ou entratará em uma tendência de alta quando superar o topo anterior.

Correção

A estratégia de compra de correção se fundamenta em adquirir um ativo quando seu gráfico apresenta um movimento de baixa durante uma tendência de alta. Em geral a compra é acionada assim que o gráfico exibe um sinal forte de retomada da tendência.

Análise técnica: Principais estratégias de compra. BTCSoul.com

Caso o gráfico exiba a formação de um fundo descendente, ou seja, o fundo atual esteja num patamar abaixo do fundo anterior, há uma indicação de formação de tendência de baixa. Nesse caso, esse tipo de estratégia deve ser anulado.

Contra Tendência

Esse tipo de estratégia consiste em entrar em um ativo após uma forte queda. Esse tipo de compra ativa quando há uma sinalização gráfica de uma possível alta nos preços. A intenção aqui é tentar aproveitar um repique, movimento que ocorre como forma de correção após uma queda brusca.  

Análise técnica: Principais estratégias de compra. BTCSoul.com

Observe que nesse gráfico o segundo topo atinge um patamar menor do que o topo anterior, ou seja, é um topo ascendente. Geralmente, esse tipo de movimento indica tendência ou início de tendência de baixa, o que é crucial para aplicação desse tipo de estratégia.

Esse é um tipo de estratégia que pode sem bem interessante em contextos, onde há reação exagerada dos investidores derrubando os preços além do normal.

 

 

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment