BásicoNotícias

Análise Técnica: Volume – indicador para novos negócios, tendência de preços e rastreamento da movimentação de grandes acionistas

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Análise Técnica

Volume

Neste artigo de análise técnica vamos falar do Volume, um indicador bastante usado pelos analistas, que pode nos ajudar a rastrear a movimentação de grandes acionistas.

O volume surge a partir da realização de um novo negócio, e pode ser fracionado em três partes: ações, ou quantidade de criptomoedas, quando tratamos desse mercado financeiro e de negócios. Basicamente o volume de ações ou de determinada moeda digital é justamente o número desses ativos que foram negociados no período. O volume financeiro está relacionado ao valor envolvido nas transações. Para obter o volume financeiro basta multiplicar o número de ações ou quantidade de moedas negociadas pelo valor de cada negócio. E o volume de negócios é número de negócios realizados no mesmo determinado período.

Ex: Suponha que em um determinado período foram negociados 1000 mil BTC, a US$ 6.610, em apenas 5 transações. Nesse caso, o volume de quantidade foi 1000 BTC; volume financeiro US$ 6.610.000 e o volume de negócios foi igual a 5.

Operação: Compra Volume
Quantidade 1.000 BTC Ações/Quantidade de ativos negociados
Valor US $ 6.610
Total US $ 6.610.000 Volume Financeiro
Negócios
Agente 1 300 BTC Volume de negócios
Agente 2 275 BTC
Agente 3 210 BTC
Agente 4 160 BT
Agente 5 55 BTC

Representação do volume no gráfico

O Volume é representado graficamente pelas barras verticais, geralmente localizadas na parte de baixo da tela, como está no gráfico diário do bitcoin abaixo. Quando menor for o volume menor será a barra e quanto mais alto ele for maior será a barra.

Análise Técnica: Volume - indicador para novos negócios, tendência de preços e rastreamento da movimentação de grandes acionistas

Relevância do volume na análise técnica

Como já dito, o volume pode ajudar o analista a rastrear o movimento dos maiores acionistas e isso é um ponto relevante se considerarmos o quanto um acionista individual pode impactar no valor de uma ação, bem como tamanho seu conhecimento a respeito desse ativo.

Além disso, o volume é um indicador que pode auxiliar na confirmação de tendência do preço. Para confirmar uma tendência de alta, o volume deve ser maior nos dias de alta e menor nos dias de queda. Em contrapartida, para confirmar uma tendência de baixa, o volume deve ser maior nos dias de baixa e menor nos dias de alta.

Ademais, o volume pode ajudar a identificar um bom momento de entrada e saída de um ativo. Isso porque quando o preço de um ativo rompe a resistência ou suporte com um volume acima da média diária existe grande possibilidade daquele movimento se manter na mesma direção do rompimento.

Por isso, o rompimento de uma resistência acompanhada de um volume mais alto do que o normal observado pode configurar um bom momento de entrada, e esse é um método bastante usado por analistas para indicar melhores momentos de compra.

 

 

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *