Notícias

Anunciada primeira transação através da Lightning Network

As startups ACINQ, Blockstream e Lightning Labs, que estão trabalhando mais ativamente na implementação do protocolo Bitcoin da Lightning Network (LN), anunciaram que alcançaram a compatibilidade em seus aplicativos.

Após uma analise promissora de sua rede de roteamento na semana passada, feita pela startup francesa Acinq, a Blockstream, anunciou que enviou a primeira transação de ponta a ponta através da Lightning Network, uma camada superior, altamente antecipada, para a rede bitcoin projetada para aumentar a capacidade de transação.

O que a equipe chamou de “Lightning’s First Strike”, ocorreu quando seus desenvolvedores enviaram uma transação através de uma versão de teste da rede com êxito para outra parte, um processo que incluiu reverter todo o valor em bitcoin e em seguida encaminhar esse valor de pagamento através de vários nós.

Enviado pela TESTNET do bitcoin, a transação utilizou o valor de 0,01 BTC como teste, valor utilizado para “comprar” uma imagem de dois gatos sentados diante do por-do-sol, composta por caracteres ASCII.

Enquanto isto pode parecer trivial, o anúncio pode ser visto como um sinal de que o Lightning está progredindo desde a fase de conceito. Até à data, a maioria das implementações concentraram-se em itens de alto nível, como roteamento e privacidade, em vez de uma visualização completa de como o Lightning pode melhorar o uso de bitcoins em grande escala.

Engenheiro da tecnologia, Rusty Russell, disse:

“Estas peças já estavam todas aí. Isso é realmente emocionante para um nerd, como eu. De um ponto de vista, apenas juntar as peças é trivial. Já de outro, é um verdadeiro marco chegar aqui.”

Embora não seja o projeto “assinatura” da empresa, a Blockstream tem sido de grande contribuição para o Lightning, assim como várias outras startups.

Em particular, Russell tem trabalhado na implementação da Lightning Network desde Março de 2015. Da mesma forma, o engenheiro de tecnologia da Blockstream, Christian Decker, que se juntou à Blockstream em agosto, originalmente propondo Canais Duplex Lightning de micropagamentos, uma outra maneira de explorar canais de micropagamento para o mesmo propósito: dimensionamento da rede.

Mas os engenheiros da Blockstream descrevem a aplicação de ponta a ponta como um teste bastante diferente do da Acinq. Ao invés de focar em roteamento eficiente, os engenheiros estavam testando uma operação bem sucedida em toda a rede.

“O seu trabalho mostra como, por meio de simples analogia, pode-se criar ruas para ir de A para B de forma eficiente, no teste nós demonstramos aqui com a versão 0.5 do protótipo C do Lightning está realmente indo no rumo certo”, o post explica.

O teste

E o teste foi realizado na TESTNET bitcoin. Os dois desenvolvedores veem seu movimento com Regtest do bitcoin (uma forma de testar funcionalidades sobre o bitcoin), assim os desenvolvedores têm mais controle sobre o teste.

“Esso é enfiar o nariz um pouco mais para fora, no mundo real, e fazê-lo de ponta a ponta”, disse Russel.

Os engenheiros também notaram que a velocidade da transação foi de cerca de algumas dezenas de milissegundos, que é um tempo muito menor em comparação com aquelas executados na blockchain bitcoin. Os resultados, eles inferiram, demonstram que o aumento do uso da Lightning poderia escalar a rede.

“É realmente incrível para nós”, disse Decker, acrescentando que, “Levei mais tempo para voltar para a página da Web e clicar em um link para obter o meu gato, que a transferência real.”

Desenvolvimento futuro da Lightning

Este progresso também está previsto para continuar nas próximas semanas.

Todos os implementadores de projetos diferentes da Lightning planejam se encontrar em Milão, Itália, depois da grande conferência de desenvolvedores bitcoin deste fim de semana, a Scaling Bitcoin, e elaborar novas normas.

Ao longo das linhas do objetivo de alinhar a comunidade Lightning, Decker disse que o plano é “criar um pequeno ecossistema” no TESTNET do bitcoin para os canais de micropagamento. A Blockstream tem novos planos para lançar o seu trabalho de modo que qualquer um possa experimentar a tecnologia, ou  “comprar o seu próprio gato na TESTNET”, como Russell colocou.

Mas, enquanto a implementação é um sistema de trabalho end-to-end, os engenheiros dizem que há outras características que eles têm trabalhado e que ainda precisam adicionar à esta versão TESTNET.

Por exemplo, cada nó nesta versão TESTNET tem “conhecimento global” da topologia da rede. Assim, tanto quanto encontrar um caminho através da rede, que não usa um sistema de encaminhamento de estilo alargamento eficaz que é capaz de se adaptar a um maior número de nós de rede.

No entanto, eles foram capazes de juntar as peças para uma transação TESTNET que funciona.

“Eu acho que foi incrivelmente excitante fazer isso”, disse Russell. “Eu estava surpreso. Trabalhando todo o ano sobre isso, é fácil perder a perspectiva sobre o quão excitante este material é. Vê-lo em ação e ver alguém comprar um gato é surpreendentemente legal”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *