Notícias

Autoridades japonesas decidem simplificar taxação de lucros de criptomoedas

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) vem fazendo uma pressão metódica sobre as corretoras de criptomoedas, de modo que elas se recusam a oferecer suporte a criptomoedas anônimas – como Monero, Zcash e Dash.

O Comitê de Política Fiscal do Japão realizou uma reunião na qual discutiu formas de simplificar a taxação de operações com Bitcoin e outras criptomoedas. Isso foi relatado pela CoinTelegraph com referência ao portal local Sankei.

De acordo com os resultados do encontro dessa quarta-feira, dia 17 de outubro, representantes do Comitê salientaram que no momento, a taxação de criptomoedas no país é muito complicada e pesada, uma vez que os cidadãos precisam apresentar versões estendidas das declarações de impostos.

Segundo os oficiais, esse processo precisa ser simplificado, caso contrário, um grande número de cidadão simplesmente não declarará o imposto de renda.

“Esse ambiente deve ser mudado para que o registro de declarações fiscais não seja difícil”, ressaltaram representantes do Comitê.

A atual legislação obriga os cidadãos japoneses a declarar o lucro de transações criptomonetárias começando por 200 mil ienes por ano (cerca de US$1,78 mil).

Anteriormente, um problema semelhante foi reconhecido pelas autoridades dos EUA: autoridades fiscais do país (IRS) notaram que a proporção de pessoas declarando lucros de operações de criptomoedas era insignificante – e menor ainda era a proporção daqueles que faziam isso corretamente. Nesse contexto, o IRS lançou ferramentas especiais com o objetivo de simplificar a interação dos cidadãos com o serviço fiscal.

No Japão, embora o país esteja mais aberto à criptomoeda, tais mecanismos estão ausentes.

Lembramos que no início deste mês, um projeto de lei foi introduzido na Verkhovna Rada, da Ucrânia, prevendo a isenção de participantes do mercado de criptomoedas de impostos até o final de 2029. É possível ler mais sobre isso aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *