Notícias

Banco de Belarus lança rede baseada em Blockchain

O Banco Nacional da República de Belarus afirmou em publicação que acaba de lançar uma rede de informações baseada na tecnologia blockchain.

O Banco Nacional da República de Belarus afirmou em publicação que acaba de lançar uma rede de informações baseada na tecnologia blockchain. Além disso, no mesmo press release eles dizem que o uso da tecnologia será para propósitos tanto dentro quando fora do mundo bancário.

Inicialmente, a rede será utilizada pelo banco apenas para registrar garantias e suas emissões. Os bancos de Belarus, em pouco tempo, poderá transferir registros verificáveis das mesmas, permitindo que eles conduzam atividades econômicas transparentes dentro dos padrões internacionais da União Econômica da Eurasiática (UEE).

Os benefícios de um sistema descentralizado de informações são fundamentais para o próximo passo planejado pelo governo de Belarus para a tecnologia Blockchain. A ideia é iniciar a manutenção de registros das casas de câmbio e bolsa de valores de Belarus diretamente na rede descentralizada.

Os dados visados vão desde as trocas de papéis e moedas até as operações de balcão, criando uma transparência e segurança ainda não vistas. A esperança é que isso crie condições favoráveis para o desenvolvimento do mercado de ações de Belarus.

Contudo, até o momento, não existem planos para que essa rede recém-criada seja utilizada para criar uma moeda virtual. Mas, mesmo sem o planejamento atual, todo o “esqueleto” necessário para fazer um ativo para troca de valores está disponível e não existem restrições nesse quesito na nação.

No longo prazo, espera-se que a rede seja utilizada para administrar contratos inteligentes. Além dos registros bancários eles também desejam alavancar uma série de atividades que poderiam se beneficiar desse tipo de suporte. No press release eles citaram negócios em geral, sistema de saúde e departamentos legais.

De acordo com o Banco Nacional da República de Belarus:

“A tecnologia blockchain tem sido largamente utilizada desde 2.008. Uma característica peculiar da blockchain é a natureza descentralizada da estrutura de armazenagem de blocos de informação idênticos que evitam os pontos de falha de controle central”.

Anteriormente, a Nasdaq anunciou uma parceria com a Citi e a startup Chain para iniciar o processo de implementar a tecnologia Blockchain ao mercado de valores mobiliários americano.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *