Notícias

Banco Central da República Tcheca: Bitcoin não é um risco à economia

Uma declaração apareceu no site do Banco Central da República Tcheca, que levantou a questão da crescente popularidade do Bitcoin e também discutiu os possíveis riscos que a moeda criptográfica apresenta ao sistema bancário tradicional.

Uma declaração apareceu no site do Banco Central da República Tcheca, que levantou a questão da crescente popularidade do Bitcoin e também discutiu os possíveis riscos que a moeda criptográfica apresenta ao sistema bancário tradicional. Isto foi relatado pela revista ForkLog.

Apesar do fato de que, no início do documento, a capital do país, Praga, é chamada de “lar para usuários de criptografia”, o tom adicional da declaração resume o fato de que bancos e instituições financeiras não têm motivos para temer a propagação da criptomoeda.

Assim, o Banco Central da República Checa se refere à aceitação da moeda criptográfica como “insignificante em seu tamanho e alcance”. Além disso, o regulador financeiro checo observa que “as transações eletrônicas que usam Bitcoins em todo o mundo são equivalentes a apenas 16% das transações eletrônicas realizadas em Coroa checa”.

“O Bitcoin não pode ser considerado uma mercadoria monetária por causa de seu preço constantemente em mudança. A moeda deve ter um poder de compra estável e o preço do Bitcoin é instável devido ao estoque fixo”, afirma o banco.

O banco central também chama o Bitcoin de “a antítese do sistema monetário elástico checo”, porque se baseia no princípio de que “a preservação do poder de compra do dinheiro em relação à quantidade constante de disponível deve mudar ao longo do tempo”.

No seu apelo, o Banco Nacional Checo chegou à conclusão de que não é preciso ter medo de que as criptomoedas substituam o sistema monetário tradicional do país “por uma alternativa com dinheiro fixo”.

Em janeiro, as autoridades checas solicitaram as corretoras de que verificassem os usuários no âmbito da política do KYC e que também tomassem medidas para combater a lavagem de dinheiro no país.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *