Banco Central de Portugal: Bitcoin não é uma moeda

O chefe do Banco Central de Portugal, Helder Rosalino, disse que o regulador financeiro não considera o Bitcoin uma moeda, já não atende às características necessárias.

Publicado em 10 de novembro de 2017 por

O chefe do Banco Central de Portugal, Helder Rosalino, disse que o regulador financeiro não considera o Bitcoin uma moeda, já não atende às características necessárias. Ele disse isso em entrevista à edição portuguesa da ECO.

Na opinião de Rosalino, o Bitcoin não é um meio de economizar capital e não pode ser usado para empréstimos, que são as principais características das moedas emitidas pelos bancos centrais. Os reguladores não emitem moedas digitais e não regulam seu volume de negócios, o que os torna incapazes de fornecer operações de crédito.

Publicidade

Publicidade

Ao mesmo tempo, como muitos outros críticos no mercado de Bitcoin e criptografia, Rosalino falou sobre a tecnologia de Blockchain e as possibilidades de seu uso em empresas FinTech.

“Criptomoeda são uma solução de computador com uma poderosa base tecnológica, uma fantástica tecnologia de Blockchain que permite pagamentos não contíguos, o que lhe permite realizar transações P2P sem um intermediário fora do sistema financeiro, mas não estou falando de moedas como tal. Reconhecemos que esta é uma inovação explosiva, mas também consideramos os riscos à sobriedade “, disse o chefe do Banco Central.

Ele está convencido de que, devido à liberação limitada de materiais criptográficos, há especulações sobre o aumento da demanda, o que leva a uma alta volatilidade dos indicadores de preços. Rosalino acredita que a responsabilidade do Banco Central é educar e proteger os consumidores.

O chefe do órgão regulador também enfatizou que os obstáculos legais podem prejudicar a troca gratuita de moedas digitais por dinheiro. Além disso, as agências de aplicação da lei estão explorando um novo mercado em relação aos riscos de fraude e lavagem de dinheiro, e o banco está avaliando a “nova realidade”.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment