Notícias

Banco Central de Portugal: Bitcoin não é uma moeda

O chefe do Banco Central de Portugal, Helder Rosalino, disse que o regulador financeiro não considera o Bitcoin uma moeda, já não atende às características necessárias.

O chefe do Banco Central de Portugal, Helder Rosalino, disse que o regulador financeiro não considera o Bitcoin uma moeda, já não atende às características necessárias. Ele disse isso em entrevista à edição portuguesa da ECO.

Na opinião de Rosalino, o Bitcoin não é um meio de economizar capital e não pode ser usado para empréstimos, que são as principais características das moedas emitidas pelos bancos centrais. Os reguladores não emitem moedas digitais e não regulam seu volume de negócios, o que os torna incapazes de fornecer operações de crédito.

Ao mesmo tempo, como muitos outros críticos no mercado de Bitcoin e criptografia, Rosalino falou sobre a tecnologia de Blockchain e as possibilidades de seu uso em empresas FinTech.

“Criptomoeda são uma solução de computador com uma poderosa base tecnológica, uma fantástica tecnologia de Blockchain que permite pagamentos não contíguos, o que lhe permite realizar transações P2P sem um intermediário fora do sistema financeiro, mas não estou falando de moedas como tal. Reconhecemos que esta é uma inovação explosiva, mas também consideramos os riscos à sobriedade “, disse o chefe do Banco Central.

Ele está convencido de que, devido à liberação limitada de materiais criptográficos, há especulações sobre o aumento da demanda, o que leva a uma alta volatilidade dos indicadores de preços. Rosalino acredita que a responsabilidade do Banco Central é educar e proteger os consumidores.

O chefe do órgão regulador também enfatizou que os obstáculos legais podem prejudicar a troca gratuita de moedas digitais por dinheiro. Além disso, as agências de aplicação da lei estão explorando um novo mercado em relação aos riscos de fraude e lavagem de dinheiro, e o banco está avaliando a “nova realidade”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *