Bancos espanhóis criam novo consórcio de blockchain.

Um grupo de bancos espanhóis, em parceria com a consultoria Grant Thornton, criou o primeiro consórcio de blockchain do país.

Publicado em 28 de maio de 2017 por

Um grupo de bancos espanhóis, em parceria com a consultoria Grant Thornton, criou o primeiro consórcio de blockchain do país. Isso foi relatado no site do banco espanhol Cecabank.

Publicidade

Publicidade

O consórcio de blockchain financeiro inclui instituições como Cecabank, Abanca, Bankia, CaixaBank, Kutxabank,  Ibercaja,  Liberbank e Unicaja, que em conjunto representam cerca de 33% do setor bancário espanhol.

Segundo os representantes do Cecabank, a criação dessa nova organização permitirá aos participantes compreender melhor a tecnologia de registro distribuído e explorar o potencial de sua aplicação prática.

“Funcionários de todas as nossas unidades funcionais não só obterão uma profunda compreensão da tecnologia, mas também explorarão todas as novas oportunidades que surgem graças ao desenvolvimento da indústria de blockchain”, disse Jamie Manzano, porta-voz do Cecabank.

Publicidade

Publicidade

O site também diz que, em primeiro lugar, a nova organização se especializará na criação de soluções no campo da política contra a lavagem de dinheiro (AML), bem como ferramentas de identificação digital para os clientes.

Além disso, o consórcio de blockchain explorará as possibilidades de otimização dos processos de negócios com a ajuda de um sistema de blockchain que também trabalhará na criação de modelos de negócios inovadores.

BBVA

O banco espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e seu compatriota Santander não participam da iniciativa – ao menos não por agora. Os bancos Santander e BBVA participam do conglomerado Global Ripple, e inclusive já testaram transferência de valores internacionais via blockchain.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment