Notícias

Bank of America: criptomoedas são uma ameaça ao nosso modelo de negócios

Um membro do Conselho de Governadores da Reserva Federal (FRS), Lael Brainard, chamou o Bitcoin e outras criptomoedas de "extremamente voláteis", mas deixou claro que essa nova classe de ativos não representa uma ameaça à estabilidade da economia americana.

O Bank of America (BoA), uma das maiores instituições financeiras do mundo, admitiu que o Bitcoin e outras criptomoedas ameaçam seu modelo de negócios. Isto foi afirmado em seu relatório anual, escreve o Financial Times.

O relatório, datado de 22 de fevereiro, foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, listando uma série de riscos econômicos, geopolíticos e operacionais que podem ameaçar o BoA no novo ano fiscal. Neste ano e pela primeira vez, o documento menciona criptomoedas.

Vale ressaltar que anteriormente, o BoA começou a rejeitar compras de criptomoedas realizadas por seus clientes através de cartões de crédito, sendo que assim como afirma o relatório, essa e outras medidas similares podem levar a uma evasão de clientes.

“Os clientes podem optar por fazer negócios com outros participantes do mercado que oferecem produtos em áreas que consideramos especulativas, por exemplo, na área de criptomoedas”, diz o documento.

O Bank of America é o segundo maior banco dos EUA em termos de ativos, e sua administração acredita que a adoção generalizada de criptomoedas e outras inovações na área de tecnologias financeiras pode exigir “significativas despesas” para atualizar os serviços existentes e manter a competitividade na luta contra startups financeiros.

Além disso, o BoA teme que criptomoedas e outras novas tecnologias possam limitar sua capacidade de operar sob a legislação contra o branqueamento de capitais.

Note que, apesar do óbvio reconhecimento do perigo que o Bitcoin propõe ao sistema financeiro tradicional, o Bank of America é um dos representantes mais ativos do setor em termos de estudo de novas tecnologias. O banco representa um número significativo de pedidos de patente na área da tecnologia de Blockchain – incluindo um sistema de câmbio automático de moedas digitais.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *