Bank of Canada propôs um sistema financeiro baseado em Bitcoin

O consultor de pesquisa do Bank of Canada, Warren E. Weber propôs a criação de um novo sistema financeiro que usaria Bitcoin como moeda padrão. A moeda digital seria chamada de "Bitcoin standard"

Publicado em 18 de agosto de 2017 por

O consultor de pesquisa do Bank of Canada, Warren E. Weber propôs a criação de um novo sistema financeiro que usaria Bitcoin como moeda padrão. A moeda digital seria chamada de “Bitcoin standard”, Isso foi relatado pela revista Fork Log.

Em seu trabalho, Weber investigou as características comuns entre o padrão Bitcoin e o padrão-ouro. Entre as principais semelhanças entre eles, Weber chama atenção para a falta de controle por bancos centrais ou órgãos financeiros, bem como emissões limitadas – que de acordo com o algoritmo Bitcoin apenas 21 milhões de moedas serão emitidas, assim como o ouro, apenas uma certa quantidade pode ser encontrada no Terra.

Publicidade

Publicidade

O sistema proposto por Weber prevê que o Bitcoin se tornará a moeda principal, enquanto as moedas restantes tornar-se-ão fiduciárias e serão emitidas pelos bancos centrais e comerciais.

O relatório de Weber também mostrou os possíveis benefícios econômicos de adotar o padrão Bitcoin. Em sua opinião, a principal vantagem será a capacidade de mais simplesmente prever o nível de preços da moeda criptográfica devido ao “nível determinístico conhecido” no qual a moeda existe.

Outro benefício, acredita o analista, seria que os recursos de investimento que são enviados para flutuações da taxa de câmbio de cobertura serão lançados e, talvez, serão usados ​​de forma mais produtiva.

Publicidade

Publicidade

No entanto, Weber acredita que o padrão de Bitcoin proposto é quase impossível de se implantar por causa da resistência esperada que será fornecida pelos bancos centrais e pelos governos de todo o mundo.

“Se o padrão Bitcoin se tornar uma realidade, nem os governos nem os bancos centrais poderão cobrar taxas ou fixar taxas de juros”, disse o analista.

No início deste ano, a vice-governadora do Bank of Canada, Carolyn Ulikins disse que era improvável que a infraestrutura de pagamento existente fosse substituída por um sistema totalmente integrado com tecnologia de registro distribuído.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment