Notícias

BBVA e BEI garantem securitização em Blockchain

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), um dos maiores bancos da Espanha, testou a rede Ripple para a realização de pagamentos internacionais.

O BBVA e o Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram uma operação de securitização sintética de 1 bilhão de euros.

O acordo é uma operação de financiamento muito inovadora, dado que esta é a primeira securitização sintética a ser apoiada pela tecnologia Blockchain na União Europeia e a terceira securitização sintética de empréstimos corporativos. Além disso, o BBVA e o Grupo BEI disponibilizarão 360 milhões de euros para o financiamento de projetos de investimento de PMEs e midcaps.

Grupo BEI e BBVA assinam segunda securitização sintética na Espanha

O BEI e o BBVA assinaram uma operação de securitização sintética para financiar projetos de investimento de PMEs espanholas. O acordo permitirá alocar 600 milhões de euros.

O Grupo do Banco Europeu de Investimentot, formado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), concedeu ao BBVA uma garantia sintética de 60 milhões de euros que será utilizada para alocar até 360 milhões de euros para o financiamento de novos projetos das PMEs e midcamps espanhóis. O acordo visa fomentar o apoio a pequenas e médias empresas em todos os setores da economia espanhola, concedendo-lhes empréstimos em condições favoráveis que lhes permitam obter financiamento com taxas de juros mais baixas e períodos de reembolso mais longos.

O acordo foi possível graças ao apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), que é o pilar central do Plano de Investimento para a Europa, conhecido como o “Plano de Juncker” – seu apoio aumenta a capacidade do Grupo BEI de financiar projetos de investimento que, de acordo com os critérios do Plano, envolvam atividades que, pela sua estrutura ou natureza, tenham um perfil de risco mais elevado, mas que instiguem a competitividade das empresas e criem vagas.

O acordo é uma operação de financiamento muito inovadora, pois é a primeira securitização de empréstimos corporativos a ser apoiada pela tecnologia de Blockchain na União Europeia. A Blockchain oferece uma melhor experiência ao cliente, automatizando o processo de negociação e minimizando os riscos operacionais, graças a suas características intrínsecas. A plataforma DLT desenvolvida pelo BBVA foi utilizada pelas três partes para negociar esse acordo, desde a origem até a assinatura do contrato, e também para garantir a rastreabilidade e a imutabilidade, tornando, dessa forma, o processo de documentação mais seguro e transparente. Toda a negociação foi registrada na Hyperledger, enquanto um hash ou identificador único do contrato assinado foi registrado na Blockchain pública do Ethereum (testnet).

Emma Navarro, vice-presidente do BEI, disse sobre o projeto:

“Estamos muito satisfeitos por apoiar a terceira operação de garantia de mezanino do Grupo BEI na Espanha. Graças à nossa parceria com o BBVA, as PMEs espanholas poderão se beneficiar das vantagens do nosso financiamento. Este acordo combina os recursos do EIF e do BEI no âmbito do Plano de Juncker para aumentar o apoio do BBVA às empresas espanholas, promovendo a criação de empregos e o crescimento econômico”.

O Chefe Executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert, por sua vez, disse:

“Os acordos de securitização sintética das PMEs são implementados por vários bancos europeus para fornecer alívio regulatório de capital. O FEI tem o prazer de trabalhar com o BBVA e o BEI para permitir que o BBVA forneça acesso adicional ao financiamento para as PMEs espanholas. O suporte conjunto do BEI e do FEI através de fundos do FEIE oferece uma solução competitiva para o BBVA, que impulsionará a oferta de financiamento na economia real”.

O CEO do BBVA, Carlos Torres, acrescentou:

“O BBVA está trabalhando em impulsionar o crescimento, a competitividade e a digitalização das PMEs espanholas. Além disso, estamos orgulhosos da plataforma DLT desenvolvida internamente pelo BBVA, que foi usada para negociar este acordo”. 

Nos últimos anos, o Grupo BEI e o BBVA assinaram uma série de outras operações destinadas às PMEs. Em novembro de 2017, eles forneceram 300 milhões de euros para o financiamento da inovação e da digitalização de pequenas empresas espanholas; em junho de 2016, lançaram uma linha de crédito de 600 milhões de euros; e em 2015, aprovaram uma linha de crédito de 1 bilhão de euros para promover a recuperação econômica e a criação de empregos nas PMEs.

A primeira garantia de mezanino assinada em junho de 2017 com o BBVA até agora permitiu alocar aproximadamente 1 bilhão de euros em financiamento para empresas de vários setores, como atacado, transporte e turismo. A segunda, assinada em março de 2018, permitiu o financiamento de até 600 milhões de euros para novos projetos de investimento de pequenas empresas espanholas.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *