Notícias

Bitcoin tem mais captação de mercado que moedas nacionais

A base de usuários e o limite de mercado do Bitcoin são maiores do que a maioria das moedas fixas de países pequenos na América Central, África e Europa. O próximo passo para o Bitcoin é ultrapassar o limite de mercado das moedas de reserva, para se estabelecer como a moeda global usada pelos usuários e consumidores em geral.

A verdade é que o Bitcoin, como uma tecnologia, não foi capaz de superar o valor ou base de usuário das moedas de reserva até agora. Para que isso aconteça, devem ser abordadas várias questões de escala e soluções devem ser implementadas.

Uma dessas soluções talvez seja o Segregated Witness do Bitcoin Core. Se a capacidade da cadeia e as soluções para o Bitcoin de duas camadas forem expandidas e melhoradas, a moeda poderá competir com as maiores moedas de reserva do mundo.

Ainda assim, a rede Bitcoin demonstrou uma taxa de crescimento significativa em termos de capitalização de mercado e base de usuários. Mais notavelmente, a Blockchain.info, uma popular plataforma de carteira de Bitcoin, registrou mais de 6 milhões de novos usuários nos últimos 12 meses.

Outras plataformas concorrentes, como a Coinbase, também mostraram uma taxa de crescimento rápido, com a plataforma de carteira da Coinbase atendendo a mais de 6 milhões de usuários.

A Coinbase e a Blockchain.info, atualmente estão atendendo quase 20 milhões de usuários de carteira. Para além destes utilizadores regulares do dia-a-dia, existem muitos investidores em corretoras de Bitcoin regulamentadas e plataformas de negociação como BitFlyer, Bitfinex e Bitstamp, que detêm Bitcoins como investimento.

De acordo com uma infográfia fornecido por um usuário de uma comunidade online de Bitcoin, a base de usuários de Bitcoin é maior do que muitos países, incluindo Noruega e Finlândia.

A capitalização de mercado do Bitcoin é maior do que a maioria das moedas fiduciárias do mundo. O Bitcoin tem um limite de mercado mais elevado do que as moedas dos seguintes países: Mongólia, Bolívia, Paraguai, Papua Nova Guiné, Tailândia, Laos, Sudão, Senegal, Nigéria e muito mais. A lista completa de países pode ser vista no infográfia mostrado abaixo:

mundo-min

A importância da escala para adoção em massa do Bitcoin

O Bitcoin, como observado no white-paper original de Satoshi Nakamoto, foi projetado e introduzido para operar como um sistema de dinheiro peer-to-peer eletrônico. Devido às suas taxas elevadas e tempos de confirmação relativamente longos, no entanto, desde 2015, o Bitcoin começou a operar como ouro digital.

Para o Bitcoin se tornar atrativo para as massas, ele precisa ser capaz de lidar com pequenos pagamentos, que sejam baratos, rápidos e seguros. Em outras palavras, para que o Bitcoin supere o valor das moedas de reserva e obtenha uma base de usuários maciça, ele tem que se referir à visão original de Nakamoto.

Tecnologicamente, o Bitcoin ainda não está lá. A comunidade de desenvolvimento de código aberto do Bitcoin está trabalhando para adicionar uma camada de liquidação no topo da rede Bitcoin para que ele possa operar como ouro digital e também como rede de liquidação.

Tecnologias como SegWit, Lightning e Tumblebit são todas projetadas para adicionar essa segunda camada de infraestrutura para lidar com pequenos pagamentos para os usuários do dia-a-dia.

De certa forma, a comparação de moedas digitais, como o Bitcoin para moedas fiduciárias ou moedas de reserva que são utilizadas ativamente por seus usuários em uma base diária poderia ser incoerente.

No entanto, se o Bitcoin for usado como um sistema de numerário digital, como Nakamoto delineou em 2009, então, no futuro esta comparação poderia ser mais relevante.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *