Notícias

Bitcoin, pirâmide e MMN, o que são na prática?

Vejo muita gente dizer que o Bitcoin é um esquema de pirâmide ou MMN, vamos aqui ver as principais diferenças entre esses três tipos de investimentos financeiros e entender quem é o que.

Pirâmide ou Ponzi

Começaremos pela famosa pirâmide. As pirâmides, em geral, são aqueles esquemas extremamente atrativos que te oferecem ganhar 10, 20, 50, 100 por cento de seu valor inicial investido em pouquíssimo tempo.

Para entender a famosa pirâmide, vamos analisar a única que é legalizada e defendida por milhares de pessoas, a Previdência Social Brasileira, pensando friamente como funciona o INSS e a aposentadoria por tempo de serviço.

Sei que muita gente afirma que o vilão dessa historia é o governo e, na verdade, ele é sim, mas não dá forma que as pessoas pensam. Para entender vamos a um exemplo pratico da coisa:

João foi um dos primeiros a aderir a tão famosa aposentadoria por tempo de serviço. Para facilitar, vamos dizer que o salario de João quando começou a contribuir era de R$1000,00.

Assim, o patrão de João começou a depositar R$80,00 por mês, para que João ao se aposentar recebesse o mesmo que recebe agora. Abaixo temos uma tabela com os saldos de João desde quando começou a pagar sua aposentadoria, ate o dia em que se aposentou de fato, sem juros:

  • 1 ano = 960,00
  • 5 anos = 4850,00
  • 10 anos = 9600,00
  • 15 anos = 14.400,00
  • 20 anos = 19.200,00
  • 25 anos = 24.000,00
  • 30 anos = 28.800,00

Desta maneira, se o dinheiro de João não tiver sido investido em coisa alguma que o fizesse render, cobriria somente 29 meses de salario. Como governo pegou esse dinheiro e investiu em sabe-se lá o que, a aposentadoria de João recai sobre os pagamentos feitos pelo patrão de Antônio, que começou a trabalhar bem depois de João.

Mas, para que João receba sua aposentadoria integral, precisaria da contribuição de Antônio e mais 12 pessoas. Assim, o dinheiro dessas 13 pessoas não está também sendo investido, está na verdade pagando o rombo deixado mais atrás. E dessa forma o sistema cresceu ate chegar onde está hoje, falido e tomando cada vez mais das pessoas para se manter.

Agora, se o João pudesse ter uma conta, onde nenhum politico pudesse meter a mão, onde seu dinheiro estivesse protegido de maus administradores que pegam o investimento das pessoas e fazem casas populares que nunca vão ser pagas, no final de sua vida João teria os seguintes valores ao final de seu plano de aposentadoria. Observação o gráfico abaixo tem juros de somente 1% ao mês, mas existem vários outros investimentos que rendem mais que isso ao mês:

  • 1 ano = 1.104,75
  • 5 anos = 6.678,91
  • 10 anos = 18.667,13
  • 15 anos = 40.446,08
  • 20 anos = 80.011,83
  • 25 anos = 151.890,80
  • 30 anos = 282.473,09

Mas lembremos de que estamos falando de um setor governamental que faz uso de nossas contribuições e impostos para se manter funcionando. Se fosse um esquema particular, o dono da pirâmide há muito tinha saído de cena, deixando o resto da “instituição financeira” ruir sem dó nem piedade.

MMN 

Já o Marketing Multi-Nivel ou simplesmente MMN, por outro lado, envolve a negociação de produtos, mas mesmo no MMN pode existir uma pirâmide. Em geral, são aqueles esquemas que dizem que você tem que comprar uma quantidade imensa de produtos, pois quanto mais você comprar mais lucro você ganha.

O MMN envolve sim, a adesão de mais pessoas. Mas essas pessoas recebem treinamentos e aconselhamentos permanentes, tendo que ralar muito para vender os produtos e atingir uma cota.

Essas pessoas em geral recebem porcentagem do que vendem e uma pequena porcentagem também vai para as pessoas que as levaram a vender tal produto. Mas esses valores já estão inclusos no valor final do produto.

Na verdade, a indústria do MMN desvia a verba que seria usada em propaganda e marketing para esse novo esquema de trabalho. Se pararmos pra pensar, essa foi uma solução inteligente, vendedores de MMN não precisam de lojas fixas, nem tem qualquer tipo de problema com recolhimentos de tributos trabalhistas, uma vez que não possuem funcionários e sim colaboradores. E esses colaboradores fazem seus horários, podendo escolher como e quando irão trabalhar. Por isso, o MMN legítimo pode parecer, mas não é um esquema Ponzi.

Bitcoin

O Bitcoin não é pirâmide, nem MMN. Ele é um produto financeiro, com a única diferença de não ser regulado e não estar sob o domínio de nenhum órgão governamental. Os preços do Bitcoin vem sempre da oferta e da procura, ou seja, se João quer comprar e Antônio, Carlos e Pedro querem vender João pode escolher comprar o mais barato uma vez que um Bitcoin é sempre um Bitcoin, não existindo diferença  de marca ou qualidade. Se o contrario se passar, então quem tiver o produto para a venda fará o preço, e logicamente ele venderá a quem pagar melhor.

O Bitcoin também pode usado como uma forma de pagamento e, devido a sua função de dinheiro junto com o pouco conhecimento que as pessoas tem dele, vem sendo usado em esquemas de pirâmide ou ponzis.

A falta de entendimento do que é o Bitcoin, leva as pessoas a acreditarem que poderão enriquecer como as primeiras pessoas que investiram na moeda conseguiram, mas isso é uma ilusão.

Ninguém vai ficar milionário com o Bitcoin da noite para o dia, porque na realidade ninguém ficou! As pessoas que enriqueceram com o Bitcoin compraram seus ativos bem no começo da moeda e tiveram que esperar anos ate obterem os lucros que são tão falados hoje em dia.

Conclusão

Em esquemas de pirâmide ou ponzi só lucra quem pegou no começo, restando aos outros, com certeza, a conta no final. O MMN dá dinheiro, mas você tem que pesquisar muito bem a empresa antes de entrar e trabalhar bastante.

Já o Bitcoin é um ativo que serve para você juntar dinheiro e, em geral, como ativo seu preço pode subir ou cair muito, tudo depende das necessidades das pessoas em possuir BTCs.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *