"M.Video", Alfa-Bank e "Sberbank Factoring" lançaram uma plataforma de Blockchain aberta para operações de factoring, que permite conectar um número ilimitado de fornecedores e bancos com confidencialidade de informações sobre as transações.

O Sberbank relatou uma transação bem-sucedida de recompra OTC na Blockchain com a corretora da região e participação do National Settlement Depository (NSD). Isso foi relatado pelo serviço de imprensa do banco.

Para os cálculos, foi utilizado o Security Managment System (SMS) integrado à rede distribuída da NSD. Cada uma das partes da transação enviou uma instrução ao seu nó, e então o contrato inteligente entrou em um acordo e enviou instruções de liquidação ao SMS.

De acordo com representantes do Sberbank, as partes concluíram a primeira transação trilateral do mundo desse tipo na Blockchain.

“No âmbito da transação piloto, a NSD atuou não só como depositária de acordos, mas também forneceu aos participantes serviços de gestão de garantias e atuou como um fornecedor de dados de mercado utilizados nos cálculos do contrato inteligente”, afirmou Alina Akchurina, diretora administrativa de desenvolvimento de sistemas de gestão de garantias na NSD.