Notícias

Blockstream introduz ferramenta para criação de ativos personalizados em Liquid

A Blockstream, empresa desenvolvedora de soluções de Bitcoin e Blockchain, introduziu o Issued Assets (IA), uma nova ferramenta que permite aos usuários criar seus próprios recursos tokenizados na sidechain Liquid.

A Blockstream, empresa desenvolvedora de soluções de Bitcoin e Blockchain, introduziu o Issued Assets (IA), uma nova ferramenta que permite aos usuários criar seus próprios recursos tokenizados na sidechain Liquid.

De acordo com a empresa, esses ativos podem exibir instrumentos financeiros existentes (fiat tokenizado, ativos criptomonetários, ativos certificados, por exemplo, moedas de ouro, etc) e novos ativos. As transações são realizadas através da tecnologia Confidential Transactions (Transações Confidenciais), que permite a visibilidade da quantidade transferida e do tipo de ativo apenas para participantes da transação ou para um terceiro designado pelos mesmos.

A equipe Blockstream demonstrou as capacidades da Issued Assets no início deste ano na conferência Consensus 2018. Para esse fim, cinco tipos separados de IA foram criados na forma de adesivos gratuitos, camisetas e moletons. Cada ativo foi emitido em um valor correspondente ao seu equivalente no mundo real e enviado em ordem aleatória para centenas de carteiras de papel que foram distribuídas aos visitantes da conferência.

Cada chave pública de tal carteira de papel continha pelo menos um, e em alguns casos, vários ativos diferentes. Depois que os tokens foram reembolsados, o ativo digital foi destruído.

Usando esse simples exemplo, os desenvolvedores da Blockstream demonstraram os principais recursos da Issued Assets:

  • Emissão do novo ativo em qualquer quantidade;
  • Envio de vários ativos em uma transação;
  • Garantia da privacidade através de Confidential Transactions;
  • Destruição do ativo;
  • Capacidade de criar quantidades adicionais do ativo no futuro.

De acordo com os desenvolvedores, essas propriedades podem ser usadas para criar itens de coletores digitais e pontos de bônus na sidechain Liquid, bem como para conduzir vendas de tokens.

Isso também abre uma possibilidade de usar swaps atômicos na troca de um ativo por outro sem o envolvimento de terceiros que exigem confiança. Como Issued Assets e o Bitcoin podem ser tanto a entrada quanto a saída de uma transação Liquid, o Bitcoin pode ser trocado por um ativo ou vice-versa em uma única transação.

Os desenvolvedores reconhecem o fato de que hoje existem outras tecnologias para a liberação de tokens digitais, mas distinguem os seguintes benefícios da Issued Assets:

  • Uso de uma sidechain segura baseada em Bitcoin;
  • Possibilidade de ocultar valores de transferência e tipos de ativos;
  • Execução da transação dentro de dois minutos;
  • Integração técnica mais fácil em uma única plataforma contendo todas as representações de ativos digitais.
Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *