Notícias

Bundesbank: as blockchains ainda são muito limitadas

O diretor do banco central alemão, Joachim Wurmeling, afirmou que moedas digitais como o Bitcoin devem ser reguladas por um conjunto de regras internacionais e não a nível de nações individuais.

O Banco Central da Alemanha – Bundesbank- publicou os resultados de um estudo sobre a tecnologia de registro distribuído, onde explorou as possibilidades de seu uso em vários setores e mercado financeiro. Também no documento estão as falhas e as vantagens da blockchain segundo o autor do relatório; isso foi publicado na revista Fork Log.

De acordo com os pesquisadores, nesta fase de desenvolvimento, a tecnologia de blockchain não é capaz de desempenhar um papel significativo na esfera dos pagamentos dos consumidores.

“Os especialistas do Bundesbank não vêem nesta fase de desenvolvimento da tecnologia do registro distribuído grandes perspectivas para sua ampla implementação no âmbito dos pagamentos individuais e de varejo. Em particular, para os pagamentos na área do euro, os sistemas existentes já são otimizado para transferências rápidas e requerem uma coordenação mínima, sem mencionar a capacidade de processar facilmente milhões de transações diariamente”, explicaram os representantes do banco central alemão.

Apesar de um pouco de ceticismo, os especialistas do Bundesbank ainda estão confiantes de que a tecnologia de blockchain tenha perspectivas potencialmente amplas nos casos em que os usuários precisam fazer o pagamento através de vários intermediários.

“Os pagamentos internacionais muitas vezes passam por redes correspondentes ramificadas, onde cada banco é um parceiro comercial de outra instituição de crédito que opera dentro da área monetária através da qual o pagamento deve ser feito”, diz o relatório. “Para tais pagamentos, a tecnologia de registro distribuído pode otimizar uma série de etapas do processo e fazer pagamentos mais rápido e barato para o usuário final”

Assim, de acordo com o Bundesbank, ainda não está claro se existe uma vantagem significativa da blockchain sobre as tecnologias existentes “em termos de segurança, custos e velocidade”.

Opinião

Interessante é notar que mesmo que os bancos centrais ao redor do mundo cada vez mais se posicionem contra a blockchain e tentem dizer que as tecnologias atuais são melhores que ela, mais e mais bancos estão trabalhando e investindo pesado na criação de seus próprios livros distribuídos. O próprio Bundesbank está atualmente desenvolvendo um protótipo do mecanismo de liquidação e compensação baseado no blockchain junto com a bolsa de valores de Frankfurt

Ainda não sei qual é o problema dos bancos centrais com relação a blockchain, porem, acredito que o maior medo deles é não poderem mais emitir dinheiro como quiserem sem que o povo perceba esses movimentos muito mais rápido do que acontece hoje, fora o uso de mecanismos que eles fazem para supostamente balancearem a flutuação de moedas e ativos.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *