Em breve, a Ucrânia lançará uma plataforma de negociação online para negociação de commodities, incluindo produtos da indústria agrícola, química e petrolífera.

Os reguladores financeiros da Ucrânia não consideram criptomoedas um meio de pagamento. Timur Khromayev, chefe da Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Bolsas de Valores (NSSMC, na sigla em inglês), disse em uma entrevista à UNN que as moedas digitais podem ser reconhecidas como instrumentos financeiros.

O tema das moedas digitais foi abordado pelos reguladores ucranianos em uma reunião do Conselho de Estabilidade Financeira, durante a qual o conceito de regulação da indústria de criptomoedas, proposto pelo chefe da comissão, foi aprovado.

“Planejamos reconhecer legalmente criptomoedas como um ativo financeiro e permitir que as pessoas invistam e usem essas ferramentas”, apontou Timur Khromayev.

Segundo ele, agora a NSSMC, juntamente com deputados e membros da comunidade ucraniana está desenvolvendo um projeto de lei sobre a regulamentação de criptomoedas no país, que está planejado para ser considerado pela Rada no final de 2018 ou início de 2019.

Ele ressaltou que em questões da regulamentação da indústria, a Ucrânia está seguindo o caminho da Suíça, Malta, Gibraltar e outros países europeus.