Dan Morehead, diretor geral do fundo de hedge Pantera Capital, está convencido de que o preço do Bitcoin provavelmente chegou ao "fundo" e de que agora é a hora de abrir os cofres.

Dan Morehead, diretor geral do fundo de hedge Pantera Capital, acredita que a reação dos participantes do mercado criptomonetário a algumas notícias sobre o Bitcoin é excessivamente severa e não corresponde à importância das mesmas. Ele está convencido de que “as peripécias em torno da adoção do ETF do Bitcoin pela Securities and Exchange Commission (SEC) é um exemplo de tal comportamento”.

“Acredito que o ETF não será aprovado no futuro próximo. O cobre era a última classe de ativos, que serviu como base para ETFs. Mas o cobre existe no planeta há 10 mil anos. Não esqueça que o Bitcoin ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, mas seu preço já pode ser monitorado em tempo real: e isso já é uma situação única. As pessoas estão muito preocupadas com o preço e atribuem muita importância a coisas que, na verdade, não são tão importantes”, afirmou Morehead.

Ele acredita não aconteceu nada de diferente, e que a SEC tem se recusado a criar o ETF por cinco anos porque é sempre extremamente cautelosa com essas questões. Ele acrescentou que os investidores devem estar satisfeitos com o desenvolvimento de uma plataforma global Bakkt, voltada para a negociação de ativos digitais, um projeto conjunto da corporação Intercontinental Exchange, Microsoft e Starbucks.

“Essa sim, é uma notícia importante. Isto terá um enorme impacto no desenvolvimento de mercados nos próximos 5-10 anos. Estou convencido de que as pessoas devem se concentrar exatamente nisso”, apontou Morehead.

Quanto à queda no preço do Bitcoin, o presidente da Pantera Capital salientou que a taxa do BTC excede os valores do agosto do ano passado em 82%.

Vale notar que a decisão da SEC de estender o período de consideração do pedido sobre o ETF do Bitcoin das empresas VanEck e SolidX, de acordo com alguns especialistas, provocou uma venda em pânico no mercado de criptomoedas, causando uma queda do Bitcoin para US$6,2 mil.

Deve-se enfatizar que o pedido da VanEck e da SolidX não é o único: nos próximos dois meses, a SEC deve considerar iniciativas semelhantes apresentados pela ProShares (23 de agosto), GraniteShares (15 de setembro) e Direxion (21 de setembro).

A empresa canadense de investimentos Canaccord Genuity acredita que em 30 de setembro, a SEC pode novamente adiar a reunião sobre o pedido da VanEck e da SolidX. Neste caso, segundo analistas, não adianta esperar a adoção do ETF do Bitcoin antes de março de 2019.

O economista Nouriel Roubini, conhecido por “Doctor Doom”, está convencido de que a SEC mostrará irresponsabilidade se aprovar o ETF do Bitcoin, porque, segundo ele, as taxas das criptomoedas são constantemente manipuladas.

Twitter