BásicoNotícias

Clímax – ferramenta para identificar momentos em que um determinado mercado, índice ou setor está sobrevendido ou sobrecomprado

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Análise Técnica

Indicador de Clímax

O Indicador de clímax é uma ferramenta criada por Joseph E. Graville, em 1961. Inicialmente o Clímax foi criado com intuito de ajudar a identificar os fundos climáticos de venda. No entanto, com o passar dos os anos, o indicador passou a ter outras funcionalidades, como identificar os momentos em que um determinado mercado, índice ou setor está sobrevendido ou sobrecomprado .  A partir dessas propriedades, o indicador de clímax se tornou uma ferramenta muito importante e bastante usada pelos analistas técnicos.

A grande vantagem oferecida pelo Clímax em relação a outros indicadores da família dos osciladores está relacionada ao fato de que para determinar se um índice, por exemplo, está sobrecomprado ou sobrevendido basta somar as partes ao invés de ter que processar o cálculo sobre o conjunto total.

No cálculo do indicador, o clímax seleciona um grupo de ativos e analisa cada um deles para avaliar de fecharam em alta ou queda. A partir daí, cada ativo contribui para o cálculo da seguinte maneira:

  • Ação em alta e OBV acumulando, valor +1 para o ativo.
  • Ação em alta e OBV neutro, valor igual a zero.
  • Ação em baixa e OBV distribuindo, valor -1 para o ativo.
  • Ação em baixa e OBV neutro, valor igual a zero.

OBS: O OBV (On Balance Volume) é explicado detalhadamente em outro artigo

Ao final basta somar os valores de cada ativo para encontrar o clímax do dia. Já para saber se o OBV é acumulando, distribuindo ou neutro, é só analisar os períodos anteriores. Por exemplo, se um ativo fechou o dia em alta, mas também fechou em alta no anterior, houve acumulação no OBV, ou seja, OBV acumulando. Em contrapartida, caso haja queda consecutiva, o OBV é distribuído. Já quando um ativo fecha em alta, após um dia de queda ou em queda após um dia de alta, o OBV é neutro.

Exemplificando o cálculo do Clímax

 

Ativo Fechamento OBV Clímax
Bitcoin Alta Acumulando 1
Bitcoin Cash Queda Neutro 0
Ethereum Queda Distribuindo -1
ZCash Queda Distribuindo -1
DASH Queda Neutro 0
Saldo     -1

Exemplo Clímax

Suponha a situação hipotética do Índice X. No gráfico abaixo, a linha mais clara representa o indicador, enquanto a mais escura representa o índice.

Clímax - ferramenta para identificar momentos em que um determinado mercado, índice ou setor está sobrevendido ou sobrecomprado. BTCSoul.com

Como o indicador Clímax é um oscilador, ele possui regiões de sobrecompra e sobrevenda. Essas regiões, na maior parte das vezes ficam localizadas depois da linha dos 50%, como é possível ver no gráfico. Contudo, dada a clara tendência de alta definida do índice ou setor que está analisado, o Clímax é considerado sobrecomprado a partir dos 50% e sobrevendido a partir dos 30%.

Na contramão, em uma tendência forte de queda o Clímax se torna sobrecomprado a partir dos 30% e sobrevendido a partir dos 50%.

Sinais gráfico do Clímax

1 – Entrada nas regiões de sobrecompra e sobrevenda. Quando o Clímax invade uma destas regiões, a chance de ocorrer uma reversão aumenta.

2 – Outro importante sinal que o gráfico apresenta é a divergência de alta ou baixa. Este é o sinal mais significativo do Clímax sobretudo se ele acontece dentro das regiões de sobrecompra ou sobrevenda.

Em geral, quando o indicador cai e o índice sobre, existe possibilidade de que o índice siga os passos do indicador e inicie um movimento de alta. Nesse sentido, os analistas usam esse cenário para indicar compra de um ativo. Caso ocorra um cenário oposto a indicação dos analistas é de venda com a finalidade tentar ganhar com queda do índice ou apenas para realizar o lucro.

 

 

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *