Notícias

Coinbase, Poloniex e Kraken desativam os depósitos e retiradas em Ethereum Classic após ataque de 51%

etc 51% attack ethereum classic ataque

Corretora de criptomoedas Coinbase anunciou que tinha suspendido todas as transações, retiradas e depósitos em Ethereum Classic (ETC) após detectar uma profunda reorganização da cadeia de blockchain – subproduto do ataque de 51%.

De acordo com os exploradores de blocos Bitfly (Etherchain) e Blockscout, a ETC teve mais de 100 blocos reorganizados durante um possível ataque de 51% no domingo.

“Podemos confirmar que houve um ataque bem-sucedido de 51% contra a rede Ethereum Classic (# ETC) com mais de 100 reorganizações de blocos. Recomendamos que todos os serviços acompanhem de perto a cadeia e aumentem significativamente as confirmações necessárias.”

Já a Coinbase, em seu post disse:

“Em 1/5/2019, a Coinbase detectou uma profunda reorganização da cadeia de blockchain do Ethereum Classic, que incluiu um gasto duplo. Para proteger os fundos dos clientes, paramos imediatamente os movimentos desses fundos dentro da blockchain do ETC. Após esse evento, detectamos mais 8 reorganizações que incluíram gastos duplos, totalizando 88.500 ETC (~ US $ 460.000)”.

A Coinbase disse ainda que parou de interagir com a blockchain do ETC ao perceber esta reorganização e adicionou:

“A Coinbase não foi o alvo deste duplo gasto e nenhum fundo foi perdido.”

Todas as atenções focadas no time do Ethereum Classic – ETC

Em um tweet, a equipe por trás do Ethereum Classic disse que estava trabalhando com a empresa de segurança chinesa SlowMist e outros, recomendando que as corretoras e pools aumentassem significativamente os tempos de confirmação.

“Para ficar claro, não estamos tentando esconder ou minimizar os eventos recentes.
Fatos são fatos e à medida que a situação se desenvolve, em breve teremos uma visão completa do que realmente aconteceu.
Linzhi está testando os ASICS. A Coinbase relatou gastos duplos; os dois podem ser verdade.
Veremos com o tempo.”

O assessor de desenvolvimento do Ethereum Classic, Cody Burns, disse que a atividade não poderia ser chamada de um ataque de 51%. Ele explicou em um tweet:

“A reorganização da cadeia é um fenômeno (que ocorre) no lado do client; a rede toda do Ethereum não ‘se reorganiza’ simultaneamente. Seria mais provável que alguém descobrisse todos os nós da Coinbase etc. e os ‘encurralasse'”.

Corretora de criptomoedas Kraken anunciou que desativou as entradas em ETC e disse: “As entradas serão retomadas quando a rede volte ao normal. As negociações continuam, por enquanto”.

Já a Poloniex declarou que “devido a um potencial ataque de 51%, as carteiras de ETC foram desativadas e não serão reativadas até amanhã (no mínimo). Atualizaremos este tópico quando tivermos um cronograma mais firme para reativar os depósitos e as retiradas. A Poloniex não foi afetada e seus fundos estão seguros”.

Vale a pena lembrar que ontem, dia 7 de janeiro, noticiamos com exclusividade a notícia de que um possível ataque de 51% estava ocorrendo dentro da rede do Ethereum Classic. Confira a matéria aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.