Conheça a Ziber, a primeira operadora de telefonia via Blockchain

zyber call system

Publicado em 26 de julho de 2017 por

A empresa Ziber é a primeira operadora de telefonia móvel a operar através da tecnologia Blockchain. A plataforma permite que você faça chamadas internacionais descentralizadas pela quantia de, mais ou menos, 1 centavo de dólar.

A Ziber irá recompensar todos os participantes de seu projeto com tokens em troca de seus minutos não utilizados nas suas respectivas operadoras de telefonia. Esses tokens, por sua vez, poderão ser utilizados para pagar chamadas feitas através da Ziber.

Publicidade

Publicidade

A Ziber distribuirá 10% dos tokens para todos os donos de carteiras de ETH e BTC de graça. Todas as carteira de ETH e BTC vinculadas serão contabilizadas e os tokens serão distribuídos de acordo com seu saldo.

zyber party launch

Quanto maior for o saldo na carteira, maior será a quantia recebida de tokens. No total, 10 milhões de Ziber serão distribuídos. Perceba que a oportunidade de ligar o endereço de sua carteira ao projeto para receber Ziber de graça termina no final da ICO. O prazo mínimo que a venda durará é de 24 horas e os tokens obtidos através dela poderão ser negociados em qualquer exchange de criptomoedas ou utilizados para pagar por chamadas internacionais na plataforma.

Publicidade

Publicidade

A empresa está entrando em um mercado que, atualmente, gera mais de US$ 90 bilhões anualmente e possui uma taxa de crescimento anual média de aproximadamente 9%. Caso se mantenha assim, a indústria de telefonia via IP poderá atingir a incrível cifra de US$ 140 bilhões no final de 2022.

Hoje, o Skype e a Viber são líderes reconhecidos dessa indústria. Uma das desvantagens para os usuários é que as empresas são forçadas a dar parte de seus custos para as operadoras de serviços móveis internacionais. Isso significativamente aumenta o custo da chamada se compararmos as soluções antigas à Ziber.

Graças ao poder descentralizador da Blockchain, todos os clientes da Ziber podem fazer chamadas gratuitas sem deduzir um centavo de seus operadores móveis. O valor mínimo da chamada será distribuído entre os donos de nós confiáveis e outros clientes do serviço Ziber que oferecem seu telefone como proxy para as chamadas.

A intercepção das conversas e chamadas feitas no serviço é impossível, uma vez que existe criptografia de ponta a ponta em cada dado que passa pela blockchain. Uma outra vantagem do projeto ser de código aberto é que vários desenvolvedores de fora da equipe podem testar o projeto e encontrar vulnerabilidades e outras anormalidades.

Como funciona a Ziber

zyber speaker

A Ziber funciona da seguinte forma: a iniciativa é completamente descentralizada e seu código fonte está disponível para quem quiser ver. O programa para Windows já está funcionando e os clientes podem fazer chamadas de graça para todo o mundo.

Os desenvolvedores ainda prometem ter um aplicativo para Android e iOS prontos imediatamente após a ICO. Você pode baixar o aplicativo utilizando as instruções passo a passo disponibilizadas no site da Ziber.

Todos os donos de masternodes irão ganhar tokens Ziber como recompensa pela implementação do sistema. Na verdade, esta disposição, em rodar um masternode, acaba sendo um novo tipo de “mineração”, em outras palavras, a troca de token que suporta a rede distribuída ao redor do mundo.

Além disso, todos os donos de smartphones com o aplicativo Ziber que vendam seus minutos também ganharão tokens. O custo será calculado com base na região do usuário mais a disponibilidade de conexões livres num certo espaço de tempo. A ICO será lançada na plataforma Ethereum no dia 27 de Julho.

Thiago
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.

2 comentários sobre: “Conheça a Ziber, a primeira operadora de telefonia via Blockchain

  1. Gustavo

    Alguém detectou algum scam no ICO da Ziber?
    Parece que o endereço está rotulado como “fake pishing”.

    1. Oi Gustavo,
      estou tentando obter mais informações diretamente da equipe do projeto, mas não tive resposta até o momento. Tudo o que sei é que o software deles, que funcionava no começo da ICO, não está mais funcionando. Além disso, no Bitcointalk tem uma conversa danada falando que é um esquema. No mais eles admitiram que o cara que fez o smart contract deles tinha roubado todos os fundos. Honestamente, se não tiver resposta deles em alguns dias vou ter de fazer um artigo dizendo que é scam mesmo. Assim que tiver mais informações compartilho.

Leave a Comment