DestaqueNotícias

Credits – Um estudo sobre o uso da Blockchain em Banking

O principal objetivo de bancos de investimentos é aumentar os lucros. A utilização oportuna e correta de inovações tais como a tecnologia de Blockchain permite a conquista bem-sucedida das metas estabelecidas.

O principal objetivo de bancos de investimentos é aumentar os lucros. A utilização oportuna e correta de inovações tais como a tecnologia de Blockchain permite a conquista bem-sucedida das metas estabelecidas. De acordo com analistas, essa abordagem aumenta a eficiência, reduz os riscos e economiza bilhões de dólares.

Igor Chugunov, o fundador da plataforma de Blockchain, foi contatado a respeito do fato de onde vem essa promoção da Blockchain e se seu novo projeto, a Blockchain CREDITS, pode se tornar um “assassino de bancos”.

A tecnologia de registro distribuído – comumente conhecida por Blockchain – é um novo tipo de sistema utilizado para organizar bases de dados. Com um alto nível de segurança, todos os membros da equipe podem acessar informações compartilhadas ao mesmo tempo.

Muitos projetos modernos de negócios são baseados na reconciliação ou no método de harmonização dos dados usados. Contudo, contanto que cada empresa individual suporte de forma independente a relevância da informação, a maioria dos processos contínuos de troca de dados bidirecionais é muito lenta. A tecnologia de Blockchain oferece uma abordagem mais holística e efetiva do problema.

De acordo com o conselheiro da CREDITS, Michael Kapilkov, o ceticismo é peculiar a todas as novidades – mesmo a internet foi inicialmente considerada um “brinquedo” e algo temporário. Dito isso, o potencial das tecnologias de Blockchain é subestimado. No momento, é difícil dizer se a Blockchain se tornará uma “assassina de bancos”, mas ela com certeza ajudará essas instituições a se tornarem melhores e mais rápidos.

“Nós, da nossa parte, estamos prontos para lutar contra o ceticismo com reais oportunidades e vantagens, enquanto mantemos nosso trabalho de informar as massas. Em comparação a outros sistemas centralizados, a CREDITS implica: autonomia, confiabilidade, segurança (o acesso ao códigos não pode ser obtido por hackers ou terceiros), exatidão (o dinheiro transferido será recebido exatamente pelo destinatário, ignorando intermediários, sendo que ele ou ela pode usá-lo imediatamente) e custos mínimos (a escalabilidade da Blockchain provê uma boa “passabilidade” e a ausência de suspensão, transações não validadas e, portanto, muito baixo custo)”, afirmam os desenvolvedores da CREDITS.

  1. Vantagens da Blockchain para bancos

Companhias podem trocar um sistema financeiro básico e operante por um sistema melhorado feito de forma ideal para o trabalho em equipe. Ele é baseado na inovadora tecnologia de Blockchain. Um estudo foi conduzido para acessar os graus de influência da tecnologia de Blockchain sobre companhias bancárias. Especialistas exploraram informações a respeito dos gastos das oito principais organizações do mundo. Todos os dados recebidos foram completamente analisados, o que tornou possível entender quais métricas e parâmetros sofreriam o maior impacto da tecnologia de Blockchain.

Os seguintes exemplos ilustram o impacto da tecnologia de registro distribuído sobre a eficiência operacional de bancos:

  • Redução de 30% – 50% das despesas por se submeter aos requerimentos e padrões estabelecidos pela legislação e organizações supervisoras. Isso se deve à simplicidade do reteste de transações e ao aumento da transparência dos acordos.
  • 70% de redução de despesas por relatórios financeiros. Foi relatado a otimização do controle de dados, controle interno e transparência de operações.
  • 50% de redução de gastos por transações financeiras.
  • 50% de redução de gastos por atividades centralizadas.

Os resultados do estudo mostram como os bancos que tomaram parte no estudo poderiam economizar um total de oito bilhões de dólares. Vale notar que esse valor estimado não leva em consideração os potenciais investimentos e custos de instalar e operar uma Blockchain.

O estudo foi guiado pelo critério de algumas suposições. A efetividade da rede não será observada até 2025 nos mercados desenvolvidos. Acredita-se que uma legislação apropriada terá sido decretada até lá para permitir a introdução de tecnologias inovadoras e a recusa a infraestruturas desatualizadas.

Os resultados iniciais mostraram que um grande grupo de despesas influenciou um sério impacto de tecnologias inovadoras. Para muitos itens, a redução de despesas foi de cerca de 50%. Deve-se entender que economias não serão possível no evento de dificuldades que podem surgir de reguladores estatais.

Uma arrecadação de fundos é uma tarefa difícil atualmente. A efetividade de métodos tradicionais está em queda constante. Enquanto isso, a arrecadação para projetos de Blockchain está ganhando momentum. Essa é uma evidência de que não apenas da quantidade de investimentos na Blockchain, mas também do fato de que simplesmente não é possível parar tal crescimento devido à sua crescente velocidade. A quantidade de investimentos por parte de players do mercado financeiro em projetos de Blockchain foi algumas vezes maior que as projeções de experts.

  1. Avaliação da efetividade das tecnologias de Blockchain

Os bancos estão agora gastando esforços, tempo e dinheiro suportando processos que não aumentam seu lucro. Portanto, companhias financeiras estão interessadas na oportunidade que a Blockchain oferece como uma ferramenta de impacto em indicadores de custos.

“Apesar das declarações relativamente altas feitas por top bancos, o assunto não vai mais longe de declarações ou ofertas únicas. De fato, não existem grandes projetos de Blockchain que exijam preços muito baixos e uma grande velocidade. Mas a longo termo, o mercado estará – é claro – cheio de projetos com características similares. Eu repito: por agora, não tem. Contudo, alguns projetos estão sendo desenvolvidos. Da nossa parte, posso dizer que nós começamos a trabalhar no projeto há mais de um ano, e graças a esse fato nós temos um MPV pronto, e estamos prestes a lançar nossa versão alpha. Podemos encontrar a demanda de usuários relativamente rápido”, afirma Igor Chuganov, o fundador da CREDITS.

Deve-se também entender o fato de que a Blockchain não é uma cura milagrosa. Tecnologias não são capazes de remover completamente do sistema todas as faltas emergentes. Contudo, a Blockchain pode minimizar processos computacionais mútuos e torná-los transparentes. A tecnologia pode afetar o gerenciamento de dinheiro, a confirmação de transações, a otimização de ativos e assim por diante. Esses processos de negócios custam bilhões de dólares às companhias atualmente.

Tecnologias baseadas em Blockchain podem otimizar procedimentos concernindo acordos mútuos ou eliminar intervalos específicos de tempo para a indústria bancária.

Como resultado, a Blockchain permitirá a recusa de um grande número de elementos ativamente envolvidos na operação da estrutura de bancos atualmente. Isso, sem dúvida, levará à redução de despesas.

É claro que a tecnologia não será capaz de suplantar completamente intermediários ou substituir um ecossistema ativo. Contudo, na opinião dos desenvolvedores CREDITS, o impacto de tecnologias inovadoras mudará radicalmente o mercado financeiro. As expectativas de especialistas se tornarão uma realidade se bancos modernos reconsiderarem as estratégias utilizadas.

O que vem aí? Plano de ação

É possível utilizar tecnologias de Blockchain de maneira efetiva apenas através de um plano de ação. Para isso, é necessário que se responda as seguintes questões:

  • Qual estratégia é utilizada para mudar um negócio a um novo nível? Quais inovações serão utilizadas como ferramentas primárias? Qual o valor delas?
  • Em que medida os planos de investimento usados cumprem as ofertas e oportunidades de mercado? A evolução da situação está sendo levada em consideração?
  • É certo escolher fóruns inovadores regulatórios e específicos da indústria usados como fonte de coleta de informações? O conhecimento da equipe de uma empresa permite que essa mesma empresa permaneça sendo um player ativo no mercado, note a introdução de novas tecnologias em tempo hábil e as utilize para seus próprios propósitos ativamente?

De acordo com os desenvolvedores do projeto CREDITS Blockchain, o registro da nova plataforma será capaz de conquistar a maior velocidade com um algoritmo de busca de novo consenso, uma maneira melhorada de receber, processar e salvar todas as transações. A Blockchain executa cerca de 1 milhão de transações em um segundo. O preço de uma transação pode alcançar cerca de 0,001 dólar. Isso depende do rate diferencial que funciona para um algoritmo particular.

Com a plataforma CREDITS, é possível resolver com sucesso o problema de performance de eficientes transações e, ao mesmo tempo, preservar todos os princípios da uma Blockchain e se submeter aos principais requerimentos de segurança.

A tecnologia de Blockchain pode mudar significativamente a performance de companhias financeiras. Bancos de investimento serão capazes de aproveitar ao máximo muitos benefícios do uso da Blockchain, mas apenas depois de transformar seriamente a maior parte dos elementos existentes no sistema. Um modelo eficiente, efetivo em custos e de operação segura aumentará, a longo prazo, os lucros e terá vantagens competitivas sobre outras organizações de investimentos.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *