Notícias

Criptomoedas ameaçam economia da Rússia

russia teme invasão de criptos em seu sitema financeiro

O vice-diretor geral do Serviço de Monitorização Financeira Federal da Rússia já teria declarado que criptomoedas, como bitcoin, ameaçam a economia russa e poderiam trazer sua destruição.

Paul Livadniy, o vice-diretor do Serviço de Monitorização Financeira Federal da Russa, também conhecido como Rosfinmonitrong, alertou que a indústria de criptomoedas representa uma ameaça para a economia russa e é capaz de causar sua destruição.

Conforme relatado pela publicação russa de Lenta.ru, Livadniy comparou as criptomoedas com moedas tradicionais, a conclusão foi de que o  primeiro poderia provocar a queda da economia do país.  Moedas tradicionais são emitidas pelo Estado, Livadniy explicou que eles fornecem maiores controle. Tais como, ajustando a sua oferta para o mercado, embora conscientes dos saldos e os meios para combater a inflação, acrescentou o funcionário.

Notando que as criptomoedas são “obscuras” em suas origens e como forma de pagamento, Livadniy acrescentou:

“Você pode considerá-las um desafio para a soberania da nação, quando há concorrência do afluxo de moeda equivalente [criptomoedas], um equivalente que não é regido nem apoiado por nada.”

Livadniy previamente, afirmou que a infame lei de proibição do bitcoin na Rússia, se aprovada, poderá ter que ser repensada no futuro. O funcionário reconheceu o interesse em torno bitcoin e tecnologia blockchain na época, afirmando:

“E não podemos ignorar o fato de que esta ferramenta é desenvolvida em todo o mundo e, talvez, depois de um tempo, teremos de olhar para este problema de vários ângulos diferentes.”

Enquanto Livadniy se opõe às criptomoedas não reguladas e descentralizadas, o funcionário também professou apoio a uma criptomoeda controlada pelo Estado, emitida pela Federação Russa.

No início deste ano, em maio, Livadniy revelou que o Banco Central da Rússia, o Ministério russo das Finanças (a agência governamental conhecida por sua postura linha-dura contra o bitcoin) e representantes de grandes bancos russos estão, discutindo os termos e os meios para a emissão de uma moeda digital emitida pelo estado.

A emissão de uma criptomoeda russa seria confiada às instituições financeiras e exigiria uma licença, além de ver sua regulação. Além disso, com a criação de uma criptomoeda estatal todas as outras seriam automaticamente consideradas ilegais.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *