Criptomoedas fazem placas de video sumirem das lojas russas

Na Rússia, há uma grave falta de placas de vídeo para computadores pessoais. Em Moscou elas praticamente desapareceram das lojas, relata a Vedomosti com referência a representantes de várias lojas de informática.

Publicado em 20 de junho de 2017 por

Na Rússia, há uma grave falta de placas de vídeo para computadores pessoais. Em Moscou elas praticamente desapareceram das lojas, relata a Vedomosti com referência a representantes de várias lojas de informática.

Segundo eles, recentemente os compradores geralmente levam apenas 200-300 e até mesmo 600 desses acessórios. Ao mesmo tempo, devido à demanda do último mês e meio, as placas de vídeo subiram no preço em uma média de duas vezes. Por exemplo, um dispositivo que custava na primavera, 16.000-18.000 Rublos agora custa mais de 30.000 Rublos.

Em uma das lojas, eles conseguiram encomendar uma placa de vídeo com um prazo de espera no pedido de mais ou menos uma semana, e em outra apenas após 10 dias.

“Nos últimos 1 a 2 meses, as importações de placas de vídeo se triplicaram. A demanda no mercado excede a oferta”, disse um funcionário do distribuidor de TI Treolan.

Os representantes das distribuidoras que abastecem as lojas afirmam que esse aumento na procura pelo equipamento está relacionado ao aumento no volume de mineração caseira. Assim, de acordo com um funcionário de uma das lojas, hoje na Rússia já existem dezenas de milhares de mineiros, e como esperado, desde o início do ano esse número cresceu 5-7 vezes.

No entanto, na prática, os mineiros individuais tem dificuldade em obter Bitcoins através de mineração. Então, eles costumam prestar mais atenção a uma gama de criptomoedas cuja mineração é menos concorrida ou “fácil” e barata como, por exemplo, Ethereum e Litecoin.

Publicidade

Com esse mercado em chamas, o fabricante de placas de vídeo NVIDIA está se preparando para lançar no mercado cerca de 300 mil aceleradores gráficos especializados, destinados especificamente à mineração de moeda criptográfica. De acordo com a fabricante, essas novas placas não possuirão saída de vídeo.

Brasil

No Brasil a coisa não está muito diferente. Em meio à imensa crise financeira que a corrupção levou o país, cada vez mais pessoas estão em busca de novas formas para conquistar sua independência financeira.

E as criptomoedas, com sua recente explosão de preços, mostrou a muitos que é possível, sim, conseguir isso sem grandes investimentos. Muitas das melhores placas de mineração estão em falta no mercado.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment