David Chaum anuncia “criptomoeda mais rápida” com foco na privacidade

O Dr. David Chaum, "padrinho" do movimento dos punks criptográficos e criador do eCash, primeiro sistema de dinheiro digital, anunciou o lançamento de uma nova criptomoeda, a Elixxir.

Publicado em 20 de setembro de 2018 por

O Dr. David Chaum, “padrinho” do movimento dos punks criptográficos e criador do eCash, primeiro sistema de dinheiro digital, anunciou o lançamento de uma nova criptomoeda, a Elixxir.

De acordo com Chaum, a Elixxir resolverá os principais problemas das moedas digitais: baixa velocidade de transação, insuficiente nível de privacidade e escalabilidade. Ele ressaltou também que a moeda será resistente a possíveis desastres no futuro.

“Você não pode alcançar alta velocidade e escalabilidade se o servidor é obrigado a realizar uma operação com chaves públicas para cada transação”, afirmou o criador do eCash, acrescentando que a Elixxir se tornará a criptomoeda mais rápida do mundo.

Chaum propôs uma espécie de “solução alternativa”: a implementação de operações com chaves públicas com antecedência – ele está convencido de que isso tornará a Elixxir milhares de vezes mais rápida que os análogos existentes.

Os desenvolvedores também pretendem usar o protocolo de computação confidencial para atingir o máximo de privacidade. Vale ressaltar que essa tecnologia já é utilizada em projetos orientados para o anonimato como o ZCash e o Enigma.

Chaum fez algumas alterações no protocolo: os nós da rede Elixxir (nós mistos) produzirão cálculos confidenciais para cada bloco de transação.

Além disso, a abordagem dele na questão das operações com chaves públicas supostamente pode permitir que o Elixxir minimize a ameaça de computadores quânticos. Chaum salientou que os governos devem financiar ativamente o desenvolvimento de tecnologias resistentes à computação quântica.

O conhecido WhalePanda no entanto, descobriu que para executar um nó na rede Elixxir (Mixxchain), é necessário passar pelo procedimento KYC. Ele achou isso bastante estranho, uma vez que o projeto se concentra na privacidade dos usuários.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment