Declaração final de cimeira do G20 inclui regulamento das criptomoedas

Após a recente queda das criptomoedas que tomou lugar no fim de semana, sinais positivos por parte dos representantes do G20 influenciaram favoravelmente a dinâmica do mercado, fazendo com todos os representantes da classificação Top-20 da CoinMarketCap adentrassem novamente a zona verde e demonstrassem uma rápida e confiante recuperação.  

Publicado em 3 de dezembro de 2018 por

Ao final da cimeira do G20 no sábado, em Buenos Aires, os chefes dos países participantes assinaram uma declaração final, que, em particular, cita a necessidade de regulamentar as criptomoedas e de criar um sistema tributário unificado para ativos digitais.

Na declaração assinada, os líderes do G20 concordaram com a necessidade de reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e confirmaram seu compromisso de usar todos os meios políticos para alcançar o crescimento econômico.

Um destaque especial deve ser dado à menção no documento das criptomoedas e tecnologias subjacentes: em particular, a declaração confirmou que a regulamentação dos ativos digitais era necessária para a construção de um “sistema financeiro aberto e sustentável” e será realizada de acordo com as normas do Grupo de Ação Financeira contra o Branqueamento de Capitais (GAFI).

“Estamos intensificando os esforços para garantir a concretização dos benefícios potenciais da tecnologia no setor financeiro, reduzindo os riscos. Regularizaremos os ativos criptomonetários em relação ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo de acordo com as normas do GAFI e, se necessário, consideraremos outras propostas”, diz o parágrafo 25 do documento.

A declaração também fala da necessidade de criar um sistema tributário internacional estável e moderno, e que os países do G20 continuarão a cooperar no desenvolvimento de uma solução baseada em consenso diante da crescente digitalização da economia.

As propostas para a criação de regras fiscais uniformes serão desenvolvidas pelos países do G20 individualmente e discutidas em 2019 durante a próxima cimeira no Japão. Planeja-se concluir o trabalho nessa direção até 2020.

Por fim, ainda em menção ao GAFI, lembramos que anteriormente relatamos que a organização planejava criar um conjunto de regras obrigatórias para corretoras. É possível ler mais sobre isso aqui.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment