Notícias

Desenvolvedores da Blockstream apresentam linguagem de programação Simplicity para contratos inteligentes

A Blockstream introduziu o aplicativo final da Lightning como parte da "Semana LApps": uma "Jukebox" da Lightning. Como os próprios desenvolvedores notaram, o aplicativo foi projetado principalmente como um meio de entretenimento: ele serve como um bom exemplo de como até mesmo um dispositivo tão arcaico pode ser atualizado com a ajuda da tecnologia Lightning Network.

O desenvolvidor da Blockstream, Russell O’Connor, publicou o White Paper para Simplicity, uma nova linguagem de programação destinada a ser uma alternativa às linguagens existentes usadas na criação de contratos inteligentes. Acredita-se que a Simplicity pode ser implementada ao longo do tempo no protocolo do Bitcoin através do mecanismo do softfork.

Conforme o blog Blockstream, a Simplicity é baseada no algoritmo de computação sequencial e oferece várias melhorias importantes, sendo a principal, a extensão dos recursos da linguagem.

Como descrito na apresentação da Simplicity, “um dos problemas do Bitcoin Script – linguagem da programação do Bitcoin –, é que, mesmo no estágio inicial, alguns opcodes foram desativados. Por exemplo, no Bitcoin Script, você pode somente adicionar números, mas não pode multiplicá-los“.

Entre outras características importantes apontadas pela Blockstream, está o um aumento do nível de segurança. Conforme Turing, Simplicity é uma linguagem incompleta que fornece uma limitação de uma chamada recursiva, proteção contra ciclos intermináveis e permite fazer uma análise estática de código.

Além disso, a Simplicity tem suporte embutido para as árvores Merkle de sintaxe abstratas.

Juntos, todos esses fatores permitem a criação de um código mais seguro, eficiente e funcional para contratos inteligentes.

Uma análise mais detalhada da Simplicity será publicada no futuro próximo. Enquanto isso, você pode se familiarizar com seu White Paper.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *