Desenvolvedores da Blockstream apresentam linguagem de programação Simplicity para contratos inteligentes

O chefe da Blockstream, Adam Beck, em discussão com o co-fundador da Bitmain Mining Pool, Jihan Wu, confirmou que, a médio prazo, os desenvolvedores do Bitcoin Core estão considerando a possibilidade de aumentar o tamanho do bloco – somente depois de testes completos e desde que não haja spam na rede.

Publicado em 31 de outubro de 2017 por

O desenvolvidor da Blockstream, Russell O’Connor, publicou o White Paper para Simplicity, uma nova linguagem de programação destinada a ser uma alternativa às linguagens existentes usadas na criação de contratos inteligentes. Acredita-se que a Simplicity pode ser implementada ao longo do tempo no protocolo do Bitcoin através do mecanismo do softfork.

Publicidade

Publicidade

Conforme o blog Blockstream, a Simplicity é baseada no algoritmo de computação sequencial e oferece várias melhorias importantes, sendo a principal, a extensão dos recursos da linguagem.

Como descrito na apresentação da Simplicity, “um dos problemas do Bitcoin Script – linguagem da programação do Bitcoin –, é que, mesmo no estágio inicial, alguns opcodes foram desativados. Por exemplo, no Bitcoin Script, você pode somente adicionar números, mas não pode multiplicá-los“.

Entre outras características importantes apontadas pela Blockstream, está o um aumento do nível de segurança. Conforme Turing, Simplicity é uma linguagem incompleta que fornece uma limitação de uma chamada recursiva, proteção contra ciclos intermináveis e permite fazer uma análise estática de código.

Além disso, a Simplicity tem suporte embutido para as árvores Merkle de sintaxe abstratas.

Juntos, todos esses fatores permitem a criação de um código mais seguro, eficiente e funcional para contratos inteligentes.

Uma análise mais detalhada da Simplicity será publicada no futuro próximo. Enquanto isso, você pode se familiarizar com seu White Paper.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment