Notícias

É lançada versão alternativa de Bitcoin.org

A chamada chave de alarme – a chave privada de Satoshi Nakamoto para o sistema de sinalização da rede Bitcoin – foi divulgada pela primeira vez ao público nesta terça-feira, 3 de julho, durante a conferência Building on Bitcoin 2018, em Lisboa.

No sábado, dia 4 de agosto, ocorreu o lançamento do portal btcinformation.org, que se posiciona como um fork “apoiado pela comunidade” do conhecido site Bitcoin.org.

Como um dos desenvolvedores do OpenDime escreveu sob o apelido de NKV, “continuando o tema da descentralização, não existe um site oficial para o Bitcoin”.

Twitter

David Harding, autor de uma variedade de documentação e um dos primeiros apoiadores do Bitcoin fez sua “pequena contribuição” para o trabalho no novo site e observou que o btcinformation.org não tem nenhuma publicidade e rastreadores de terceiros.

Por outro lado, os criadores dizem que, apesar de o Bitcoin.org ainda ser um excelente recurso, eventos recentes prejudicam sua neutralidade e que há um alto risco de que seus proprietários e administradores possam explorá-lo para outros fins.

Além disso, de acordo com o blog do btcinformation.org, nos últimos anos, os proprietários e administradores do Bitcoin.org adotaram ações unilaterais contrárias aos desejos da comunidade e sem seu consentimento. Essas ações também forçaram um número de pessoas a deixar o projeto, que até esse momento estavam contribuindo de forma contínua para o seu desenvolvimento.

“Como resultado, decidimos lançar o btcinformation.org como um fork do Bitcoin.org apoiado pela comunidade. O objetivo deste site é ser um recurso neutro de informações sobre o Bitcoin e seu uso”, dizia a mensagem.

Como o Bitcoin.org, o novo recurso conta com um código totalmente aberto, sendo que dessa forma, aqueles que quiserem se familiarizar com ele ou contribuir podem fazê-lo na página do projeto no GitHub.

Comentários no Reddit indicam que no momento, o site está registrado no nome do desenvolvedor do Bitcoin Andy Chow, o que foi confirmado pelo mesmo. Julgando pela citação do canal no Slack, Andy Chow planeja transferir o domínio para o gerenciamento do grupo. O mesmo se aplica ao repositório no GitHub, que está também registrado no nome de Chow.

As principais diferenças do btcinformation.org e Bitcoin.org são:

  • O design do site foi ligeiramente mudado.
  • A página “Eventos”, que no Bitcoin.org era frequentemente preenchida com eventos não relacionados ao Bitcoin, foi removida.
  • A subseção dedicada ao Bitcoin Core foi removida. Nota-se que o Bitcoin Core é um projeto independente do Bitcoin.org e do org.
  • Transferências foram temporariamente removidas, mas retornarão no futuro.
  • Menos JavaScript e cookies. O rastreador do Google Analytics também foi removido. Esta informação pode ser útil, mas não para o org, que não pretende vender publicidade.
  • A seção “Doações” foi removida: no momento, a equipe do recurso está trabalhando em um modelo melhorado e distribuído de aceitar doações.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *