Em antecipação ao ETF de Bitcoin: VanEck cria índice de preços baseado em dados de plataformas OTC

vaneck cryptocurrencies

Publicado em 21 de novembro de 2018 por

As distribuidoras criptomonetárias OTC Genesis Trading, Cumberland e Circle Trade fornecerão seus dados para o índice MVIS Bitcoin US OTC Spot Index, que ajudará as instituições financeiras a determinar o preço do Bitcoin. O produto será controlado pela empresa de investimentos VanEck. Isso foi relatado pelo The Block.

Espera-se que o índice MVIS Bitcoin US OTC Spot Index se torne uma ferramenta fundamentalmente nova para as instituições financeiras, uma vez que anteriormente recebiam dados somente das corretoras de criptomoedas.

“A transparência está chegando ao mercado de balcão. Anteriormente, ninguém publicava esses preços, e todas as transações ocorriam nos bastidores”, disse Gabor Gurbacs, chefe de estratégia na área de ativos digitais da VanEck.

Levando em conta o fato de que as plataformas OTC são reguladas pela Commodity Futures Trading Commission dos EUA (CFTC), a empresa espera que essa abordagem ajude a dissipar as dúvidas dos reguladores sobre possíveis manipulações no mercado de criptomoedas.

“Para dar uma resposta às dúvidas relacionadas à possível manipulação da taxa de câmbio, os Bitcoins, cujo armazenamento será realizado pelo fundo, serão avaliados de acordo com o índice do mercado de balcão dos EUA”, afirmou a VanEck nos documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC).

Supõe-se que o índice MVIS Bitcoin US OTC Spot Index será usado por investidores institucionais no processo de tomada de decisão. Além disso, planeja-se seu uso em atividades do ETF do Bitcoin, um projeto que a VanEck não pretende abandonar.

Vale destacar que vários especialistas, no entanto, consideram a nova ferramenta imperfeita devido ao engajamento das fontes OTC.

“O grau de transparência será muito maior se usarmos cotações práticas exibidas”, expressou Dave Weisberger, CEO da CoinRoutes.

Segundo algumas estimativas, os volumes negociados em plataformas OTC excedem significativamente os das corretoras de criptomoedas, que nos últimos dias ultrapassaram US$20 bilhões.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment