Para que você realmente tenha o controle de seus Bitcoins e Bitcoin Cash é necessário ter acesso à Private Key (Chave Privada) ou Seed (Semente) de sua carteira. Um dos softwares que possibilitam fazer isso com a maior comodidade é a Electrum Wallet.

Depois da partição da blockchain no evento do nascimento do Bitcoin Cash, muitas pessoas estão buscando uma forma de conseguir extrair com segurança seus ativos de seus endereços privados.

Vamos agora a um rápido tutorial sobre como recuperar sua chave privada e semente de sua carteira utilizando a Electrum Wallet. Caso você já tenha sua chave privada ou semente em mãos e queira apenas importar para acessar seus BCC, veja esse tutorial.

Passo N.º 1: Com a Electrum Wallet aberta e desbloqueada, vá até “Carteira” no menu superior e clique em “Endereços”.

electrum bcc

Passo N.º 2: Após isso você poderá ver todos os endereços que são manejados com sua Electrum Wallet. Talvez você possua BTC em vários deles, o que é possível observar na coluna “Saldos”. Provavelmente, o que você irá fazer agora é decidir o que exatamente quer fazer. As opções são as seguintes:

1.ª: Utilizar sua Seed: Ao utilizar a Seed, todos os endereços de Bitcoin que você vê na aba “Endereços” serão importados em qualquer outra carteira que desejar, inclusive a Electron Cash para retirar seus BCC da outra Blockchain. Para mostrar sua Seed, clique novamente em “Carteira” selecione a opção “Seed”. Após isso, copie as palavras e guarde.

2.ª: Utilizar a Private Key dos endereços com saldo: Uma maneira mais segura importar seus BCC na outra carteira seria importar apenas as Private Keys dos endereços que continham valores no momento do Fork. Desta maneira você não irá expor mais endereços do que o necessário no processo. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o endereço desejado e selecione a opção “Chave privada”.

electrum bcc wallet

Assim que aparecer a janela com uma combinação bem parecida com um endereço de Bitcoin, copie o mesmo e guarde em segurança, você pode utilizá-lo para acessar sua carteira e enviar BTC ou BCC/BCH de qualquer outra carteira.

electrum bcc btc fork wallet

Para saber como importar essa chave privada ou seed na Electron Cash e conseguir seus BCC/BCH, veja este tutorial.