Entendendo as taxas e transações não confirmadas

Conhecer como trabalhar com transações em Bitcoin pode ser complicado para aqueles que não estão familiarizados com o âmbito das criptomoedas.

Publicado em 27 de dezembro de 2016 por

Conhecer como trabalhar com transações em Bitcoin pode ser complicado para aqueles que não estão familiarizados com o âmbito das criptomoedas. Atualmente, o mercado de taxas, em constante mudança, prioriza quais transações confirmam o mais rápido. Os usuários devem se familiarizar com o mercado de taxas para que eles possam enviar Bitcoins sem o incômodo de tempos de espera significativos.

Conseguindo melhores tempos de confirmação

Atualmente, há uma quantidade limitada de transações que podem caber em um bloco confirmado. As transações que não avançam para um bloco processado por mineiros são empurradas para uma linha de espera chamada mempool. Dependendo do tamanho da taxa por kb da transação, pode haver uma espera mais longa para que as transações sejam confirmadas. Os tempos de espera podem variar de mais de 1-12 horas, chegando até mesmo a dias. A melhor coisa a fazer, se você quiser que suas transações sejam confirmadas mais rapidamente,  é usar uma carteira que utiliza taxas mais elevadas. Muitas carteiras agora oferecem a opção de enviar altas, médias e baixas taxas de prioridade.

Publicidade

Publicidade

Outra ótima maneira de enviar transações sem muito atraso é descobrir os horários de pico de transação, verificando a taxa de transação não confirmada de acordo com a blockchain.info ou Tradeblock. Além disso, descubra também a melhor taxa reduzir o tempo de confirmação em sites como o 21 inc. A taxas do Bitcoin são uma referência bastante precisa. Atualmente, a taxa de transação mais rápida e mais barata é atualmente 80 satoshis / byte. Isso significa que o tamanho da transação mediana de 226 bytes, isso resulta em uma taxa de 18.080 satoshis (US$ 0,13), de acordo com o 21 inc.

Dialogo aberto para possíveis soluções

A popularidade do Bitcoin colocou uma pressão sobre a rede e os blocos só podem conter uma certa quantidade de transações ao mesmo tempo. Os mineiros aceitam transações com taxas mais altas primeiro, e as transações de taxa zero a baixa permanecem na fila de transações até que os mineiros escolham processá-las. No passado, as transações de Bitcoin de baixa taxa confirmavam rapidamente, mas o mercado de taxas de hoje é uma história diferente.

Investidores, desenvolvedores e proponentes do Bitcoin, todos têm uma ideia diferente sobre como aumentar a taxa de transação. Alguns gostariam que o Bitcoin escalasse com mudanças de rede para o tamanho do bloco. O Bitcoin Unlimited e Classic são métodos experimentais de mudar o código através de um disco rígido para fazer exatamente isso. Outros acreditam que uma abordagem mais lenta é a melhor maneira de otimizar a escala. Os desenvolvedores do do Bitcoin Core estão tentando aliviar a rede com o protocolo Segregated Witness (SegWit) e soluções offchain como a Lightning Network.

A melhor maneira de a comunidade do Bitcoin lidar com o escalonamento é manter um diálogo aberto. Por agora, os usuários precisam lidar com o mercado de taxas e entender por que suas transações ficam presas no mempool. Nem todas as carteiras oferecem taxas dinâmicas e configurações de prioridade, portanto, escolher uma carteira ideal é a chave para conseguir transações mais rápidas. Além disso, os usuários podem optar por reforçar implementações que podem escalar a rede, apoiando conceitos com os quais eles concordam, como o SegWit ou clientes alternativos como o Unlimited. Eventualmente, o debate de escala pode diminuir quando a comunidade chegar a um consenso sobre a melhor maneira de conseguir otimizar as taxas de transação.

A paciência é a chave  

Se acontecer de você enviar uma transação e esta ficar presa no mempool, a melhor coisa a fazer é esperar pacientemente. Muito provavelmente, mesmo com uma taxa baixa, ele vai confirmar em algum ponto e se não, o Bitcoin regredirá de volta à carteira original. As transações lentas são irritantes, especialmente para as pessoas que dependem de gastar a moeda regularmente, como as que tem seus salários pagos em BTC. No entanto, há muitas coisas que se pode fazer para otimizar sua experiência Bitcoin, e muitas vezes a paciência é a chave.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

40 comentários sobre: “Entendendo as taxas e transações não confirmadas

  1. inox

    Eu fiz uma transferência do mercado bitcoin para a walletpllus e eu entro no blockchain e minha transação aparece como confirmada, porém nada foi depositado na minha carteira da walletplus. E já fazem dois dias isso. O que eu faço ?

    1. Oi amigo,
      Sinto muito em saber que isso aconteceu com você. Mas sinto em lhe informar que se você enviou seus BTC para o site walletpllus.com, infelizmente os perdeu. Este se trata de um esquema feito para roubar os Bitcoins dos usuários que acabam confiando no rendimento proposto. Você ainda pode tentar enviar contato para o suporte e tudo mais.
      Sempre que for investir em algum site que promete ganhos em Bitcoin, existem duas coisas a se fazer antes de mergulhar de cabeça:
      1.ª: Verifique se a proposta diz algo como lucros de 3% ao dia ou qualquer coisa fora do comum assim. Ninguém dá dinheiro de graça para ninguém.
      2.ª: Veja se o site está incluído no http://www.badbitcoin.org/thebadlist/index.htm , lá você tem uma lista completa de todos os sites que já foram flagrados como sendo um esquema apenas para atrair BTCs que serão perdidos por seus “clientes”.
      Entendo como possa estar se sentindo, mas já passei por isso também alguns anos atrás, quando ainda não considerava tudo o que acabei de lhe falar.
      Além disso você ainda pode tentar acionar a polícia e a justiça, mas honestamente não há muito o que se fazer. Sinto muito.

      Agora, caso essa walletplus que você disse seja alguma carteira de Bitcoins que eu não conheça mas que, por sorte, tenha o mesmo nome que o esquema citado acima, verifique nos dados da transação da Blockchain.info se não digitou o endereço errado da carteira para onde estava enviando. Se for esse o caso, você também, provavelmente, perdeu seus Bitcoins, mas vale a pena enviar uma mensagem para o suporte do Mercado Bitcoin e ver com eles se a transação foi efetuada com sucesso ou se é questão deles atualizarem o endereço deles.

      Enfim, espero ter podido ajudar de alguma maneira. Se tiver qualquer outra dúvida, é só perguntar!

  2. Patricia

    Boa tarde,

    Enviei ontem uns bitcoins para outra carteira e até agora não foi feita nenhuma confirmação, gostaria de saber se é possível cancelar a transferência e enviar de novo com uma taxa maior?

    1. Olá Patricia, tudo bem?
      Olha só, cheque no site blockchain.info com a txID da sua transação como está o andamento dela, normalmente com 2 ou 3 confirmações a maioria das carteiras já autorizam o uso do saldo. Caso ainda esteja sem nenhuma confirmação o jeito é esperar mesmo, pois não dá para cancelar o envio em qualquer moeda virtual.

  3. Gilberto Santos

    Olá amigo fui enviar bitcoins para um endereço através do blockchain,as 14:00 de hoje e ate agora a transação consta como pendente e não houve nenhuma confirmação,então eu gostaria de saber como fazer para cancelar essa transação ?

    1. Olá Gilberto,
      Infelizmente não existe como cancelar uma transação que utiliza Bitcoin, ou qualquer outra criptomoeda. O jeito é esperar e ficar verificando no seu verificador de Blockchain preferido como vai o andamento das confirmações.

  4. Fabio

    Boa noite,
    Eu comprei no mercado livre um valor de 0.01 isso da um milhão de satochis,no dia 17/05/2017 bom foi enviado para minha carteira tudo certinho,mas ainda consta como pendente sem nenhuma confirmação,esta demorando muito ja vai fazer 3 dias,tenho que esperar mais,imagino eu que ja perdi esses satochis.

    1. Oi Fabio,
      é o seguinte, se está registrado na blockchain o jeito é esperar e ver se vai ser passar realmente. Houveram casos de demorar até 5 dias para os Bitcoins chegarem. O jeito é aguardar, mas continue verificando a blockchain.

  5. Samuel Davi

    Boa noite!! Fiz uma transferência e a carteira que eu uso a taxa é alterável. O padrão é um valor bem pequeno; então a transação não foi confirmada até hoje e tem mais de 10 dias. o que eu posso fazer?? Eu já vi uma resposta sua dizendo que é pra esperar; e vi também numa outra pesquisa minha, que o tempo pra esperar é de no máximo 2 dias.
    O problema é que o meu saldo está preso esperando a “confirmação ou cancelamento” da transação. O que eu posso fazer??
    Boa noite!!

    1. Oi Samuel,
      enviei um e-mail para falar melhor com você, vamos ver se conseguimos ajudar.

  6. Thiago Lima

    Fiz uma transferencia de BTC ontem dia 24/05 as 13:36 so que ate hoje dia 25/5 12:40 ainda nao caiu nada e o mesmo se encontra com status de nnao confirmado gostaria de saber se eu perdi meus bitcoin estou com medo pois a quantidade e relativamente grande sao 0.75 BTC oque esta beirando 10 mil reais na cotação de hoje se caso nao se confirma ela volta pra carteira que utilizei para enviar os bitcoin? o pior que eu depois disso fiz outras transsações utilizando a mesma cartera para receber e ja foram confirmadas mais enfim se caso a transação nao se confirme eu perdi meus bitcoin? ou retorna a cartera remetente? qual o prazo maximo de espera ? sabe me dizer se ja teve relatos de isso ter acontecido com alguem que teve o btc preso na Pool por dias deu certo de confirma depois?

    1. Oi amigo =),
      é o seguinte, está demorando um tempo mesmo para receber os BTC, especialmente se a taxa de transação utilizada tiver sido pequena. Então, tenta esperar até alguns dias e ver o que acontece. Da próxima vez, se tiver como, aumente a taxa de transferência para algo em torno de 0.001 no mínimo, assim sua transação vai passar mais rapidamente pela blockchain. Se quiser compartilhar o txID, podemos dar uma olhada, acabo de lhe enviar um e-mail.
      No caso de não passar, existem procedimentos a fazer mas é necessário saber qual é sua carteira primeiro.

  7. Briam

    Olá, Chrys. Fiz há 21 dias uma transferência a uma taxa muito pequena e a transação não confirma. Já procurei muito o que fazer em uma situação como essa, mas a maioria das informações sobre bitcoin estão em inglês.
    Estive esperando para ver se é cancelada, mas acompanhando percebi que o “received time” fica atualizando frequentemente, e acho que é por isso que não completa o tempo pro cancelamento da transação.
    O que fazer nessa situação?
    Obrigado pela atenção.

    1. Chrys

      Oi Briam, a partir de onde você mandou a transferência? Foi de uma carteira própria ou de uma corretora? Se foi de corretora tenta mandar suporte para eles, caso não tenho visto uns tutoriais sobre o que é possível fazer. Mas primeiro, me passa o txID em um comentário que vou verificar. Se quiser continuamos a conversa através de um e-mail, é só mandar mensagem para [email protected].

  8. Sueney

    Boa tarde,

    No dia 09 de maio, tentei fazer uma transação Bitcoin para a Neteller… tentei usar uma taxa relativamente baixa de transferência e a transação não foi confirmada. Os fundos voltaram para minha carteira 4 dias depois. Só que a transação está tentando se repetir de 4 em 4 dias. Nesse tempo, juntei mais Satoshis e estou tentando cancelar essa repetição para trabalhar com uma taxa mais alta para ver se a transação é confirmada. Existe alguma solução para esse caso? Pelo menos para cancelar a repetitividade dessa transação que já não deu certo 3 vezes?

    1. Oi Sueney,
      Isso deve ser alguma funcionalidade na carteira de BTC que você usa. Por curiosidade, a transação vem a partir da Neteller, pedindo para você refazer ou a sua carteira mesma tenta refazer? Se for da Neteller, você vai ter de enviar um e-mail para o suporte deles, que se não me engano atendem em PT. Caso seja sua carteira mesmo daí a coisa muda de figura, e então preciso ter noção de qual carteira você está usando. Se for uma online, o jeito é enviar mensagem para o suporte também ou então encontrar onde está “ligada” essa automatização. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida é só dizer.

      1. Sueney

        Acho que não é da Neteller… ela espera algum tempo a efetivação da transação, em virtude da possível demora na confirmação… depois de um tempo sem confirmação, ela é dada como recusada. Acho que é uma automatização da Carteira (BlockChain). O problema é que estou procurando o suporte da mesma e não acho nenhum email de contato… :\

        1. Investigando um pouco mais a fundo, parece que a Blockchain.info faz isso mesmo com as transações rejeitadas. De acordo com o que andei lendo, em alguns dias ela sai da MEMpool e volta pra sua carteira. Agora, se sua transação tem de taxa do que 0,0001BTC/KB você pode tentar o acelerador da VIABTC (isso se ainda quer que ela se complete).

          1. Jefferson

            Obrigado pela ajuda

  9. Tadeu

    Meu caso está mais sério está pendente desde o dia 18 de maio. Mas pesquisando no blockchain tem a opção de solicitar pagamento e doar, para que servem?

    1. Oi Tadeu,
      faz assim, me passa seu TXID que vou dar uma olhada aqui e te respondo. Esse número você consegue onde você fez o envio.

  10. Anderson Valle

    Exceletente post, porém resta uma dúvida. Em meu caso, transferi 1BTC para uma carteira nova chamada JAAX. No site da FoxBit à 13 horas aparece a mensagem EM ANDAMENTO, porém no BlockChain, para o endereço da nova carteira as mensagens são: No transactions found for this address, it has probably not been used on the network yet. No. Transactions 0, Total Received 0 BTC, Final Balance 0 BTC. Portanto, transação não confirmada é o mesmo de transação não encontrada e portanto aplica-se o texto acima?

    1. Oi Anderson,
      Não, não é bem assim. Em seu caso a transação ainda não foi para a Blockchain. Se demorar mais entre em contato com o suporte da FoxBit.

    2. Opa, peraí… Essa carteira JAAX, me passa o link do site deles por favor. Pois conheço o Jaxx, é a mesma?

  11. Daniel

    Como posso ter a certeza que a blockchain já enviou para minha carteira mesmo que não tenho recebido ainda? Já tem várias confirmações e mesmo assim não foi creditado.

    1. Oi Daniel,
      o normal é constar na plataforma/serviço após 2 ou 3 confirmações. Se ainda não apareceu, entre em contato com o suporte.

      1. Daniel

        O suporte diz que a responsabilidade é de onde fiz o saque, ou seja, perdi meus bitcoins 🙁

        1. Daniel,
          isso não existe! Se o BTC passou pela blockchain para a carteira pedida pelo serviço, A RESPONSABILIDADE É DELES! Enfim, te mandei um e-mail pedindo algumas informações para ver se consigo te ajudar melhor.

  12. Jefferson sasaki

    gostaria de pedir ajuda, pois não sei como faço para eu poder vender meus bitcoins que adquiri ano passado, as minhas moedas estão na carteira multibit mas aparece como não confirmados, como faço para confirmar los? Desde já agradeço. Atenciosamente.

    1. Oi Jefferson,
      existem duas coisas que você pode fazer:
      1.ª: tentar sincronizar a wallet com outro nó (node), mas isso pode ser um pouco complicado.
      2.ª: importar a chave privada/seed da carteira para outra wallet funcionando. Para isso temos um tutorial sobre como encontrar a seed/private key na Electrum. Talvez olhando ele você consiga encontrar funções similares na Multibit: https://www.btcsoul.com/tutoriais/encontrar-private-key-chave-privada-seed-semente-btc/

      1. jefferson sasaki

        Thiago obrigado por responder, conforme a sua orientação eu fiz esse processo de importar a seed e private key para a carteira electrum de multibit, mas o saldo continua zerado mesmo assim na minha carteira da electrum. Eu não sei mais o que fazer o endereço da transação é essa 1PFitxCNzfxAFpKwTYfvk5hJ4LZMRxgmGb. Por favor me ajude.

        1. Jefferson, na Electrum está mostrando os endereços que ela está gerenciando? Se sim, verifique se o endereço está realmente lá. De acordo com a Blockchain, do BTC e do BCC, o seu valor está parado nesse endereço desde o ano passado, então, com a Seed ou Private Key era pra ser possível você mexer esses BTC sem problema algum. Me envie por e-mail no [email protected] os passos exatos que você usou para importar a Seed ou Private Key na Electrum (mas não passe nenhuma das duas nem para mim, nem para ninguém ok?). Nos falamos por lá!

  13. Elias Ferraz

    Ola Amigo, Poderia me ajudar?

    Fiz uma transferência de bitcoin na data de ontem (15/08) de 0.288 de uma carteira (coinbr) para a foxbit. Acontece que até o momento, na blockchain, aparecem varias confirmações, porem os bitcoins que foram para a foxbit estão com o status de pré-aprovado, e não entraram de fato na carteira. segue o link da minha transação : https://blockchain.info/address/17d6Am6TmXkAadjXVtnRMueY2KH9wHoio1

    Ao lado da carteira de destino aparece *(não gasto), o que seria isso? eu vou perder meus bitcoins? será que ainda vai demorar mt pra confirmar? obrigado!

    1. Elias Ferraz

      Corrigindo..data de ontem (14/08)

    2. Oi Elias,
      Isso quer dizer que os BTC não foram movidos da carteira ainda. Envia mensagem para o suporte deles, ou então fala com o Guto Schiavon a partir do grupo BTCBR no Face, ele é um dos donos.

  14. Leandro

    Boa noite, Thiago.

    Pode dar uma olhada para mim no endereço: https://blockchain.info/pt/address/37ebusX7MKVJez4oiSFCX1mK4fY89xWPCg

    Obrigado.

    1. Ok, olhei Leandro. No endereço citado tem US$ 112 em BTC parados e as transações para ele já foram confirmadas. Era isso?

      1. Leandro

        Bom dia, Thiago. Obrigado pela informação, ele ontem ainda não consigo constava como nenhuma confirmação. Agora tenho outra dúvida, quando vc diz parado é que a pessoa já recebeu + ainda não movimentou ou ainda precisa de alguma confirmação. Pois ele ainda consta como não gasto. E ainda não pude confirmar com a empresa pois o site deles está em manutenção. Obrigado.

        1. Oi Leandro, é exatamente isso, quer dizer que não houve movimentação, o que também pode constar como não gasto. De resto, as confirmações confirmam que essa pessoa já recebeu sim.

Leave a Comment