Euroclear cria e testa plataforma de liquidação em ouro

No total, 600 negociações de ouro de teste foram liquidadas em uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo serviço de liquidação de transações, Euroclear em parceria com a startup de blockchain Paxos.

Publicado em 21 de dezembro de 2016 por

No total, 600 negociações de ouro de teste foram liquidadas em uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo serviço de liquidação de transações, Euroclear em parceria com a startup de blockchain Paxos. O grupo de instituições financeiras incluíu também a Société Générale, Citi, Scotiabank, entre outros bancos.

A Euroclear revelou pela primeira vez que estava tralhando na iniciativa no início deste ano. O projeto é destinado a fornecer uma solução mais rápida e serviços mais baratos para ouro não alocado no mercado de lingotes de Londres.

Publicidade

Publicidade

Ao anunciar a conclusão do teste no início desta semana, Scott, diretor de estratégia e inovação de produtos da Euroclear, disse em comunicado:

“Este é um verdadeiro primeiro passo para trazer uma nova capacidade de liquidação para o mercado de lingotes de Londres, o que vai ajudar a reduzir o risco e simplificar o processo de pós-negociação”.

Nos próximos meses, a Euroclear e a Paxos disseram que planejam solicitar um feedback de outras partes interessadas no mercado de ouro em Londres e aprimorar ainda mais a plataforma de desenvolvimento.

Existe um espaço no mercado de ouro, e a tendência do uso de blockchains vem mudando o panorama do negócio. No que diz respeito a Londres, há volume de comércio significativo para ganhar. Apenas no ano passado, 17,9 milhões de onças de ouro (US$ 20,7 bilhões) foram liquidados a cada mês, de acordo com estatísticas publicadas pela The London Bullion Market Association.

No início deste ano, a IEX, a bolsa de valores que inspirou o livro Flash Boys, de Michael Lewis, arrecadou US$ 9 milhões para lançar o Tradewind Market, um mercado baseado em blockchain com o objetivo de aumentar a transparência das negociações de metais preciosos.

Mais recentemente, a Royal Mint do Reino Unido anunciou que em breve lançaria sua própria plataforma de negociação de ouro baseada em blockchain.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment